Você chega com antecedência no club, tem todos os seus equipamentos na mochila e está apenas esperando o seu horário para começar. Só que ai, quinze minutos antes, você percebe que esqueceu o carregador do laptop em casa e sua apresentação de 2 horas não chegará ao fim!

Tudo bem, você pode pedir emprestado pra alguém ou mesmo fazer um set com cds. Mas no caso de não haver ninguém para te emprestar e seu live ser imprescindível, nós daremos aqui algumas dicas úteis para prolongar a duração da bateria e não acabar com a sua noite…

Primeiro, uma consideração importante: A maioria dos “computer djs” usam seus computadores para tocar, produzir, baixar músicas em casa e muitas outras coisas. Então, se possível, prepare uma mochila com todos os acessórios necessários para tocar e não mexa nela! A única coisa que deve entrar e sair de lá é o seu computador.

Uma listinha básica:

– Carregador

– Cabo usb

– Cabo Firewire

– Adaptador de fone

– Qualquer outro acessório que você usa

Dito isso, vamos falar sobre o que pode ser feito para que você consiga até duas horas de vida extra para sua bateria (baseado em um Mac):

1. Desligue o airport (conexão sem fio à internet)

2. Feche todos os aplicativos que não estão sendo usados.

3. Desligue a luz do teclado, se houver.

4. Diminua a luz da tela o quanto puder.

5. Eleve seu laptop (para mantê-lo frio)

6. Inverta as cores da tela. (entre em Preferências do sistema -> Acesso Universal e selecione a opção “branco sobre preto”)

7. Desligue o Bluetooth

8. Maximize sua memória Ram (assim você diminui o acesso ao disco rígido)

9. Calibre a bateria uma vez ao mês

Outra dica: Computadores de 13″ geralmente têm baterias mais duráveis.

Fiz tudo isso e a bateria não vai aguentar! Calma, nada de pânico, há ainda o plano de emergência.

Desconecte do computador todo tipo de periférico que puder, como placa de som, controladores e qualquer outra coisa que esteja consumindo energia através do seu laptop. Se for possível, utilize um software mais leve, que consuma menos energia. Como saber o que consome muita energia? Fácil, existe um programinha chamado Mini Battery Logger, que mostra a expectativa de vida da bateria, detalha o consumo de energia dos aplicativos que estão sendo usados e ainda mostra vários dados relacionados. Você pode baixá-lo aqui.

Espero que as dicas sejam úteis e que ninguém tenha que passar por isso um dia! Claro que há muitas outras situações, bem mais comuns, onde essas dicas poderão quebrar um galho.

Você ainda não se preocupa com isso porque não tem softwares, placas de som e controladores para tocar e produzir? Então dá uma olhada nas ofertas exclusivas da Loja Vip DjBan!

*As informações acima foram traduzidas e editadas do blog DjTechTools.

Deixe um comentário