Tecnologia

Tudo o que você precisa para fazer música com seu iPad

O iPad é a principal plataforma portátil para criação de música no mundo. Com inúmeros aplicativos musicas e acessórios a preços acessíveis, o “brinquedinho” da Apple se transformou rapidamente no equipamento preferido de produtores, amadores ou profissionais.

A lista abaixo é uma coletânea de lançamentos de 2010 e 2011 com alguns dos aplicativos e acessórios mais legais e essenciais para se ter no iPad. Não quer dizer que é preciso ter todos, pois às vezes um substitui a função do outro.

Acessórios

Uma tunada no iPad amplia suas possibilidades e pode deixar suas produções bem mais profissionais. Vamos a eles!

Apple Camera Connection Kit

Foi criado para importar fotos e vídeos do iPad, mas virou um dos acessórios mais fundamentais. É a solução para quem quer controlar dispositivos MIDI e/ou conectar interfaces (placas) de áudio, através da conexão USB. É compatível com a maioria dos novos aplicativos musicais e uma das melhores (e mais baratas) possibilidades para gravar áudio.

Alesis Studio Dock

Já temos um post dedicado à ele. A ideia aqui é transformar seu iPad em um mini estúdio, com estrada USB, duas conexões MIDI, entrada de fone com nível de volume separado, controle de nível de volume geral (Master), duas entradas para instrumentos (P10, XLR) ou microfones (com Phantom Power, permitindo o uso de microfones condensadores), duas saídas de áudio e uma saída de vídeo. Dá uma olhada no víde abaixo para descobrir se não é isso que estava procurando…

iRig

Feito para caber em qualquer bolso, o iRig serve para a gravação de guitarras, baixos, microfones e até outros instrumentos. Ele é compatível com todos os apps de gravação e efeito mais populares, é plugar e gravar.

Apogee Jam

Uma alternativa ao iRig, um pouco mais completa e com a qualidade incomparável da Apogee. Possui controle do nível de entrada de áudio, saída USB e indicador luminoso que avisa quando o instrumento está sendo usado e quando o volume está alto de mais. Mais informações no site da Apogee.

iRig MIDI

Ainda não disponível para compra, mas apresentado ao público na última feira NAMM, o iRig MIDI é o que faltava para se conectar qualquer aparelho MIDI ao iPad. Ele vem com três conexões, MIDI in, thru e out, podendo ser utilizado para conexões com controladores MIDI, drum machines, sequenciadores, pedaleiras…

A conexão MIDI Trhu permite que um controlador MIDI controle outro dispositivos MIDI, passando pelo iPad. Não entendeu? Então dê uma olhada no site do produto, que mostra as conexões possíveis, uma lista de aplicativos compatíveis e tudo o que você precisa saber sobre o iRig MIDI.

Aplicativos

São tantos aplicativos lançados que fica difícil escolher os melhores, até porque cada produtor tem seus motivos para escolher os preferidos. O site AppStoreApps traz reviews de quase todos eles e é uma boa pedida antes de baixar algo na App Store.

Vamos começar com os DAWs, que permitem trabalhar com áudio e MIDI em canais separados e têm diversos instrumentos e efeitos em apenas um aplicativo.

Fruity Loops Studio Mobile

Além da ótima qualidade de efeitos e instrumentos, é possível trabalhar com os mesmos projetos (.flp) que você tem no computador, o que faz deste aplicativo uma extensão da versão para desktop. Vem sendo um dos aplicativos mais usados para a produção profisisonal no iPad. Nós temos um post dedicado totalmente à ele, dá uma olhada lá.


GarageBand

Quem está acostumado à versão para Mac não vai desanimar com esse aplicativo. Baterias, drum machines, teclados, sintetizadores e efeitos apresentam a mesma qualidade de som. A qualidade de muitos instrumentos, aliás, é infinitamente melhor do que em qualquer outro aplicativo musical. E isso com uma diferença básica: Toque todos os instrumentos na tela do iPad!

Gravacões multipista permitem a criação de músicas completas com a utilização de apenas um aplicativo. Os Smart Instruments também fazem sucesso, com eles é possível tocar acordes complexos no violão e teclado ou bases de bateria com facilidade. Clique aqui pra saber mais.

Nano Studio

Perdeu algum espaço devido ao lançamento das DAWs acima, mas continua sendo uma ótima pedida. Tem synths e efeitos com qualidade profissional, fácil edição de samples e criação de batidas. No vídeo abaixo, como criar uma música em dois minutos com o Nano Studio.

BeatMaker 2

Aplicativo para produção dividido em três telas principais: bateria, teclado e efeitos.

Dentro de cada uma das telas há centenas de samples, presets e muitos recursos, com destaque para a biblioteca de timbres para bateria e instrumentos. O sequenciador é simples e funcional, enquanto o mixer permite a visualização de todos os canais paralelamente. Tudo isso você pode ler com mais detalhes no nosso post sobre o BeatMaker.

Outros aplicativos

Temos um post do ano passado com alguns aplicativos legais para produção musical, vale a pena passar lá. Abaixo está uma lista rápida com alguns dos aplicativos mais interessantes já lançados para iPad, iPhone e iPod Touch.

Wizdom Music MorphWiz

Espécie de harpa, mas com diversos timbres e possibilidades ajustes. Dá pra ver o seu potencial no vídeo:

Yonac MiniSynth Pro

Um dos melhores synths analógicos para ios, com presets que soam muito bem.

Tenori-On

Versão Fiel ao synth inovador da Yamaha. Para saber mais, veja o nosso post sobre o aplicativo.

Pianist Pro

Possivelmente o melhor aplicativo de piano no iPad, que conta com diversos presets, acompanhamento de batidas e arpegiador.

Reactable

Versão para iPad de um dos sintetizadores mais legais do mundo. Você coloca cubos com tipos de ondas ou samples sobre uma mesa e escolhe a interação entre eles. No vídeo dá para entender como funciona:

SampleTank

Mais de 1GB de samples, sendo mais 500 instrumentos deferentes, sejam acústicos, elétricos ou eletrônicos. Conta também com 20 efeitos e patterns rítmicos e melódicos que servem de acompanhamento ou criação de grooves. É sem dúvida o melhor banco de samples para ios, mas a versão para iPad ainda está para ser lançada.

BeBot

As crianças gostam, mas também dá pra fazer música séria com ele. Com timbres diferentes, modo de cordas ou livre e bons presets, esse é Bebot:

Mais

No ano passado o site Music Radar havia feito uma lista com os 10 melhores aplicativos para iOS. Vale a pena conferir. Não se esqueça também do AppStoreApps, que sempre traz novidades. 

Como há muitos outros aplicativos, quem tiver sugestões de aplicativos para iPad ou iPhone pode deixar um comentário. Assim podemos compartilhar informações e até aumentar o conteúdo do post.

Deixe um comentário