O que mais me fascina na música eletrônica é a possibilidade de criar livremente, construir timbres, camadas, sensações…

Mas quando pensamos em música eletrônica, principalmente no Brasil, logo vem à cabeça da maioria DJs, clubs, festas open air e diversos estilos e vertentes cada vez mais fundidos entre si.

Dificilmente pensamos em experimentações, inovações em forma e conteúdo, estilos eletrônicos novos que não sigam a lógica de fazer músicas para serem mixadas.

Amon Tobin é um dos artistas mais interessantes e versáteis na música eletrônica. Nascido no Brasil e redicado em Londres, o produtor mistura influências de jazz, hip hop, ambient, drum n’ bass, dubstep e até música brasileira em suas composições.

Mas a originalidade e inovação não se restringe apenas à parte musical. Em sua turnê do álbum Isam, Amon trabalhou com um conjunto de designers e programadores para transformar a apresentação em um dos mais incríveis espetáculos audiovisuais. Se você ainda não viu, confira agora:

Vemos que a idéia vai além da sincronização de áudio e vídeo. Na verdade o cenário , imagens e efeitos procuram traduzir o que se passa nas músicas. Como as músicas são compostas por elementos descontinuados e uma estética minimalista, fica a sensação de trilha sonora, a música parece narrar a imagem.

Acredito que o projeto não se trata apenas de inovação e experimentação, mas também em fazer algo comercial, para um grande público, sem se prender em fórmulas e gêneros.

No Brasil, um dos festivais mais interessantes de linguagem eletrônica é o FILE, que vem se expandindo e explorando novos segmentos. Recentemente houve mais uma edição do Green Sunset, no MIS, e tudo indica que ano que vem São Paulo receberá o Sonár, um dos festivais mais inovadores do mundo.

O próximo vídeo (em inglês) conta um pouco de como foi feita a produção do cenário e das imagens projetadas.

Mais informações, como discografia, vídeos e datas da turnê, você pode ver no site oficial do Amon Tobin. O site abre com um mix de todas as faixas do último álbum, por isso é preciso clicar em “enter site” para acessar o conteúdo completo do site.

Abaixo o trailer de apresentação do show, que passa por algumas cidades ao redor do mundo.

Deixe um comentário