Tecnologia

Usando a Akai APC20 com o Modul8

VJs sofrem com a falta de controladoras dedicadas à softwares videotecagem. A solução está em buscar, entre as controladoras MIDI utilizadas por DJs e produtores, aquelas que se aproximam mais de suas necessidades. Para uma controladora ser considerada “perfeita”, só mesmo se cada VJ montasse a sua.

+ Saiba mais: Curso de VJ da Ban, com André Pollux

akai-apc20

Fazendo um paralelo entre o Modul8 e as controladoras mais bacanas que existem por aí, dá para notar logo de cara que a APC20 da Akai é uma opção interessante. Então é só comprar uma e sair usando? Mais ou menos. A APC foi feita para controlar especificamente o Ableton Live, famoso software de produção musical. Se você tentar mapear ela no Modul8, esqueça as luzes coloridas, que são o grande atrativo da APC. Isso ocorre porque as luzes dela funcionam apenas quando recebem um feedback MIDI. Ou seja, um sinal oposto precisa partir do Modul8 para a APC para que ela também entenda que luzes acender.

Module Guide

O Modul8 tem capacidade de feedback MIDI, desde que seja programado para isso. Como? Criando-se um módulo que simplesmente traduz os sinais da APC e retorna outros sinais como resposta. Dessa forma é possível indicar que se um botão é apertado, ele muda de cor e ainda por cima altera a cor de outros botões. Mas você não precisa quebrar a cabeça com isso, você pode fazer o download do módulo (espécie de plugin) que eu criei e usá-lo a vontade.

Baixe o módulo, cole ele na pasta Aplicativos/Modul8/Modules, abra o Modul8, vá em Modules/Show/Akai APC20 e confirme se o módulo está ativado. Sua APC deverá acenter os botões instantâneamente. Para adquirir o módulo, acesse a área de downloads do meu site! Espero ter ajudado.