Contatos: (11) 3142-9676 / 3257-8717 / WhatsApp: (11) 97485-5700 - Seg. à Sex. das 09h00 às 22h00 e Sáb. das 09h00 às 18h00.

HomeTecnologiaAbleton Live 9 e 10 em detalhes: Saiba tudo sobre o software!

Ableton Live 9 e 10 em detalhes: Saiba tudo sobre o software!

Esse post é como “antes e depois”, pois inserimos as infos do novo Ableton 10 junto das do 9, assim você consegue comparar a evolução, bora?

2/11/2017
Por Francisco Velázquez

Chegou o Ableton 10! Novos Instrumentos, Efeitos, Max for live mais integrado do que nunca, e outras várias novidades a destacar, vamos ver…

Por utilizar bastante e indicar muito, destaco primeiramente a integração do Max For Live, já que Ableton adquiriu a Cycling 74 (desenvolvedora do fantástico Max).
Agora a própria instalação do Ableton já traz os dispositivos Max, sem pedir instalações extras ou configurações específicas. Esta integração implica uma optimização no uso e na CPU, assim como um melhor desenvolvimento na interação com esses dispositivos.
Melhorou muito o uso com dispositivos externos (Synth, Drumbox, etc.) e a recepção e envio Sysex a esses equipamentos de mensagem MIDI, para o controle e gestão dos mesmos.

O segundo elemento que destaco é a presença do novo Synth Wavetable.
O uso dos Synth Wavetable tem crescido muito nos últimos anos, e ótimo que Ableton 10 tenha reservado seu novo Synth a essa categoria.
Trata-se de um Synth completíssimo, com inúmeras formas de onda, uma grande capacidade de gerar variações desde a fonte sonora, sem ter que aplicar filtros ou outros elementos de modulação. As Wavetables são geradas a partir de Synths analógicos, Instrumentos convencionais e outros menos típicos, mais experimentais.

Com uma estrutura de 2 Osciladores mais Suboscilador, o Wavetable do Ableton 10 oferece um nível de controle grandioso, assim como uma matriz de modulação “inteligente” na qual assinaremos qualquer modulador sobre o parâmetros que esteja sendo usado em qualquer momento, fugindo assim da matriz mais convencional com limite de “Sources” e “Destinations”. As fontes de modulação sao baseadas em Envelopes e os LFO’s. Um Synth tremendo, que será muito bem vindo, bem visto, e bem usado pelos aventureiros do Sound Design, ao qual me incluo :)

Temos também outros efeitos bem-vindos, como o Echo, uma unidade de repetição com filtro interno, modulação e reverberação, além de componentes que podem recriar sons mais agressivos e analógicos…

O Drumbus, orientado ao tratamento de baterias através da combinação de Dinâmica/saturação/distorção, ótimo para usar em sinais com boa carga de transientes.

O Pedal, que vem a ser um dispositivo orientado a distorsivo em diferentes versões, como overdrive, distorsivo, fuzz.

O visual do Ableton 10 teve também algumas mudanças. Agora o leiaute é mais claro, as cores são mais bonitas, os clips tem uma forma e desenho mais bonito, o piano roll melhorado, a biblioteca e ícones mudaram também para melhor, sem dúvida. Não teremos tantas “Skins” para escolher, mas teremos a capacidade de trabalhar com algumas mais claras ou escuras, e adapta-las as nossas condições de luz em cada momento.

Ableton 10 traz melhorias na parte que não vemos.
O Motor do mixer, com maior “Headroom” e a extensão atá os 10Hz nos Equalizadores são melhorias importantes nesse sentido.

A função de Grupos foi estendida, onde podemos criar os “grupos dos grupos”, e com isso, podemos trabalhar de uma forma mais organizada.

Na parte Criativa e de Composição também surgiram muitas melhoras:

O Capture, é uma opção parecida ao que tinha no Ableton 9, “Gravação no Clip”, que permite gravar qualquer improvisação livre, que se converte na base para um Track novo. Capture tem detecção e correção automática do tempo.

Outra função destacada é a Edição Multiclip, que permite através das cores, observar a atividade de vários clips e edita-los sem ter que mudar o canal.

Na parte de Edição, as melhorias são inúmeras, previsíves em uma grande atualização desse tipo. Citarei apenas algumas, as quais destaco de antimão.

O Zoom melhorou muito, podendo agora, através da letra Z aumentar uma zona do clip que queremos trabalhar ou do arranjo, no lugar que queremos destacar.

Podemos também nessa nova versão fazer “Reverse” de uma parte específica do áudio que estamos trabalhando, nao tendo mais que fazer esse processo em todo o clip.

No Vista Arragement podemos criar um novo Clip MIDI, apenas fazendo double click em um clip existente.

Na biblioteca e gestão de projetos, temos que destacar a aparição de um “Backup” importantíssimo para recuperar partes antigas do projeto que queremos resgatar.
Podemos criar pastas de favoritos para depositar nossos clips preferidos, Synth VST, Efeitos, Rocks ou qualquer coisa, categorizado sempre com cores, do mesmo modo que as pastas no OSX do Mac.

Temos novas livrarias de Samples e Loops, criadas por “Curated Collections”e 4 “Essential Instruments”: Drum Essentials, Drum booth, Synth essentials, Electric Keyboards.

Essas são algumas das melhorias do Ableton 10 e a integração com sua controladora dedicada Push 2, desfrute delas tão logo, e claro, acompanhe-nos para saber mais…

Antes de desejar “Saludos a tod@s!” finalizo sobre o Push 2 (assunto para outros posts e vídeos) onde as melhorias também são tremendas.

Foi introduzido novo layout para sequenciamento por steps melódicos, ou seja, teremos o piano roll na nossa tela + v
isualização de alta resolução de notas para trabalhar a edição MIDI diretamente no Push 2.  Veja alguns vídeos sobre Ableton Push 2 e nos vemos na próxima…


Ah, se você está em qualquer lugar do mundo, veja os eventos dos usuários do Ableton por todo planeta clicando aqui, e dia 8/11 não perca, estaremos direto da Ban fazendo esse evento também para você do Brasil (presencial limitado e live streaming para todos). 

 

Fazendo os cursos de produção musical da DJ Ban EMC de outubro/17 a fevereiro/18 você concorre a um ESTÚDIO COMPLETO!

Um computador Apple iMac 21″ + Licença completa do Ableton Live Suíte + Komplete Kontrol S25 + Komplete Audio 6 + Par de Monitores de Referência + Komplete Ultimate

A cada curso, ganhe um número para concorrer a promoção Estúdio em Casa.

Curso Online:

– Desperte o artista que há em você!
– Faça no seu tempo e de onde estiver.
– Didática simples que permite a evolução do seu aprendizado

Cursos Presenciais:

– Turmas mega reduzidas de no máximo 8 alunos, média de 4
– Um equipamento por aluno
– Local de fácil acesso, infraestrutura sem igual!

Para aumentar suas chances é fácil:

Adquira o CURSO ONLINE DE PRODUÇÃO ABLETON LIVE, contribua para o :DOE :DANCE e ganhe 5 ou 10 números
– Você compra hoje e já começa a estudar
– Receba materias exclusivos durante seu plano contratado
– Participe de programas ao vivo para tirar dúvidas e crescer!

ESSA PROMOÇÃO (PREÇO) É VÁLIDA SOMENTE PARA OS 100 PRIMEIROS ALUNOS!

Confira aqui o regulamento

Se já está participando, veja seu(s) número(s) para sorteio. E se não está, não perca tempo, participe já!

ABLETON 9 – 25/10/2012

Após uma semana de boatos sobre o lançamento do software de produção e performance ao vivo Ableton Live 9, a Ableton revelou todos os detalhes sobre a nova versão de um dos softwares de produção musical mais populares do mundo.

Entre as principais novidades, gravação de automação nos clipes da Session View, melhor qualidade de som e até o lançamento de um novo controlador especial para o Live, o Ableton Push (veja aqui!).

Então primeiro, uma visão geral do que mudou:

Principais Novidades 

  • Captura de automação nos clipes da Session View, ou seja, agora é possível gravar alterações MIDI em cada clipe de áudio ou MIDI do Live
  • O Browser (utilizado para procurar sons, instrumentos, etc) teve sua interface reformada
  • Um novo compressor, Glue Compressor
  • Efeitos melhorados e novos displays
  • Uma forma de conversão para transformar áudio em MIDI
  • Diversas melhorias editar parâmetros MIDI e de automação

Visão detalhada do Live 9

A Ableton disponibilizou uma série de vídeos que demonstram passo a passo como cada um dos novos recursos funciona. Se você já conhece o Ableton Live ou estiver interessado nele, com certeza vai gostar de assistir esses vídeos!

Melhorias na Automação 

Agora é possível criar automações ao vivo nos próprios clipes da Session View. Você pode gravar automações com um controlador ou com o mouse, e também é possível desenhá-las com o lápis e criar curvas, como no Logic. As automações gravadas no Arrangement View também podem ser transportadas para a Session View.

Melhorias no Browser

Duas colunas formam o novo Browser, mais organizado e com um sistema de busca otimizado para encontrar tudo o que você precisa.

Conversão de Áudio para MIDI

O Ableton agora faz a conversão de faixas de áudio de bateria, melodia e harmonia. Que podem ser editadas como canais MIDI.

Melhorias na Edição MIDI

Das mudanças mais significativas, já que interferem ativamente na parte criativa. Agora você pode colocar notas em modo reverso, “passear” pelo Piano Roll digitando onde as notas devem começar e uma função que divide ou multiplica a velocidade das notas.

Novidades nos efeitos, novo compressor

Esse é o vídeo mais detalhado, por isso deixamos por último. Diversas melhorias foram feitas na utilização, visualização e performance dos efeitos, além do novo compressor. O Glue Compressor foi desenvolvido em parceria com a Cytomic, que apesar da interface simples, promete grandes resultados. O EQ Eight,  teve seus filtros refeitos, mostra agora o spectro na própria interface, pode ter diversos filtros controlados ao mesmo tempo e tem como ser aberto em janela separada, maior.

Onde comprar

Você encontra o ABLETON SUITE  para venda na Ban, acesse aqui

 

Curso de Ableton Live e especializações

Clique e conheça todos os nossos cursos.

 

Facebook Comments

Written by

A DJ Ban é uma empresa fundada em 2001 e sediada em São Paulo. Entre as áreas de atuação estão cursos, loja, TV, estúdios para treino e gravação de sets, palestras, locação de equipamentos, eventos, e outras atividades ligadas a música eletrônica.

No comments

Sorry, the comment form is closed at this time.