Contatos: (11) 3142-9676 / 3257-8717 / WhatsApp: (11) 97485-5700 - Seg. à Sex. das 09h00 às 22h00 e Sáb. das 09h00 às 18h00.


4MidiLoop, novo controlador para Traktor!

Recentemente temos visto muitos controladores midi do tipo tudo em um, com faders, knobs, pads e jog wheels, como o lançamento Traktor Kontrol S4. Que vem para se tornar o controlador padrão para usuários do Traktor.

Mas o universo de performances  será cada vez mais amplo, com espaço para diferentes tipos de apresentações e, por conseqüência, diferentes instrumentos.

Visão Geral

O 4MidiLoop vai contra uma tendência recente do mercado e traz ao usuário do Traktor um “mixer de loops”, com uma interface que segue a interface do Traktor.Como qualquer outro controlador ele pode ser inteiramente mapeado e utilizado com outras plataformas.

O 4Midi não tem entradas e saídas de áudio, somente uma porta USB. Ele também não tem placa de áudio embutida e é interesante utilizar uma placa com 4 saídas de áudio, como a Audio 8 DJ.

Um dos pontos positivos é a estrutura de alumínio e os encaixes de knobs e faders, passando uma impressão de resistência e durabilidade. Os faders, knobs e botões são muito precisos também e respondem a pequenas modificações sem “travar”.

Como ponto negativo, porém, é preciso destacar o tamanho dos botões de loops e a identificação luminosa comum para todos, o que torna erros mais suscetíveis. Hoje em dia controladores costumam ser bem mais iluminados e com botões distintos para não confundir o DJ.

Visão Detalhada

Na parte de cima do 4Midi há quatro sessões de controle de efeitos. Nelas você pode ter os controles on/off, wet/dry, e acessar seus presets de efeitos diretamente da controladora. No entando não é possível fazer mandadas de efeitos, uma vez que a 4Midi só trabalha com pré-fader.

Entre os efeitos, no meio, está a parte de Master e Browser. A parte de Master emula a interface do Traktor, e você pode acessar as funções Snap, Quantize, CD Mode, LFO reset, Cruise e Tap. Também pode controlar o volume de saída e do fone.

O browser é onde poderá ser feita a navegação e seleção de faixas, através de um knob seletor e quatro botões (Play, Load, Perev e Next). Vocês pode usá-los para configurar mudanças nos canais Midi, ajuste de curva do crossfader e até o brilho dos Leds.

Mais abaixo estão os knobs de equalização, filtro, ganho e 4 seletores de efeitos. No centro de cada EQ tem um pequeno medidor de volume, similar ao dos mixers. Há também o botão de Crossfade, onde os canais associados devem ser selecionados (A e B).

Aqui uma característica bem particular e interessante do 4 Midi. O knob Seek Scratch possui duas funções: A primeira é navegar através de uma música. Mas apertando o fader ele se transforma em uma ferramenta de scratch e se transforma em um minúsculo jog wheel. Claro que deve ser muito difícil manter a precisão com ele, mas é uma boa ferramenta de emergência.

O knob de pitch também tem duas funções: Ele pode ser usado para controlar o preset de pitch do Traktor ou, se apertado, ajustar o pitch de forma mais minuciosa.

Chegamos ao ponto que dá nome ao controlador. A primeira sessão se chama Loop Control: O botão azul da foto significa que a função Auto Loop está ativada. Pequenos ajustes do loop podem ser feitos pelos botões Size.

A segunda sessão é a de Hot Cues: O 4 Midi permite o controle dos 8 Cue points do Traktor e, o melhor, aparentemente sem nenhuma latência. É Possível também controlar os tipos de Cue, deletar e fazer novos.

Mais abaixo está o transport control, com as funções Play, Cue, Cup e Sync. Há também um seletor de Bend e um medidor de fase pequeno.

Quanto custa?

É aqui que mora o perigo. O 4MidiLoop não está a venda ainda e deve demorar para chegar ao mercado brasileiro, mas a previsão de preço é de 1300 Euros. O controlador fica caro demais por não apresentar placa de som e jog wheels.

Muito provavelmente vai ser preterido pelo Traktor Kontrol S4, apesar de ter uma funcionalidade diferente e poder ser considerado o melhor mixer para Traktor atualmente. A qualidade, resistência e interatividade com o software também são boas desculpas para o preço.

Infelizmente, quando chegar no Brazil o produto deverá ser inacessível e muito provavelmente não compensará ao usuário. Com um mercado tão dinâmico, repleto de lançamentos e soluções inteligentes, o 4MidiLoops não deverá ter muito espaço.

Para maiores informações, acesse o site da fabricante aqui.

Fonte: Scratchworx

A DJ Ban é uma empresa fundada em 2001 e sediada em São Paulo. Entre as áreas de atuação estão cursos, loja, TV, estúdios para treino e gravação de sets, palestras, locação de equipamentos, eventos, e outras atividades ligadas a música eletrônica.

Compartilhe este post:



Pesquise no Blog:



Categorias do Blog



Conheça a Ban em um minuto






Promoo Curso Ableton Online - Compre e concorra a um estudio