Notícias

2º Mês da Música Eletrônica: Os 10 Melhores Documentários sobre House Music, Segundo o Beatport

Pelo que a gente pode perceber, tem muito mais “música pra assistir” do que a gente imaginava! Cada dia que passa descubro mais e mais documentários muito interessantes sobre música eletrônica, um prato cheio pra quem adora uma boa história! E melhor ainda pra você, que está acompanhando todas as matérias de Fevereiro com a nossa comemoração do Mês da Música Eletrônica!

Semana passada o Beatport lançou uma matéria muito bacana com os 10 melhores documentários so Música Eletrônica conforme a opinião dos editores do site. Vamos assistir?

10. The Chemical Generation

Boy George nos mostra a história sobre como o Acid House, raves e drogas chegaram juntos ao Reino Unido no final dos anos 80 e começo dos anos 90. Em determinado momento, Boy George pergunta a Irvine Welsh (autor de Trainspotting): “Você acha que o Acid House teria sido tão popular se o ecstasy não existisse?”. quer saber a resposta? Assiste o doc aqui!

9. Inside House

Este documentário de baixo orçamento consiste em diversas entrevistas com DJs como Kerri Chandler, DJ Gregory e Jay-Jay em um ambiente de bar. O debate entorno do formato MP3 estar se tornando amplamente disponível para DJs é um dos pontos fortes da discussão.

8. Slices: Theo Parrish

É o único documentário da lista que apresenta apenas um DJ: Theo Parrish – mas ainda um notável artista, com o mestre do Detroit House buscando discos de vinil e tendo um papo profundo sobre como a tecnologia musical às vezes se traduz em “conveniência substituindo a arte”.

7. This Ain’t Chicago: UK House According to the Artists That Lived It

O nome já diz tudo! Este documentário coloca em foco a forma como a House Music conquistou o Reino Unido no final dos anos 80, de acordo com Richard Sen e seus convidados. Sen compilou uma série de tracks da Strut Records chamada “This Ain’t Chicago”, e este documentário vai permitir que você coloque as músicas no contexto.

6. Paris Is Burning

Este documentário foi citado em outro post nosso (5 documentários gringos essenciais sobre a cena eletrônica). Antes de Madonna escrever “Vogue” e fazer sua dancinha virar tendência, os homens jovens, negros e gays do Harlem competiam em concursos de dança há pelo menos oito anos – e eram tão ferozes como em qualquer outra competição. A fundação do movimento de bailes foi naturalmente causada pela House Music.

5. From Jack to Juke: 25 Years of Ghetto House

Chicago é o berço da House Music, como bem sabemos. Mas o House de Chicago também deu vida ao Juke. Hoje a influência do Chicago Juke é bastante evidente. Esse excelente documentário conta a história do “Jack”, “Juke”, “Booty” e “Guetto” com os DJs Gant-Man, DJ Superman, DJ V-Dub e muitos outros.

4. Real Scenes: Johannesburg

O mais contemporâneo de todos os documentários da lista, esta produção do Resident Advisor é uma excelente sinopse da dimensão da House Music na África do Sul. Retrata desde o mais antigo DJ até o mais jovem produtor da cena que não usa nada além de uma velha versão do FL Studio pra trabalhar.

3. Maestro: The History of House Music & NYC Club Culture

Este documentário foca na cultura clubber de Nova York e em como o The Continental Baths, The Paradise Garage, e The Loft ajudaram a dar origem ao fenômeno do DJ, abrangendo desde o auge da era disco nos anos 70 até alcançar o Garage e a House Music dos anos 80. Os destaques são as entrevistas clássicas com Little Louie Vega, Frankie Knuckles, e Tom Moulton, com, claro, um belo tributo ao Larry Levan.

2. Back in the House

Outro documentário com fono na cena Novaiorquina, no entanto, este começa onde Maestro termina e nos leva aos anos 90 quando o Masters at Work produzia hit atrás de hit e as festas “Body and Soul” de Francois K eram o centro da house music underground. Junior Vasquez, Danny Tenaglia, David Morales, Roger Sanchez lideraram o ataque de novos talentos da produção musical, como Mousse T, Armand Van Helden, e Daft Punk.

1. Pump Up the Volume

Este documentário foi citado em outro post nosso (5 documentários gringos essenciais sobre a cena eletrônica). Pump Up the Volume conta a história consumada da House Music até a metade dos anos 90. Ele conta com a participação de lendas como Frankie Knuckles, Marshall Jefferson, Pete Tong, Jesse Saunders, Happy Mondays, e mais, nos levando de Chicago para Londres e além.

Deixe um comentário