2º Mês da Música Eletrônica: Os 10 Melhores Documentários sobre Detroit Techno, Segundo o Beatport beatport, Derrick May, detroit techno, Documentários, House, Juan Atkins, Kevin Saunderson, mês da música eletrônica, Movement, richie hawtin, tech house, Techno, Underground Resistance

2º Mês da Música Eletrônica: Os 10 Melhores Documentários sobre Detroit Techno, Segundo o Beatport

Nós não somos a favor do sedentarismo, mas esse nosso 2º Mês da Música Eletrônica está perfeito para se passar sentadinho no sofá, comendo aquela pipoca marota… Porque o Beatport nos presenteou com mais uma lista com documentários maneiríssimos sobre Detroit Techno, que vão levar a gente de volta a um passado que todos nós queríamos ter vivido.

Não há cidade na história da música eletrônica tão mitificada quanto Detroit. E também não há cidade na histíria da dance music tão documentada quanto ela. Assista estes documentários e descubra o porque!

10. Detroit Techno & The Electronic Music Festival

Ao longo dos últimos 12 anos, os festivais de música eletrônica de Detroit (muitas vezes chamados de DEMF e hoje conhecido oficialmente como Movement), passou por inúmeros organizadores, empresas de produção, patrocinadores e nomes oficiais. Este documentário em três partes volta ao início do festival e percorre toda sua trajetória, bem mais sólida, uma década mais tarde.

9. Techno City

O pouco conhecido “Techno City” foi produzido em 2001, e as lendas da nova-escola do techno como Carl Craig, Stacey Pullen, e Kenny Larkin nos levam por uma boa parte deste documentário, que culmina com a segunda edição do “Detroit Electronic Music Festival”.

8. High Tech Soul

Este documentário foi citado em outro post nosso (5 documentários gringos essenciais sobre a cena eletrônica). Este documentário mistura o musical com o social, a olhar para a história de Detroit como um terreno fértil para a música underground, e com todos os tipos de nomes menos conhecidos, mas igualmente importantes na cena, como o promoter do clássico club “The Music Institute”, George Baker.

7. Current TV’s Underground Resistance episode

“Eu não sou nada em comparaçãocom a música”, disse Mad Mike Banks, fundador do Underground Resistance, um selo do início dos anos 90 criado para subverter a dominancia dos grandes selos da indústria e pregar o real Detroit Techno Underground. Este documentário feito pela Current TV examina a história do Underground Resistance dos pés à cabeça.

6. Modulations

“Modulations” se estende para muito além do âmbito de Detroit, mas ao mesmo tempo traça as raízes mais amplas da dance music. Ele ainda tem cenas incríveis de Derrick May, Juan Atkins, Eddie Fowlkes, e outras toneladas de artistas do gênro.

5. Universal Techno

A produção francesa de 1996 é um arquivo de uma hora incrível com todas as pessoas que realmente fizeram diferença no Techno. Juan Atkins, Derrick May, Jeff Mills, UR, e todos os principais artistas são representados, mas estedocumentário dá um passo além, falando com gente como Autechre sobre como o impacto de Detroit se espalhou em todo o mundo.

4. Belle Isle Tech

Este documentário feito pelo fotógrafo de skatistas Ari Marcopoulos, é uma espécie de reality que segue os reis do Guetto-Tech DJ Assault e Mr. De’ por Detroit por alguns dias – do seu super humilde estúdio até uma festa em um cruzeiro em Belle Isle.

3. Slices—Pioneers of Electronic Music: Richie Hawtin

Apesar dele ter passado boa parte de seus anos em formação no Techno em Ontário, é impossível falar do legado do Techno de Detroit sem mencionar o impacto que Richie Hawtin estabeleceu na cena. Ele também é responsável por ter disseminado o Techno pelo Canadá com suas famosas festas. Este documentário foi feito após ele ter se mudado para Berlin e tem um olhar profundo sobre o tempo que ele passou em Detroit e como ele fez sua transição para a Europa nos anos 2000.

2. Detroit: Blueprint for Techno

Já que falamos do Candá, os caras de lá tiveram um trabalho infernal elaborando este documentário, que foi produzido pela canal de TV a Cabo MuchMusic há uns bons anos atrás. Com apenas 25 minutos, e imagens dos principais personagens locais, como Rolando, Terrence Parker e muitos outros.

1. Real Scenes: Detroit

Com um dos olhares mais lisonjeiros sobre o Techno de Detroit, “Real Scenes: Detroit” foi produzido pelo Resident Advisor e mostra uma visão a longo prazo sobre o tema, mas consegue talhar mais para o lado atual de regeneração e crescimento de Detroit, em vez de sua história passada e decadência pós-industrial.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meu Carrinho

Siga-nos


Assine nossa newsletter

E fique por dentro de nossas novidades e promoções

    Formas de Pagamento
    Formas de Pagamento