Contatos: (11) 3142-9676 / 3257-8717 / WhatsApp: (11) 97485-5700 - Seg. à Sex. das 09h00 às 22h00 e Sáb. das 09h00 às 18h00.


17 Dicas pra dar um boost no seu SoundCloud

17 Dicas pra dar um boost no seu SoundCloud

Apesar de seus altos e baixos, o SoundCloud ainda é considerada uma das melhores plataformas pra divulgação de seu trabalho, principalmente se você é um produtor musical.

Mas não basta apenas subir uma track e esperar que o mundo descubra você.

Aqui nós vamos dar algumas dicas de como usar essa poderosa rede social musical de maneira mais eficiente e deixar seu trabalho mais atraente para os olhos e ouvidos dos seus futuros fãs.

1- Configure corretamente o seu perfil

Faça login na sua conta no SoundCloud.com e procure seu nome no canto superior direito da página. Clique no perfil na caixa suspensa. Clique em Editar e agora você poderá editar seu perfil. Lembre-se de sempre incluir todas as informações mais relevantes sobre você e seu trabalho no máximo de campos que houver.

2 – Não esqueça de definir seu nome de exibição e URL

Seu nome de exibição e URL de perfil são duas coisas separadas porém relacionadas, que exigem atenção quando você cria seu perfil. Esses dois elementos são o que outros usuários do SoundCloud e o público verão. É importante entender essa parte.

Use o seu nome artístico para o seu Nome de exibição. Um nome de exibição não precisa ser exclusivo, por isso, não use a palavra “oficial” ou números (a menos que os números façam parte do seu nome). Quanto mais limpo for o seu nome de exibição, melhor será o seu perfil no SoundCloud e mais profissional será quando incorporado em outros sites e aplicativos. Importante, também será mais fácil para os motores de busca para encontrá-lo.

O URL do seu perfil precisa ser único. Ele será compartilhado por toda a internet. Escolha algo rápido e fácil de lembrar, mas escolha algo que pareça bom como URL ao compartilhá-lo. Nesse momento você pode incluir a terminação “music” ou “official” no final da sua URL caso a que você gostaria de usar não esteja mais disponível.

Atenção. Tente ao máximo fazer com que a sua URL fique igual as demais URLs de suas redes sociais para que seus fãs possam te encontrar facilmente em todos os lugares.

3 – Use a biografia para chamar a atenção dos usuários

Considere sua biografia como sua chance de cinco segundos para convencer os usuários do SoundCloud por que eles deveriam se importar com suas músicas e escutá-las. Diga-lhes algo sobre você em duas (ou três) frases curtas. Sério. Esse é todo o espaço e tempo que você tem, portanto seja cuidadoso e nada de gracinhas.

4 -Adicione links de mídia social para um perfil do SoundCloud

Clique em Links para adicionar sites e contas de mídia social associadas ao seu trabalho artístico. Pode ser sua página, canal de podcast ou talvez o site de um local em que você é residente. Não seja tímido. Essa é uma chance dos fãs encontrarem você e se manterem atualizados sobre o que você está fazendo.

Bônus: Se você adicionar um link do Songkick ou Bandpage URL ao seu perfil, o SoundCloud exibe automaticamente seus próximos shows no seu perfil.

5 – Mostre melhor o seu trabalho

Se você for um usuário Pro ou Pro Ilimitado, use a função Spotlight para listar até cinco faixas ou listas de reprodução na parte superior do seu perfil. Faixas listadas no Spotlight serão destacadas em seu perfil. Outras faixas serão exibidas – com a mais recente no topo – debaixo de faixas destacadas.

6 – Mantenha os títulos de faixas, álbuns e listas de reprodução limpos e objetivos

Não significa necessariamente excluir palavrões, mas essa dica é sobre manter os títulos das faixas bem diretos.

Título incorreto: AllxxThexStars051418vfinal

Bom título: All the Stars

7 – Aproveite ao máximo as descrições de suas faixas

Além de sua música precisar soar bem, também ter uma boa aparência. O SoundCloud sugere incluir algo extra, seja uma história, créditos, letras ou setlist. Dê voz aos seus colaboradores, isso é sempre uma boa ideia. Não se esqueça de vincular o perfil deles.

Escolha um estilo de escrita para apresentar suas faixas e mantenha-o consistente.

8 – Gêneros e tags do SoundCloud são importantes

O SoundCloud usa um algoritmo para recomendar faixas aos usuários, por isso é importante marcar suas faixas com informações precisas sobre o gênero, mas não exagere. Marque suas faixas com alguns subgêneros relevantes em vez de usar o máximo de tags possível.

9 – Construa sua própria discografia do SoundCloud

As listas de reprodução marcadas como álbum, EP, single ou compilação serão exibidas na seção de álbuns do seu perfil.

Essas coleções serão listadas por ordem de data de lançamento, o que facilita para os fãs encontrarem o que procuram. Além disso, seu perfil ficará super organizado.

10 – Como editar várias faixas de uma só vez

Você pode fazer alterações – atualizar configurações, tags e ilustrações – em várias faixas de uma vez e também criar uma nova lista de reprodução a partir de uma seleção de envios.

Para atualizar várias faixas, acesse SoundCloud.com/you/tracks. Selecione as faixas que você deseja alterar e clique em “Editar” ou “Adicionar à playlist” para fazer as alterações.

11 – Inclua as melhores imagens em seu perfil

Existem dois tipos de imagens que você deve pensar em usar aqui. Como outras contas que você tem em redes sociais ou aplicativos, sua foto de perfil deve ser uma imagem que ajude os fãs e outros usuários a encontrar você. É importante selecionar uma imagem que represente você com precisão e envie uma mensagem sobre o que você representa.

Em “Edit Your Profile”, clique no círculo redondo. Escolha uma foto ou um logotipo que você deseja usar. Tenha em mente que a imagem escolhida será exibida em um círculo no perfil do SoundCloud. Você pode ampliar e reposicionar sua imagem de perfil durante o processo de upload para obter o ajuste perfeito. Sugerimos uma resolução mínima de 800 x 800 pixels.

12 – Crie uma capa chamativa

Você pode dar uma outra cara ao seu perfil no SoundCloud adicionando uma imagem de capa. Esta é outra foto que pode ser cortada ou reposicionada para o máximo impacto. Essa imagem será exibida como uma imagem horizontal (ou de paisagem), então selecione algo que funcione bem nesse formato. Essa imagem de banner é ótima para exibir seu mais novo projeto, como uma faixa, um álbum ou uma tour.

13 – Inclua links para baixar e / ou comprar sua música

Se a sua música estiver disponível no iTunes, Spotify ou CD Baby, o SoundCloud possibilita adicionar um link para “baixar” ou “comprar” ao editar a guia de metadados da música. Isso fornece um acesso direto ao ouvinte para adicionar sua música em sua playlist sem ter o trabalho de procurar por ela!

Uma tendência popular no mundo da música eletrônica é que os produtores usem um aplicativo da web como o ToneDen para dar downloads gratuitos de músicas em troca de curtir ou curtir. Esse recurso permite que produtores populares ganhem fãs e curtidas de usuários que baixam suas faixas, aumentando seus sinais sociais a uma taxa explosiva. Outros sites oferecem a opção de download gratuito em troca do endereço de e-mail de um fã.

14 – Estude suas estatísticas (algumas estatísticas só estão disponíveis em contas Pro)

Se você tiver uma conta do SoundCloud Pro ou Pro Ilimitada, poderá ver dados detalhados das músicas reproduzidas e visitantes, que inclue quem reproduz mais as suas músicas, quais sites geram mais tráfego para suas músicas, as faixas mais reproduzidas em uma semana e as principais cidades / países tocando suas músicas. Esta informação é valiosa para você poder ver quem está mais interessado em seu trabalho. Você precisa anotar esses sites, fãs e locais para seus futuros lançamentos! Manter contato com seus principais ouvintes e sites de referência é uma ótima maneira de manter a força da sua marca musical.

15 – Engajamento, engajamento, engajamento

Você poderia considerar o SoundCloud como o LinkedIn do mundo da música. Sim, é uma plataforma de compartilhamento de músicas em seu núcleo, mas também é uma comunidade ativa em que pessoas com afinidades podem conversar e compartilhar sua paixão pela música. Por isso, além de postar consistentemente boa música, a melhor maneira de se tornar conhecido no SoundCloud é se envolver ativamente com outros usuários.

Você pode começar encontrando artistas fazendo músicas semelhantes às suas. Verifique sua base de fãs, conecte-se com seus ouvintes ativos, acompanhe e interaja com eles. Entre em grupos e fóruns relevantes; são ótimos lugares para divulgar sua música. Se você gastar um pouco de tempo a cada dia construindo relacionamentos com as pessoas, você pode rapidamente ser notado.

16 – Pague pelas coisas certas

Muitos de vocês já estão cientes dos serviços que oferecem seguidores garantidos, ouvem, curtem, etc. em troca de dinheiro. Embora isso possa parecer uma maneira rápida e fácil de aumentar sua presença no SoundCloud, eu não recomendo isso como uma boa abordagem para a criação de seguidores a longo prazo.

Os usuários do Avid SoundCloud podem detectar facilmente quando os músicos pagam pelo seu “sucesso”. Por exemplo, se alguém visitar seu perfil e vir um monte de ouvintes, mas não curtir, comentar ou repostar, perceberá que algo não está certo.

Em vez disso, se você tiver um orçamento monetário para divulgar sua música, há muito mais maneiras legítimas de se promover. Criar anúncios no Facebook é uma maneira de realmente adaptar sua promoção, já que ela permite segmentar pessoas por idade, local, gênero de música e até mesmo para aqueles que “curtiram” um determinado artista.

Outro método comprovado é entrar em contato com influenciadores relevantes em seu gênero e pagá-los para compartilhar sua trilha. Isso pode gerar tráfego real para seu perfil e, supondo que sua música seja ótima, deve gerar comentários, curtidas e novos seguidores.

17 – Mantenha a qualidade sonora das suas músicas

Se você está tendo problemas com a qualidade de seus envios no SoundCloud, preste atenção nessa dica. Normalmente, você pensaria que uma vez que sua faixa é carregada, tudo acabaria exatamente como você ouve em seu próprio dispositivo. Entretanto, quando você ouve sua música, você pode descobrir que a qualidade caiu. O problema não é seu alto-falante ou software, e sim a técnica de compressão do SoundCloud.

Ao fazer o upload de um arquivo WAV, você pretende aumentar a qualidade da sua música para o seu público, certo. Isso normalmente funcionaria, mas o SoundCloud – na tentativa de economizar largura de banda – transcodifica seu arquivo WAV em um formato menor e mais compactado.

Para corrigir isso, tudo o que você precisa fazer é enviar um MP3 de 320 kbps para impedir que o SoundCloud compacte sua música. Não se preocupe em tentar enviar um WAV diretamente para o SoundCloud, pois você perderá a qualidade. Seu upload de 320 kbps ainda será transmitido em 128, mas manterá a qualidade do seu som.

A maneira mais fácil de converter sua faixa WAV é colocá-la no iTunes e depois clicar em editar e depois converter. Lembre-se de alterar as configurações padrão de AAC para MP3.

Atenção! O SoundCloud transcodificou as faixas para 128kbps mp3 apenas para reprodução de streaming. No entanto, quando você permite o download da sua música, os ouvintes poderão baixá-la no mesmo formato em que você fez o upload, sem transcodificação adicional.

soundcloud

O que achou dessas mega dicas? Coloque já isso na sua carreira e mude completamente o andamento da mesma.

Nosso curso extensivo de produção musical contém as matérias de marketing e mídias sociais, que além de apostila, terá um profissional no assunto dando dicas e passando informações.

Para mais informações, clique aqui para ir diretamente ao nosso site!

Camila Giamelaro é uma mulher multitarefa no cenário eletrônico nacional. Com formação em publicidade, sempre teve na veia jornalismo e no final dos anos 2000 criou o blog Caixa Direita, voltado para a música eletrônica. Desde então, colaborou com sites e revistas como House Mag, Phouse, Psicodelia.org e DJ Music, foi Coordenadora de Mídias Sociais e editora do blog da DJ Ban e booker na Agência Tune.

Hoje atua como professora de Imagem e Comunicação para Artistas na DJ Ban e está a frente da agência GIG, uma agência dedicada ao mercado de música eletrônica que trabalhou com clientes como Pioneer DJ, Warung Tour São Paulo, D-Nox, Boris Brejcha, entre outros.

Também é DJ e produtora musical da dupla Binaryh.

Compartilhe este post:



Pesquise no Blog:



Categorias do Blog



Conheça a Ban em um minuto