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17 Dicas para uma página show no Facebook

17 anos de DJ Ban e lançamos vários posts com 17 dicas, aqui está mais uma… Criar e administrar uma página no Facebook pode parecer um bicho de sete cabeças, mas é mais fácil do que você imagina, e o melhor: é de graça! Você não paga nada pra ter sua página por lá pra divulgar o seu trabalho.

A única coisa importante é tomar o máximo de cuidado para manter a sua página organizada e com conteúdo frequente e relevante.

17 dicas pra você ter uma página incrível no Facebook, com foco na configuração de sua página e na criação e gerenciamento do seu conteúdo.


*CONFIGURAÇÃO DA PÁGINA*

1 – Reivindique seu domínio Facebook

Quando uma página do Facebook é criada, o Facebook aloca uma URL para o proprietário da conta. Esse URL alocado pelo Facebook pode não ter uma aparência atraente e não pode conter detalhes sobre o nome ou sobre o assunto da página. Isso pode dificultar a localização de sua página ou até mesmo compartilhar seu URL com as pessoas. É por isso que você precisa reivindicar um URL.

Por exemplo, o Facebook pode criar um domínio semelhante a este:

http://www.facebook.com/pages/tppwebsolutions/163393421020179?ref=ts.

Olhando pra ele, podemos dizer que parece bastante confuso e não é aconselhável que ele seja colocado no seu site ou peças de publicidade. Em vez disso, será mais apropriado ter um URL mais parecido com isto: http://www.facebook.com/djban.emc

Como você reivindica seu domínio do Facebook? É mais fácil do que parece. Tudo o que você precisa fazer é seguir estas etapas:

– Vá para facebook.com/username
– Selecione “Selecione um nome de usuário” para sua página
– Isso traz um menu suspenso, selecione a página para a qual você deseja criar o nome de usuário.
– Se sua página tiver os 25 fãs necessários, ela abrirá uma caixa.
– Digite o nome de usuário desejado e clique em “Verificar disponibilidade”.
– Se estiver disponível, você verá alguns termos finais. Se estiver satisfeito com sua escolha, clique em “Confirmar”. Se você quiser tentar outro, clique em “Cancelar”.

2 – Complete a sua página “Sobre”

Depois de reivindicar um domínio, você precisa começar a pensar em como você quer ser conhecido e como atrair as pessoas interessadas em sua página.

Isso significa que você precisa ter um texto, ou uma biografia, consistente, charmosa e com bastante informações relevantes sobre a sua carreira para fazer as pessoas desejarem voltar sempre à sua página, mas nada de enfeitar muito o pavão. Sua página, assim como sua biografia, deve ser a mais simples possível. Confie em mim; você não quer muitas coisas irrelevantes na sua página, pois isso fará seus fãs fugirem de você.

Algumas das informações mais importantes que precisam estar na sua página são suas informações de contato. Seu e-mail, número de telefone e assim por diante devem estar presentes em sua página para que assim não só os fãs possam entrar em contato, mas também possíveis contratantes, agências, gravadoras, etc.

E se você precisar editar aquele detalhe que ficou faltando só depois que você concluiu o que fez?

Não se preocupe; basta navegar em sua página seguindo os passos abaixo:

– Clique na guia “Sobre” e busque as informações que faltaram ou as que precisam ser alteradas.
– Cada informação vai abrir em um popup e depois é só clicar no botão azul pra finalizar.

3 – Use modelos de página do Facebook

Os modelos servem como um formato predefinido para sua página. As etapas para encontrar esses modelos são:

– Vá para sua página do Facebook
– Clique em “Configurações” (no menu superior, canto direito)
– Clique em “Editar Página” (terceira opção do menu esquerdo)
– Clique em Editar modelo

Alguns dos modelos incluem os seguintes formatos predefinidos:

– Padrão
– Locais de Eventos
– Negócios
– Movies
– Organização sem Fins Lucrativos
– Políticos
– Serviços
– Restaurantes e Cafés
– Compras
– Criador de Vídeos

Se por um acaso você não gostar de nenhum modelo predefinido, não se preocupe!

Você pode organizar diretamente as “Guias” conforme você preferir!

4 – Adicione um botão

Isso só pode ser feito pela pessoa responsável pela página, ou seja, o administrador. Adicionar um botão ajuda você a fazer com que seus fãs e/ou contratantes se comuniquem melhor com você. Pra incluir um botão em sua página, siga os passos abaixo:

– Clique em “Adicionar um botão” logo abaixo da foto de capa da sua página, ao lado direito
– Selecione um botão no menu suspenso e preencha todas as informações necessárias
– Clique em “Adicionar botão”.

5 – Mensagens Privadas (Inbox / Facebook Messenger)

Como proprietário de uma página do Facebook, você gostaria de receber feedback de seus fãs e contratantes, certo? Com as mensagens privadas, você pode interagir com outras pessoas para saber o que eles pensam sobre o seu trabalho e como você pode melhorar sua comunicação. Tudo o que você precisa fazer é:

– Selecione o botão de call-to-action chamado “Enviar mensagem” que aparece ao lado de cada comentário feito em seus posts
– Este botão ajuda a iniciar conversas entre o administrador de negócios e os clientes. Quando esse botão é clicado por um cliente, a janela do Facebook abre, permitindo que a pessoa componha e envie mensagens para a página comercial. Então, quando você receber a mensagem, você pode facilmente responder enviando sua própria mensagem para o cliente.

Usando o Messenger de sua página é possível configurar infinitas mensagens automáticas. Isso é muito útil quando você recebe muitas vezes e de diferentes pessoas a mesma pergunta.

Para configurar suas mensagens automáticas faça o seguinte:

– Clique em “Caixa de Entrada” no menu superior, lado esquerdo
– No final da página, clique no ícone de balão e depois em “Gerenciar respostas”
– Clique no botão “Criar resposta”e personalize da maneira que quiser!

6 – Melhore sua imagem com Foto de perfil, Foto ou vídeo de capa

Para ficar bonito na página você precisa usar as suas melhores e mais legais fotos na capa e no perfil. Fique de olho nas dimensões de altura e largura, o Facebook muda esses tamanhos todo ano. (confira aqui as dimensões de 2018)

Melhor ainda é usar um vídeo de capa. Este vídeo pode ter entre 20 segundos e 90 segundos de duração.

*CRIAÇÃO E GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO*

7 – Foque na Hora Perfeita

Quanto mais engajamento um post receber, mais provável será que o algoritmo do Facebook o recompense com alcance orgânico.

Isso pode parecer um pouco ultrapassado, mas fala da importância de sincronizar seus posts com a perfeição.

Ao realizar os seus posts no momento em que seus seguidores são mais ativos, você aumenta instantaneamente a probabilidade de obter curtidas e comentários. E sim, há melhores momentos orientados por dados para postar nas mídias sociais, que podem dar uma ideia sobre como deve ser sua agenda de postagem.

A chave aqui é não apenas postar aleatoriamente e esperar engajamento. Com a ajuda do gráfico abaixo e analisando seus posts anteriores, você pode se concentrar em um cronograma que faça sentido. (Você encontra tudo isso na aba “Informações” da sua página.)

8- Foque em fazer conteúdo para os seus fãs

Muitos cometem o erro de se colocar em uma caixa quando se trata de seu conteúdo.

No começo sempre achamos que temos bastante conteúdo que pode ser publicado nas redes sociais. Mas assim que seu conteúdo começar a se tornar repetitivo ou obsoleto, seu público-alvo começará a parar de interagir.

O pensamento do dia pra você é: seu conteúdo no Facebook não é sobre você. É sobre seus fãs. Eles podem gostar de você, mas isso não significa que eles só querem ouvir sobre você o dia todo. Depois que você começar a incorporar essa ideia à sua estratégia, o aumento do envolvimento do Facebook se tornará muito mais realista.

E se você estiver com dificuldades para encontrar ideias para novos conteúdos, comece a se fazer algumas perguntas.

Há algum evento relevante rolando no mundo real?

Se tem alguma festa sendo muito comentada, não é só porque você não está no lineup que você não pode falar dela em suas redes sociais. Faça um post falando que você vai comparecer como público. Ou se você participou dele anteriormente, conte uma história sobre isso.

Você tem feito seus fãs rir ultimamente?

Goste ou não, o Facebook se tornou um antro de memes e conteúdo humorístico. Embora o humor não tenha um encaixe perfeito para todos, conteúdo engraçado normalmente tem um bom desempenho e é uma maneira descontraída de diversificar seus posts.

Pode ser tentador simplesmente falar sobre você, mas isso não vai gerar tanto envolvimento. Esforce-se para manter a regra de ouro da regra de curadoria de conteúdo que diz que apenas 20% do que você postar deve ser auto-promocional.

Além disso, o preenchimento do seu feed com uma variedade de conteúdo sempre manterá seus seguidores ansiosos para saber o que virá a seguir.

9 – Analise seus posts mais populares

Às vezes, a chave para aumentar o engajamento do Facebook é olhar para dentro.

Digamos que você tenha um post que foi o estouro no Norte. Toneladas de likes e compartilhamentos, e muito amor na seção de comentários. Em vez de tratar esse post como uma anomalia, você deve tomar medidas para recriar a mesma magia social novamente.

Você teve uma dica em seu conteúdo para ter um melhor desempenho ao invés de ficar adivinhando. Novamente, a atividade de seus fãs é fundamental para entender o que postar.

Para detalhar melhor essa atividade, analise suas “Informações” (Insights) do Facebook para ver em primeira mão quais são os seus posts que mais alcançam. A resposta pode muito bem te surpreender.

10 – Dê um talento nas suas Fotos

As fotos compõem a esmagadora maioria do conteúdo na plataforma, sinalizando que as pessoas preferem se envolver mais com um visual do que com um link ou uma parede de texto. Então, se você quiser melhorar o engajamento do Facebook, obtenha recursos visuais.

No entanto, o tipo de imagem que você publica faz uma enorme diferença em termos de desempenho. Muitos iniciantes cometem o erro de confiar em fotos ou imagens tiradas de outros lugares, em vez de criar seu próprio conteúdo. Em vez disso, esforce-se para mostrar sua personalidade por trás da sua página.

Afinal, estamos falando de uma rede social, não de um banco de fotos.

Lembre-se de que as imagens podem ser ferramentas poderosas para incentivar os roladores seriais a parar suas timelines e analisar suas postagens. Imagens que contêm cores marcantes e paisagens impressionantes normalmente se dão bem.

11 – Priorize Comentários e Respostas

Se você quiser melhorar o engajamento de sua página no Facebook não basta publicar e deixar tudo pra lá”.

Se alguém tiver tempo para comentar sobre o seu conteúdo, você deve devolver o favor a si mesmo. As pessoas desejam interagir, e é por isso que quem responde aos comentários fazem mais interações.

E a propósito: as respostas se tornaram uma expectativa no espaço social de hoje. Dado que as pessoas respeitam uma resposta social dentro de quatro horas de comentários, as respostas oportunas são um fator de mudança.

12 – Adapte o conteúdo de seu site para o Facebook

Likes, compartilhamentos e comentários não são apenas métricas de vaidade. Esses engajamentos servem como pontos de dados valiosos para o tipo de conteúdo que as pessoas realmente querem ver. É por isso que você deve traduzir o que tem bom desempenho no Facebook para seu próprio site.

Afinal, um site é muito mais do que SEO. Veja algumas informações sobre o tipo de conteúdo que faz as pessoas clicarem sem falhar:

– Histórias emocionantes
– Quizzes
– Estatísticas chocantes ou surpreendentes
– Guias de instruções e conteúdo de apoio
– Artigos de opinião que tomam atitudes ousadas

Fique atento ao conteúdo que desperta o interesse das pessoas. Ao criar suas postagens dessa maneira, você as configura automaticamente para gerar mais envolvimento no Facebook.

13 – Crie posts com uma Chamada para Ação

Como dito antes, o Facebook está tentando afastar as marcas que criem posts do tipo “Marque seus amigos!” ou “Dê um like se você…”.

Assim, incluir uma chamada para ação dentro de seus posts é um jogo totalmente justo. Isso faz com que seus fãs tenham voz e os lembra que eles querem saber de você.

Uma maneira rápida e fácil de fazer isso é simplesmente inserir uma pergunta em suas postagens. Você também pode pensar em criar uma série de conteúdos nos quais você atiça os cérebros de seus seguidores.

Encorajar seus fãs a comentar, debater e discutir não tem problema, só não implore por isso.

14 – Envie seus vídeo diretamente para o Facebook

O Facebook não é tímido sobre o quanto eles amam o conteúdo de vídeo em sua plataforma.

Como parte da atualização recente do algoritmo, o Facebook observa explicitamente o desempenho do vídeo nativo. Eles incentivam a publicação de vídeos para gerar discussões entre seus seguidores.

Isso significa que simplesmente copiar e colar um link do seu vídeo no YouTube não vai funcionar.

Em vez disso, você deve fazer o upload diretamente para a plataforma do Facebook, se possível. Sejam animações, teasers ou Facebook Live, o upload de conteúdo de vídeo no Facebook regularmente é uma ação inteligente apoiada pela própria plataforma.

15 – Encurte seus posts

Em caso de dúvida, faça com que seus posts sejam o mais breve possível.

Lembre-se: há uma boa chance de você estar lidando com scrollers e usuários móveis. Tratar seus posts como novelas cria mais oportunidades para os leitores perderem o interesse e também sentirem falta da sua Chamada para Ação.

Considere os seguintes tipos de postagem:

– Perguntas rápidas para seguidores
– Citações ou estatísticas de um artigo que exigem um clique para mais contexto
– Frases de efeito juntamente com uma imagem

Uma frase é tudo o que você precisa para atrair a atenção de alguém e guiá-la para clicar.

E isso tudo serve para lembrar que as interações vencedoras no Facebook não precisam ser complicadas.

16 – Tenha ajuda de seus maiores defensores

Quando o Facebook anunciou que mostraria aos usuários menos posts de marcas, os profissionais de marketing ficaram compreensivelmente chateados. Menor alcance orgânico significa que as marcas provavelmente terão que gastar mais dinheiro com o Facebook Ads para colocar seu conteúdo na frente de seu público-alvo.

Mas há uma maneira de contornar isso – a ajuda dos seus próprios fãs.

Em vez de confiar apenas na sua página para compartilhar seu conteúdo mais recente, por que não pedir a seus fãs e amigos que façam parte do trabalho pra te ajudar?

Mas não seja o chato que fica pedindo favores o tempo todo, ou você também perderá seus amigos e fãs além do seu engajamento.

Crie um grupo com quem você sabe que pode contar e divida algumas tarefas para que os seus posts alcancem mais pessoas.

Os benefícios vão muito além de alcançar mais pessoas. Claro que receber impressões é bom, mas o que você realmente quer é que as pessoas leiam seus posts e se envolvam.

E adivinha?

As pessoas têm 16 vezes mais chances de ler uma postagem de um amigo do que de uma marca.

17 – Você já tentou pagar?

Diferente de qualquer outra plataforma, o Facebook oferece bastante liberdade na hora de usar seus recursos pagos. A plataforma paga do Facebook oferece muitas opções e, quando associada aos seus esforços orgânicos, oferece o melhor dos dois mundos. Os anúncios pagos ajudam a definir sua marca para o sucesso social.