10 dicas para melhorar a acústica do seu quarto

10 dicas para melhorar a acústica do seu quarto

 

1- Escolha seu quarto

Seu quarto, idealmente, deve ter paredes não refletivas e  tetos inclinados . Todos esses fatores impedirão a construção de reflexões,. É o cenário ideal, mas também sabemos que a maioria de nós vive no mundo real (e não nos estúdios do mundo real), onde você estará usando uma sala com paredes de tamanho igual ou pelo menos uma que é retangular e que não é projetado para ser um espaço de gravação. Então, se você não pode construir a partir do zero, não se preocupe – mais conselhos estão por vir

homestudio

 

2 – Faça o básico

Em primeiro lugar, há algumas noções básicas para tornar o seu quarto melhor acusticamente. Você essencialmente quer amortecer seu quarto,com alguns materiais absorventes, mas não completamente . Tente um sofá na parede dos fundos atrás do ouvinte e coloque livros em prateleiras e cortinas sobre janelas grandes. Não use caixas de ovos: elas não funcionam tão bem quanto difusores acústicos baratos. Não se preocupe se uma parede ou teto for particularmente reflector, desde que a superfície oposta seja absorvente (o chão tem um tapete espesso voltado para um teto limpo, por exemplo). A ideia é diminuir a reflexão, mas não sair; você quer que a sala tenha um som. .

 

3- Monitores

Se puder, coloque seus monitores embutidos na parede para evitar reflexos. Isso obviamente pode ser impraticável em um cenário pequeno, portanto, para falantes típicos de duas vias, tente de 70 a 90 cm de distância. Os monitores geralmente vêm com instruções de quão longe da parede eles funcionam melhor e alguns até vêm com chaves de compensação se você precisar posicioná-los mais perto do que esta distância recomendada. Eles também devem ser colocados em um espaço acústico simétrico, ambos igualmente colocados nos mesmos suportes, em uma prateleira ou em pés de borracha (para reduzir a vibração – os ISO-Pucks da ISOAcoustics são bons para isso). Não os coloque em superfícies diferentes, caso contrário, sua imagem e resposta podem ser afetadas.

 

4- Posicione-se certo

Certifique-se de que você está posicionado corretamente no ambiente do seu estúdio. Alguns dos principais engenheiros defendem a regra de 38%, que fica a 38% do comprimento da sala longe da parede frontal. Nunca se sente contra a parede de trás … e use suas medidas citadas no item 5 desse artigo para identificar uma zona plana. Certifique-se de estar sentado à mesma distância de seus monitores, pois eles estão um do outro – dois metros é um bom começo – criando um triângulo perfeito. Seus monitores devem estar na altura da cabeça, com os tweeters apontando para seus ouvidos, então, na verdade, isso faz com que o terceiro ponto do triângulo esteja um pouco atrás da sua cabeça, experimente, movendo a cabeça ligeiramente para frente e para trás.

Como melhoras a acustica do meu estúdio ?

 

5- Encontre os problemas

Soluções de software mais baratas exigem um microfone omnidirecional padrão para capturar as medidas da sala. Alguns deles incluem o Mac e PC Room EQ Wizard gratuito ou o RØDE FuzzMeasure 4. Atualmente, eles medem sua resposta de frequência e muito mais. Quanto mais plana a resposta, melhor, e quaisquer pontos devem ser tratados ou compensados. Eles também podem medir e revelar modos de ondas, onde certos comprimentos de onda são reforçados em certos pontos – e ecos flutuantes, o tipo de ressonância desenvolvida por reflexos de frequências mais alta.

 

6- Não é apenas sobre frequência

Você pode pensar que obter uma resposta de frequência plana é o que procura quando acertar o quarto acústico … e sim, isso seria ideal. No entanto, você também precisará testar os tempos de reverberação. Faça a medida dessas reflexões interferentes, portanto, use o gráfico para identificar, reduzir ou pelo menos até mesmo eliminá-las. Os gráficos em cascata facilitam a identificação de problemas reflexivos e de frequência muito específicos. Depois de identificar algum problema, é hora de agir sobre eles…

 

7- Absorva as reflexões

Lidar com os reflexos de frequências altas e medias pode ser tratado por absorvedores. Em um nível simples, você pode colocar painéis de absorção nas paredes lateral e traseira. Estes são tipicamente feitos de material macio poroso, como espuma ou lã de rocha, e eles simplesmente absorvem os reflexos sonoros e reduzem o toque de alta frequência que mencionamos no ponto 5.

Para absorção de frequência mais baixa, use armadilhas de baixo que são frequentemente, mas nem sempre, colocadas nos cantos de uma sala. Estes podem ser sintonizados em freqüências específicas para se concentrar no Hz que dói. O Vari Bass da Vicoustic, por exemplo, pode ser ajustado para absorver qualquer coisa entre 50 e 100Hz simplesmente girando o topo. Uma nota importante: você pode cobrir suas paredes e ter armadilhas de baixo em todos os lugares, mas, idealmente, você não quer um quarto completamente morto, apenas um com um bom balanço de som.

Acústica

 

8- difuse a situação

A difusão é usada para espalhar freqüências problemáticas longe de seus ouvidos e os difusores são colocados em pontos que podem ter refletido inicialmente em sua direção. O pensamento é que você só ouve a música diretamente monitorada enquanto o sinal é difundido em reflexos menores, mais fáceis de gerenciar, que não fazem a sala parecer morta demais.

Além disso, o ponto ideal ou a posição de audição também podem ser aumentados com difusores bem posicionados, permitindo uma experiência de monitoramento mais flexível. Ao contrário dos absorvedores, estes são feitos de material mais duro, projetado para refletir o som longe de você, então são tipicamente feitos de madeira ou plástico.

 

9- Auto calibração

Existem sistemas que testam o seu quarto e calibram o seu equipamento ou a sua resposta de frequência de reprodução para compensar os erros que encontrarem na divisão, evitando assim adicionar quaisquer absorvedores ou difusores acústicos.

10- Nada disso deu certo ?

Você pode simplesmente tirar o som da sala completamente da equação usando fones de ouvido para fazer referência às suas mixagens. Pode parecer uma desculpa, mas os fones de ouvido podem ser uma ótima maneira de monitorar, especialmente se você tiver problemas de ruído ou vizinhos. No entanto, assim como os monitores, nem todos os fones de ouvido oferecem uma resposta uniforme. Entre no Sonarworks, novamente, com o seu plug-in de calibração do Headphone Edition, que promete compensar e achatar a resposta fornecida por muitas marcas populares de fones de ouvido, de todas as faixas de preço. Trabalho feito – tratamento acústico e trabalho duro evitado.

 

Na DJ Ban vendemos espumas, difusores de ótima qualidade, confira nossa loja .

Meu Carrinho

Siga-nos


Assine nossa newsletter

E fique por dentro de nossas novidades e promoções

Formas de Pagamento
Formas de Pagamento