Reviews no image

Publicado em 25/11/2007 | por Dudu P

130

Pioneer CDJ-400: com scratch, midi e USB, pra quê CDs?

Pioneer CDJ-400: com scratch, midi e USB, pra quê CDs?

E a Pioneer continua descendo a ladeira com lançamentos consecutivos. Depois do DJM-700 e do SVM-1000, chegou a vez do CDJ-400, que foi apresentado ao público semana passada, durante o evento BPM, na Inglaterra.

Basicamente uma evolução dos CDJ-100 e CDJ-200, desta vez o CD player da série econômica trouxe duas inovações à categoria: uma porta USB e um jog wheel com função de scratch. Apesar da alcunha “CDJ” no nome, o CDJ-400 se posiciona como um deck digital. Ele pode ser espetado na porta USB de um computador e ser usado como controlador midi para o programa Pioneer DJS e o Serato Scratch Live, entre outros.

Continue lendo para saber mais, assistir a um vídeo demonstrativo, ver fotos e uma rápida análise pra saber se a brincadeira vale à pena.

E o CDJ mais econômico encostou no mais caro

O CD player para DJs Pioneer CDJ-400, visto de cima

Pode parecer bobagem, mas adicionar capacidades de scratch em um CDJ econômico é um passo importante na indústria de equipamentos.

Em 2001, quando do surgimento do CDJ-1000, o aparelho assombrava com a capacidade de fazer scratches usando os tradicionais CDs. Era e sempre foi a assinatura do aparelho. Tivemos o CDJ-800, mas este não vingou, por ser apenas uma versão econômica com uma diferença de preço muito baixa ao ponto de não justificar.

Agora, ao ofecer scratch no modelo mais básico, a Pioneer vai forçar uma forte mudança no mercado de aparelhos de CD players para DJs. Graças aos simuladores de vinil e controladores midi e a mudança na forma de consumir música, o CD está agonizando, e é preciso oferecer mais recursos por um preço melhor para sobreviver.

A tendência é que agora função de scratch seja obrigatória em qualquer aparelho, além de oferecer portas USB, que fazem do CDJ um mero controlador quando utilizada.

A concorrência que se cuide. Como diria Jack, O Matador, “todo mundo aqui vai dançar”.

Mas será que o danado é bom mesmo pra scratch?

Sem dúvida, o grande atrativo mesmo é a funcionalidade de scratch. O pessoal do Skratchworx (sempre eles) invadiu o stand da Pionner no evento BPM durante o lançamento do CDJ 400, e meteu a mão na massa pra ver se o deck é bom. Eles gravaram um vídeo rapidamente com as manobras mais tradicionais, e o resultado, você confere no vídeo ao lado, com comentários em inglês.

A moral da história: ele é realmente bom pra fazer scratches? Sim. Ele é. Mas com a velha ressalva de sempre: se o seu negócio é scratch mesmo, de verdade, o CDJ-400 é apenas mais um excelente brinquedo.

Com seu jog wheel muito pequeno, assim como em controladores midi e todas as outras tentativas, você pode fazer algumas manobras mais básicas, mas nada muito avançado. É difícil sair de um discão de vinil de 12 polegadas para meter a mão em um disquinho de plástico de poucas polegadas de largura, a agilidade não é a mesma, a sensação é deferente e o resultado também.

Porém, se suas intenções nunca foram de tornar um DJ Q-Bert, pode cair dentro do CDJ-400 no que depender das capacidades de scratch, além dos outros recursos: Reverse, Looping, Beat Loop, Efeitos de Scratch no jog wheel (Bubble, Trans e Wah) e Brakes digitais com o jog (Jet, Roll e Wah). É realmente bem legal se considerarmos que este aparelho é voltado para orçamentos mais modestos que não podem encarar o já lendário CDJ-1000.

Quer dar uma olhada nele na prática? Confere o vídeo abaixo, mais completo, também de autoria do pessoal do Skratchworx:


O veredito

O CDJ400 possui entrada USB, e vem com um pen drive, de tamanho ainda não revelado.

Este modelo é, assim como os simuladores de vinil, um aparelho ideal para a transição de quem não tem muita intimidade com tecnologia. O lance da porta USB é interessante e útil e às vezes pode ajudar como um backup a qualquer momento ou mesmo para tocar um set inteiro apenas com arquivos armazenados em um pen drive. 

Já como controlador MIDI é inovador, mas convenhamos que não há muita versatilidade de controles, ainda mais se considerarmos o quanto os softwares para DJs são completos e complexos hoje em dia, e também seria necessáriao colocar no orçamento uma placa de áudio, já que o CDJ não pode ser usado como tal.

De qualquer maneira, recomendamos este modelo como uma opção de entrada acima do CDJ 200, com mais recursos de playback e efeitos.

* Atualização: Esta matéria é de 2007 e foi escrita logo após o lançamento do CDJ 400. Há algum tempo o modelo está fora de linha e às vezes temos modelos usados do CDJ 400 à venda em nossa loja. O CDJ 400 foi substituído pelo CDJ 350, lançado em 2010. O nosso post sobre o CDJ 350 está aqui.

O CD player para DJs Pioneer CDJ-400, visto de perfil
O CDJ-400 visto de perfil: design fiel aos modelos anteriores, mas ainda achamos o CDJ-200 mais bonitinho…

Para saber mais e conferir mais vídeos e fotos em alta resolução, acesse:

DJ Sounds – Site da Pioneer com demos e vídeos

Siga-nos no Twitter e Facebook e receba nossas atualizações diárias.


Tags: , , , , , , , , , ,


Sobre o autor



130 Responses to Pioneer CDJ-400: com scratch, midi e USB, pra quê CDs?

  1. oi bao nt turma quanto esta custando esta tal maquina cdj400 e muito fabuloso espero o preço colocado por um de voces um grande abraco do marcelinho dj email djmpn@hotmail.com

  2. SOU DE SAO JOAO DE MERITI

  3. FALA AE GALERA ESTOU A PROCURA DE NOVAS TECNOLOGIAS E GOSTEI DO QUE EU LI SOBRE O CDJ 400 E MUITO FABULOSO OK E QUANTO CUSTA ESTA GRANDE TECNOLOGIA

  4. FALA AE GALERA ESTOU A PROCURA DE NOVAS TECNOLOGIAS E GOSTEI DO QUE EU LI SOBRE O CDJ 400 E MUITO FABULOSO OK E QUATO CUSTA ESTA GRANDE TECNOLOGIA

  5. ALEXANDRE DE PAULA E SILVA says:

    A PIONEER está de PÁ RÁ BÉNS , cada vez melhor , comecei com a cdj 500G , fui direto para a cdj 200 , já com o conforto e a economia do MP3 , e acabo de trocar as 200 pelas 400 , e elas DETONAM , tenho apenas uma dúvida , como utilizar o pen drive , pois até o momento não conseguì , sem mais , e PÁ RÁ BÉNS DUDU P !!!!!!!!!!!!!!

  6. DJ Alemão says:

    e sobre o usb é perfeito com pen e como controladora.

  7. DJ Alemão says:

    olha só eu tenho o cdj 400 é um fenomeno, seu jog é perfeito os scratch nos hip hop sao muito bons cara o dj viaja com um par desses tenho meus videos no you tube da uma olhada nos sets coloca assim O DJ ALEMAO EM caixa alta, eu sou suspeito em falar em minha cidade na regial sou o primeiro a comprar e ja tenho a 6 meses e sai da casa com o aparelho uso num case com um mixer berin 750 preto fico lindo o case espero trocar o mixer por um pionner quando der… feito essa e´minha avaliaçao do cdj.
    e qualquer coisa me add no msn jonataswrague@gmail.com

  8. dj thiago says:

    sem palavras um aparelho para mudar u conceito di um dj
    e tbem ajudandu a aperfeiçoar seu set numa balada..

  9. adelsivan says:

    boa noite, estou afim de saber de suas promoçoes de aparelhos de djs pois estou afim de produtos em promoçoes tipo cdj, fones cases, mixer e iluminação qualquer promoção add pra mim dj ban

  10. francisco b melo says:

    seus equipamentos ten uma qualidade empresionante
    sem duvida são os melhores aparelhos da
    atualidade obrigado por produsiren
    tantos aparelhos bons cotinuen senpre
    assin

  11. dj pablo says:

    eu to interessado em comprar o cdj 400.tipo quero ter ele pelo fato de ter entrada usb,dai ao inves de levar cd´s eu so precisaria levar 2 pen drives.e que nao gosto muito de ficar usando cd´s.me disseram que o cdj 400 da muita pala quando se usa o usb dele.queria saber se isso e verdade…..

    • bunnys says:

      pablo… pala é comprar e nao pagar / nao poder ter e meter o pau em quem tem / ter o melhor equipamento do mundo mas nao saber fazer ng dançar… toque com o que vc quiser e importe-se com a pista, nao com a mídia.

  12. DJ AndreLuis São Luis - MA says:

    O cdj 400 é show…To comparando com os demais e axo q vou ficar com ele mesmo.

  13. dj mister z says:

    esse cara fica discutindo tem inveja dor novo cdj 400 meus brother cdj 400 bom pacaraba mais quem nâo saber toca ai fica discutindor rererererererer

  14. Eron Freire says:

    Meu sonho de consumo…

  15. EU QUERO GANHA CDJ200 POVAVOR

  16. fabricio says:

    cdj 400 e o efx 500, é uma dupla perfeita

  17. show de bola o cdj400 bom para quem se considera um dj.

  18. show de bola o cdj400 mais uma barreira pra quem se considera um dj de qualidade.

  19. Alexandro says:

    Estou com problemas na leitura do pen drive, será que pode estar com virus no cdj 400?

    Muito obrigado.

  20. bruno says:

    este cdj e muito bom vcs vão gosta ele tem tudo
    e um dj prercisar
    eu toque com um par e estou ate queremdo trocar os meu e bom
    de mais

  21. tatá says:

    ajuda
    tenho dois cdjs400 e um djm 500,e nao estou conseguindo configurar com o traktor
    será que alguém pode me ajudar
    obrigado

  22. RONICHEL says:

    muito show o equipamento de vcs
    grandes djs maraaaaaaaaaaaa
    gostei muito
    abraçoss.

  23. Adriano says:

    Alguém teria o manual do cdj 400 em portugues ??

    Agradeço se puderam ajudar!

    Email para contato adriano9909@yahoo.com.br

  24. dj nando says:

    abusado!, curtia bue ter 2…

  25. Ad'achiDeeJay says:

    ola galerinha esse video ira responde a pergunta de muitos aqui sobre a cdj400 com suporte midi…espero te ajudado..abraços

    http://br.youtube.com/watch?v=qwPYMYxc4gU

  26. xXx says:

    cm toda essa tecnologia
    surgindo aew
    eu axo mesmo eh q daqui uns dias os Dj’s eh q vão estar cm os dias contados!!!!

  27. dj Rogger says:

    esse cdj é show de bola

  28. dJ FOGO says:

    ALÔO DJ’S?

    TENHO UMA PAR CDJ 200 SEMI NOVOS POUCO TEMPO DE USO, QUERO TROCAR POR UM Q FAZ SCRATCH PODE SER CDJ DENOM 1000,3500 ETC , CDJ AMERICA.DJ, CD 400, SE ALGUEM TIVER INTERESSADO ENTRA ENCOTATO PELO MEU MSN DJ.FOGO@HOTMAIL.COM OU TEL: (093)9123-2935.

  29. [quote comment="5855"]Amigos, os cdj 400 é uma mais valia para nós os dj`s!Isto porque já funciona com ligação USB. Já não é necessario andar com não sei quantas centenas de cds atrás (piratas se for o caso)! Mas sim com pelo menos duas memorias compativeis com USB! Isto é bom porque existe mais hipotesse, de ´´fugir“`á fiscalização, que tem sido muito dura com o pessoal.É justo os produtores de musica ganharem dinheiro com a sua originalidade, mas não exageremos! Hoje em dia um cd maxi com apenas 10 musicas tem um custo de 30 a 40 euros. Agora se os dj´s tivessem os cd´s todos originais tinham que fazer matinés, noites e after´s, e mesmo assim não chegava para o gasto. Isto claro um dj tipo eu que ganha por média 100 150 euros por noite, agora não se justifica o pessoal do top, que ganha montes de dinheiro com isto com o5000 euros para cima por, noite terem cd´s piratas. Nestes casos acho justo as coimas/multas atribuidas.[/quote]

Voltar ao topo ↑

Google+