Reviews no image

Publicado em 09/05/2007 | por Dudu P

79

Áudio no Windows XP para DJs

Discotecar digitalmente com o Windows requer suas manhas
O Windows Vista chegou, mas não agradou, e nem todos têm grana para um Mac. O jeito é continuar com o velho e bom Windows XP. Se você é DJ e se rendeu ao Final Scratch, Serato, Torq, BCD2000, ou outras formas de tocar com mp3, aqui tem dicas para fazer seu laptop rodar de maneira estável.

Laptops (ou notebooks, se você preferir) são a bola da vez. Cada vez mais potentes e mais baratos, mesmo os modelos mais econômicos (na casa dos 2.500 reais) têm potência de sobra para encarar uma das muitas formas de discotecagem digital, seja por emulação com vinis, como no caso dos populares Final Scratch ou Serato Scratch Live; ou ainda através de controladores midi.

Some ainda a dificuldade cada vez maior de se importar discos de vinil; o preço absurdo dos CDJs; as lojas de mp3 como Beatport e a Digital Tunes; a flexibilidade dos programas de DJing como o Traktor DJ Studio 3, MixVibes e Virtual DJ, e pronto, a conta fechou: é muito mais vantajoso partir pro mundo da discotecagem digital.

A integração do Traktor DJ Studio 3 com o Beatport: compre e toque na mesma tela
A integração do Traktor DJ Studio 3 com o Beatport: compre e toque na mesma tela

São muitas as vantagens, mas ainda há um sério problema: a instabilidade do Windows. Mesmo a versão mais nova, o Windows Vista, não resolveu boa parte dos problemas que afligem os DJs. Os Macbooks estão longe de sofrer destes problemas, mas infelizmente nem todos têm acesso a uma máquina Apple. Imagine se, no meio de uma apresentação, a máquina resolve engasgar, deixando a pista sem música no auge da festa?

Depois de três anos lidando com Final Scratch 2 e com o Behringer BCD2000, juntei algumas dicas interessantes para você deixar o seu Windows XP nos trinques para tocar com mp3. Estas dicas servem não só pros sistemas acima, mas também para quem usa Ableton Live, ou mesmo para quem produz usando softwares de áudio como o Cubase, Reason ou o Logic.

Vamos lá:

1 – Qual versão do Windows XP usar?
Quem usa o XP há tempos sabe que depois do Service Pack 2 (SP2) ele ficou um pouco mais lento. Mas em compensação, vários problemas foram resolvidos, então, antes de mais nada, utilize sempre o Windows XP com o SP2 instalado. Afinal, velocidade sem estabilidade de nada adianta.

Seu Windows parece que está colecionando ícones desde 1983?
Seu Windows parece que está colecionando ícones desde 1983?

2 – Windows instalado de fábrica? Nem pensar!
Todo laptop que se preze vem com um Windows já instalado de fábrica, e os fabricantes sempre procuram colocar alguns programas a mais, com o objetivo de agregar valor. Porém, em muitos casos, estes programas mais atrapalham que ajudam, e você nunca sabe que tipos de problemas eles podem causar. Principalmente os notebooks das marcas Sony e Asus, os mais entulhados do mercado — os da Asus chegam ao cúmulo de carregar 16 ícones ao lado do relógio do Windows, e virem com mais de 20 programas instalados, deixando o sistema lento logo na primeira vez que você o roda.

Logo, vença a preguiça: verifique se os seus CDs de instalação vêm com o Windows e os utilitários e drivers separados. Se sim, ótimo: reinstale o Windows e instale apenas os drivers essenciais, como os da placa de vídeo. Se não, vá até o site do fabricante e baixe os drivers um a um (lembre-se de fazer isto ANTES de reinstalar o Windows, pode ser que ele não reconheça sua placa de rede com ou sem fio).

Desabilitando o gerenciamento de bateria do Windows XP (em inglês)
Desabilitando o gerenciamento de bateria do Windows XP (em inglês)

3 – Gerenciamento de bateria e dispositivos de áudio
Um dos maiores causadores de engasgos no áudio do XP é o seu gerenciamento de bateria, que é ativado quando se instala o mesmo em um laptop. Ele é o responsável por desligar os periféricos a todo o momento, visando poupar energia. Acontece que um bug faz com que dispositivos de áudio como placas de som USB ou firewire sejam “desligados” a todo o momento, resultando em quedas no sistema de áudio. O resultado? O som é interrompido por alguns segundos de tempos em tempos. Isto acontece muito com usuários do BCD 2000 e do Final Scratch 2. Para resolver:

- Clique em Iniciar / Configurações / Painel de Controle / Sistema.
– Na janela Propriedades do Sistema, clique na aba Hardware. Clique em Gerenciador de Dispositivos.
– No Gerenciador de Dispositivos, abra o item Baterias. Nele há dois itens, o “Adaptador AC” e o “Método de Controle de Bateria”. Em cada um deles, dê um clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “Desabilitar”. Reinicie o seu computador em seguida.

Pronto. Isto já deve resolver na maioria dos casos de quedas no sistema de áudio. A única diferença é que seu computador não saberá mais dizer quanto tempo de bateria resta, mas ela carregará e funcionará normalmente. Qualquer coisa, você pode ir lá e habilitar ambos.

Você pode até dormir, mas seu laptop, não
Você pode até dormir, mas seu laptop, não

4 – Impedindo que seu laptop durma
O Windows tem outros esquemas para economizar energia. A Hibernação é um recurso que pode causar sérios problemas em diversos chipsets. Desabilite-a:

- Clique em Iniciar / Configurações / Painel de Controle / Opções de Energia
– Na aba “Hibernação”, desmarque a opção “Habilitar a hibernação”

5 – Evitando desligamentos acidentais
Existem algumas teclas que, quando pressionadas, fazem o laptop entrar em modo de espera ou sair desligando sozinho. Isto nunca acontece sem você apertar algo, mas é melhor evitar acidentes e reconfigurar estas opções:

- Clique em Iniciar / Configurações / Painel de Controle / Opções de Energia.
– Na aba “Esquemas de energia”, ligue a opção “Sempre ligado”. Cerifique-se que o sistema nunca desligue os discos rígidos nem entre em estado de espera.
– Na aba “Avançado”, configure para que o computador “não faça nada” quando você fechar a tampa do laptop, e “pergunte o que fazer” quando você apertar os botões de desligar ou suspender.

6 – Desligue o que for desnecessário
Em casos mais extremos, pode-se desligar alguns periféricos e acessórios que podem atrapalhar sua performance. São eles: redes sem fio, bluetooth, drives externos, drives de CD/DVD, e demais periféricos USB que não estiverem em uso. Siga as instruções do manual do seu laptop para tal.

7 – Memória, muita memória
Alguns programas como o Traktor ou o Final Scratch rodam com configurações modestas. Mas é sempre bom ter mais memória RAM, pois assim o programa poderá carregar os arquivos mp3 inteiros na memória, sem precisar ficar lendo os arquivos no disco rígido o tempo todo. 512 MB já rodam bem vários programas de áudio, mas prefira ter no mínimo 1 GB para poder trabalhar com segurança.

No BCD2000 é possível conseguir até 4ms de latência, mas só se seu laptop aguentar!
No BCD2000 é possível conseguir até 4ms de latência, mas só se seu laptop aguentar!

8 – Latências ASIO: quanto menores, mais arriscadas
Placas de som profissionais têm controle de latência ASIO que pode ser ajustado. Quanto menor a latência, menos tempa leva para que seus comandos interfiram no áudio — o que é essencial quando se está usando o computador para tocar. Porém, quanto menor a latência, mais suscetível à engasgos no áudio seu sistema fica: tudo depende da sua configuração. Tenha em mente que abaixo de 10ms o cérebro humano não consegue distinguir diferenças.

A não ser que você pretenda fazer scratches ou manobras arrojadas, utilize algo em torno dos 15 ms. É mais seguro. Lembre-se do ditado: devagar e sempre. :)

9 – Atualizar? Nem sempre.
Comumente vemos muita gente dizendo que sempre devemos manter drivers e tudo o mais atualizados. Bom, isto é verdade em parte: se algo não está quebrado, então não tente consertar. Faça atualizações somente se tiver certeza que vai resolver algum problema que está tendo, e se não está tendo problema algum, não mexa. Atualize, sim, anti-vírus e anti-spyware e correções de segurança de seus programas de Internet, mas quanto aos drivers e aplicativos essenciais, muito cuidado — pode ser que durante uma atualização alguma incompatibilidade aconteça.

10 – Windows saudável, performance saudável
Por último, não poderia deixar de citar a clássica dica: mantenha seu Windows limpo e organizado. Evite instalar muitos programas, desfragmente o disco rígido regularmente, e desligue programas que não estiverem em uso — anti-vírus em especial. São várias dicas de otimização que podemos encontrar facilmente pela Internet, e que nem cabem citar aqui. Procure visitar sites como o Baboo e o Fórum PCs, eles estão repletos de dicas sobre como melhorar a performance do Windows e mantê-lo saudável.

Tem mais alguma dica importante que ficou de fora? Então deixe ela em um comentário logo abaixo. Assim que tivermos mais dicas novas, vamos publicá-las aqui no Submusica. Até a próxima!


Tags: , , , , , , ,


Sobre o autor



79 Responses to Áudio no Windows XP para DJs

  1. jackson says:

    eu estou com o wind xp mas era o vista enfim fikei sem audio oq eu fço para intalar o driver de audio.

  2. Genilson S. Varges says:

    …Há estou usando com o VirtualDJ 5.2.3

  3. Genilson S. Varges says:

    Mto bacana suas dicas…Mas aí, estou c/ uma BCD300, e kmo vcs já devem saber, existe uma incompatibilidade dela com “chipsets Itel”, simplismente ñ rola, trava toda hora, até consegui um resultado bacana c/ o drive Asio4ALL, mas ele anula a autoescuta, *Meu notebook é um HP Pavilion dv2000 c/ 2G de RAM Centrino DUO, se alguem já tiver encontrado uma solução para esse problema eu agradeço se postarem *Há!! e por favor passem o passo-a-passo.

    Grato!!!

  4. Ski Morales says:

    Cara, muito legal sua iniciativa de trocar experiencias com todos, parabens.
    Tive praticamente todos os problemas do mundo com o windows usando os principais softawres do mercado, e digo:
    Para poder estar sempre tocando com confiança é necessário muito gasto de tempo em pesquisa e energia em manter o sistema estável.
    Isso requer um conhecimento apurado sobre windows (malicias, manobras e procedimentos especificos que não é comum ao uso convencional) e dos softares usado.
    É um processo constante e trabalhoso sendo que depois de tanto esforço, perseverança e dedicação, o resultado é sempre o mesmo. Pau do windows… Pau no software… Ruidos e travadinhas no audio.
    A diferença é que se a pessoa tiver um ótimo conhecimento e souber cuidar super bem de seu sistema windows os problemas surgirão com menos frequencia e a confiança no funcionamento vai ser mais duradouro. Até ir por agua a baixo do mesmo jeito.
    Existem dois caminhos:
    01 – Formata tudo e recomeça todos os processos de instalações, atualizações, ajustes, crackes, plugins, virus, e todas as manobras e malicias pra deixar o sistema como novo (isso esta longe de ser simples facil e rapido).
    02 – compra um Mac.

    Com muito mais muito esforço comprei um e a dois anos de uso constante ele nunca travou e nem foi formatado.. acreditem.
    Não gasto nem um decimo do tempo que gastava antes em manutenção e não troco ele por nada.
    Valeu pela troca de informação..
    Grande abç.

  5. Mauricio says:

    Olá.

    Instalei a BCD3000 e está tudo ok: os botões funcionam, etc…mas há um “pequeno” problema: o som não sai! Não tem som!

    O que faço?

    Obrigado.

  6. Dj Gio says:

    Pessoal estou tendo problema com minha BCD 3000.

    Qndo estou fazendo mixagens depois de um certo tempo, o som começa a distorcer ( Os volumes não estão no talo, estão no médio), e so volta ao normal qndo fecho o traktor e abro de novo.

    Alguma dica?

  7. Celso says:

    Gostaria de saber como faço para configurar a pre-escuta do Traktor 3 e Virtual DJ 5.0 pois minha placa de som é a Realtek, PC Acer.

    grato
    Celso

  8. Carlos says:

    Hehehe… hoje em dia o mico é travar o PC ou ele desligar sozinho…

    Na minha época, o micaço era ter agulha pulando…

    Novas tecnologias… novos micos!

    hehehhehe

    Paulo, me manda um e-mail que te dou os drives do bcd3000: carlosedgi@hotmail.com

  9. diogo ( dj barros udia minas) says:

    to pensando em utilizar o serato scratch live , pois quero trabalhar com as technics , alguem ai sabe dizer se trava , ou se da pal?????????

  10. paulo leite says:

    E ai galera td certo…..
    queria saber se alguem sabe aonde baixar o software para o BCD3000, pois tenho o aparelho tenho tbm o traktor mais perdi o cd do bcd…. se alguem puder me ajudar ficarei grato

  11. Pingback: BCD2000, Traktor e Midi Rules @ DJ BAN

  12. Pingback: Midi, a revolução sem volta - Parte 2 @ DJ BAN

  13. Pingback: BCD2000 no Vista e atualização do Midi Rules @ DJ BAN

  14. Israel soares says:

    cara ademilson, tente procurar no site do fabricante um driver de audio mais atualizado ou desinstale o driver a instale novamente. ja tive um problema identico com um notebook da positivo que tive. e resolvi desta forma.
    acho que vale a pena tentar.

  15. ademilson mendes bispo says:

    Colega dj, ótimo seu tutorial. TEnho o torq conectiv num laptop de 2G de memoria RAM e só uso para tocar. Quando toco as musicas tem pequenas “falhas”. Como resolvo este problema. Obrigado e grande abraço. DJ TURN

  16. Israel soares says:

    opa. me desculpem. me esqueci de mensionar que este procedimento se deve tentar quando os aplicativos ou drivers nao funcionarem quando instalados de forma normal.

    Israel Soares

  17. Israel soares says:

    caros amigos, sempre que instalarem algum programa no vista, clique no aplicativo com o botao direito, clique na aba compatibilidade e marque compativel com o windows xp. este procedimento costuma dar certo.
    abraços.

    Israel Soares

  18. marco says:

    sorry!!! estou usando o windows vista!!!

  19. marco says:

    Olá amigo, tudo bem? Já conseguiu resolver este problema no seu note? Estou tendo o mesmo problema, só estou no vista!!! []s

    [quote comment=”6934″]Colegas estou com um problema na instalação dos aplicativos da BCD2000 toda vez que abro o b-dj pra escutar ele, da uns estalos na musica logo no começo, ja diminiu a lantencia deixei no min 4ms depois entre 10 e 12 ms e ainda assim continua não sei mais o que fazer, e tambem ja desabilitei dodos os drives que não irei usar, o estralho e que sempre da um erro no arquivo atualizada que consta no site da BEHRINGER, o meu Notebook e um acer Processor: Intel Core Duo T2310 1 GB HD 120 a placa de som que utilizo é Realtek Audio Driver v6.0.1.5413_R167 será que pode ser ele que gera esse problema pois quando instalo o BCD2000 Driver Update
    Version 1.1.1.0 (952KB) na ultima atualização do Driver VDM existe alguma dica para que o som não de esse erro no Desktop ele funciona perfeitamente.
    No aguardo.[/quote]

  20. israel soares says:

    insira o cd da sua mobo e mande instalar o driver de audio novamente.. so isso.
    abraços.
    Israel Soares
    msn: israelinformatica@casadoepi.com.br
    skype: israelsoares1
    email: djisraelsoares@gmail.com

  21. Bruna says:

    Eu consegui nao sei como exclui o meu dispositivo de audio, sera q vcs poderiam me ajudar e instalar novamente…
    ja fiz de tudo, ja tentei pela alto-ajudo do proprio computador mais nada da certo…
    sera que eu terei q reinstalar ele de novo? mais eu nem sei com fazer isso

  22. claudio says:

    Gosto muito de trabalhar com mixagem digital, essas suas dicas tambem servem para pc?

  23. Pingback: Mais BCD « bevi’z noizzze

  24. Anderson says:

    Muito legal as dicas de estabilizar o Rwindows.
    Bom, minha colaboraçao, desculpem se alguem já escreveu antes, eu não li todos os comentários… é a de depois de instalar tudo e tiver pronto pra bombar as pistas, deve-se usar um pouco, alguns dias e fazer uma CÓPIA DA PARTIÇÃO ONDE O RWINDOWS ESTÁ INSTALADO.
    Aí fica mais fácil da próxima vez de instalar, é so retornar a cópia. todos os programas e ajustes já prontos.
    Existem vários programas, pagos e free de boa qualidade que se encontra na WEB.

    Abraços

    DJ ASS

  25. DUDA DJ says:

    ai as dicas de como configura not book foi bacana valeu manos

  26. vinicius says:

    [quote comment=”3292″]Show.

    Pode ser meio banal, mas vale a pena dizer que deve-se tirar todos os sons do Windows, imagina aquela batida estupida nas caixas sendo interrompida por um somzinho idiota de usb novo conectado hehe.

    Aqui no PC eu uso o Traktor 3 e o Audacity gravando. O esquema dos canais é bizarro, tem duas saídas (canal 1 e 2 para o mixer), uma entrada (master out do mixer, que é gravado pelo Audacity) e mais uma saída com o master out para as caixas. Isso tudo em uma SoundBlaster Live 5.1 com os drivers KX. Funciona perfeitamente!

    Futuramente quero arrumar um Akai MPD24 para deixar de sampler e poder controlar os efeitos do Traktor pelos knobs manualmente.

    Ótimo post![/quote]

  27. é verdade says:

    [quote comment=”3284″]ótimo tutorial. O díficil é convencer os configurar a mente dos xiitas que insistem em dizer que DJ de verdade só toca com vinil… :P[/quote]

    Mas é verdade mesmo irmao, dj de verdade só toca com vinil. Usar mp3 é simular uma discotecagem. Só lamento

  28. israel soares says:

    meu caro angelo.
    seu problema pode ser o driver de audio. desinstale o audio e instale novamente. caso nao funcione tente atualizar a bios buscando o software no sido do fabricante da sua mobo. eu tive um problema parecido e resolvi desta forma.
    caso precise de alguma dica entre em contato pelo msn.
    israelinformatica@casadoepi.com.br
    abraços. ate+

  29. Angelo says:

    Gostei muito das dicas e gostaria de perguntar,nao sei se é oportuno mais ai vai.To com um pc C2D-E4500,mb P5GC MX1333,2giga memory dual channel.Instalei vegas 7.0 tudo corria muito bem até contrair virus.Formatei o pc e agora quando movimento a interface do programa o audio falha.Ja atualizei chipset,e outros,mas a falha continua.O que podera ser???Será q estragou a placa mãe,a bios ou algo mais???Estou curioso por isso.Se voçe puder fazer algum comentário sobre isso,me ajude…Muito grato!!!!Angelo Artur.Parabens pelos conhecimentos.Boa Sorte!

Voltar ao topo ↑

Google+