Boatos existem desde que o mundo é mundo. Mas parece que quando o assunto é “festival gringo”, a coisa realmente pega fogo. Ainda mais quando dizem que vai rolar por aqui edições de alguns dos festivais mais aclamados do planeta.

Já estamos a milhão com o Tomorrowland Brasil, que vai acontecer logo menos, nos dias 1, 2 e 3 de Maio na Arena Maeda em Itú (SP). Esse foi um anúncio e tanto, visto que, atualmente, o Tomorrowland é o desejo de consumo master de 10 entre 10 admiradores de música eletrônica. Ele é tido como um divisor de águas. E se formos analisar bem, este é o primeiro festival com um foco maior no estilo EDM a rolar por aqui. Tudo bem que o XXXperience atualmente tem um lineup predominante de EDM para o seu mainstage, mas essa não era sua essência desde o início. Foi um festival que se adaptou ao cenário e ao mercado, ao contrário do Tomorrowland, que tem suas raízes fincadas na música da cena mainstream (vertentes de house, progressive, electro e, claro, EDM).

UMF - Ultra Music Festival

UMF – Ultra Music Festival

 

O que nos leva a crer que uma próxima edição do Ultra Music Festival poderá ser um sucesso aqui. Depois do Tomorrowland, o UMF de Miami é um dos festivais mais procurados por brasileiros. E apesar da última edição (que aconteceu em 2011) não ter sido boa em termos de público, trouxe um lineup variado e com tendências como Alesso, Swedish House Mafia e Major Lazer. Então se rolar, é capaz que continuem seguindo a tradição da versão americana, trazendo artistas desse seguimento. Só nos resta saber se as organizações daqui do Brasil e da Argentina vão se acertar no que diz respeito a datas. Parece que este é o único empecilho que têm segurado a organização de fazer um anúncio oficial sobre o festival acontecer ainda este ano no Brasil.

djban-emc-edc-las-vegas

EDC – Electric Daisy Carnival

 

Outro festival americano que deve aportar pela primeira vez em terras brasileiras é o EDC – Electric Daisy Carnival, festival produzido pela Insomniac originalmente em Las Vegas. É um festival que acontece no autódromo de corridas onde rola a Nascar e une música eletrônica, atrações circenses e muita, mas muita cor das luzes de atrações de parque de diversão como roda girante e muito mais. Um portal de notícias de entretenimento aqui do Brasil afirma que o EDC vai acontecer aqui em São Paulo, em Dezembro, no Autódromo de Interlagos, e que a produtora da versão nacional será ninguém menos que a T4F, que já tem nas mãos a produção do Lollapalooza. O EDC já conta com edições no México, Porto Rico e Inglaterra, e nos Estados Unidos o festival também acontece em Nova York e Chicaco, além de Las Vegas. O line up também é predominante com EDM e vertentes de Bass Music, levando artistas como Tommy Trash, Avicii, DVBBS, Calvin Harris e muito mais.

djban-emc-sonar-flux-pavilion

Flux Pavilion se apresentando no festival Sonar

 

Mudando um pouco de estilo, outro festival que promete mais uma edição verde e amarelo ainda este ano é o espanhol Sonar, que já esteve por aqui em 2012 trazendo Kraftwerk, James Blake, Chromeo, entre outros. Em 2013 o evento chegou a ser cancelado por falta de patrocínio, dois meses antes de seu acontecimento. Fontes afirmam que a edição de 2015, prevista para acontecer em Novembro, trará o Daft Punk, que fechou um acordo com a organização principal do Sonar, lá em Barcelona, para fazer uma tour mundial.

Mesmo o Brasil estando em um período extremamente complicado se tratando de economia e política, o que devemos fazer é torcer para que sim, estes eventos realmente venham para o Brasil, pra fortalecer nosso país e nos colocar definitivamente no calendário do mercado da música eletrônica. E que todos eles tenham muito, mas muito sucesso. Coisa boa é pra se apreciar!

Deixe um comentário