Notícias

Proposta de design para Sennheiser tem toca-discos com partes recicladas para promover a marca

Poucos sabem, mas minha formação na faculdade é Publicidade e Propaganda, então vez ou outra gosto de dar uma fuçada em blogs sobre design. Em uma dessas passeadas internéticas acabei encontrando uma matéria super bacana sobre uma proposta de brand design feita para a Sennheiser.

Deixo aqui traduzido o post original, do blog FastCoDesign.com e as fotos desse trabalho super bacana, que visa melhorar a imagem da marca (na parte do visual mesmo, porque na qualidade todos sabemos que eles são f*da!).

+ Garanta seus produtos Sennheiser na #DJBanLojaVIP

A Sennheiser tem um problema de branding. Embora a empresa de áudio alemão já exista há mais de 60 anos, apenas 10% dos consumidores de fones sabem o seu nome. O designer Matthew Lim acha que ele pode ter a resposta para aumentar o reconhecimento da marca e capturar esse mercado cobiçado dos jovens entre 24 e 35 anos: o EcoVinyl, um kit de toca-discos e fone feito a partir de materiais sustentáveis.

djban-emc-sennheiser-design-02

Lim desenvolveu o conceito no Art Center College of Design. “Eu tomei nota que a Sennheiser fez algumas ações para a empresa ser mais sustentável através da introdução de embalagens totalmente recicláveis. O próximo passo é fazer com que o próprio produto seja mais amigável ao meio ambiente”. Ele escolheu um papelão de alta densidade, que é muitas vezes usado para caixas de fechamento do sistema de áudio por causa de sua capacidade de realizar reverberação de som; cortiça para a plataforma giratória do toca-discos e fone de ouvido; e alumínio, para produzir um corpo durável. O preço estimado seria de US$ 350.

Qualquer um pode comprar um toca-discos usados no eBay por menos que isso, mas, como Lim aponta, você ainda pode ter que comprar hardware extra (um amplificador, equalizador de ajuste, etc.) para deixar o equipamento “do jeito”. O Eco-Vinyl, por outro lado, está printinho pra usar. Além disso, argumenta Lim, a sua pegada de carbono é mínima, com 45% de fibra (que é reciclável e biodegradável) e um corpo de metal que pode ser facilmente removido com uma chave Allen e reciclado.

djban-emc-sennheiser-design-01 djban-emc-sennheiser-design-03

Infelizmente a Sennheiser não se comprometeu a produzir o projeto. Mas a ideia de Lim está em stand by pra ser lançada em outro lugar, em um outro momento, até mesmo com uma outra marca.