Notícias

Como se faz música eletrônica?

Para você que quer produzir suas próprias músicas e não sabe por onde começar, um guia rápido para explicar a como é feita a produção de música eletrônica hoje em dia.

Quase todo som eletrônico lançado atualmente é criado e finalizado em computadores, através de softwares como o Ableton Live, Reason e Logic Pro. Eles também podem ser utilizados para produzir músicas de rock, reggae, clássicas, enfim, qualquer estilo musical.

Esses softwares têm instrumentos virtuais, os chamados sintetizadores, que servem para criar baixos, teclados e outras partes da música, nota por nota.

A bateria (bumbo, caixa, pratos, percussão, etc) costuma ser criada com a utilização de samples (partes de áudio) e loops. Os loops, samples e instrumentos são colocados em sequência na “linha do tempo” do software, sendo que cada parte da música (baixo, bateria, voz, etc) ocupa um canal ou faixa, tendo controles individuais de volume, equalização e outros parâmetros.

logic-projeto-djban

Projeto de uma música no software Logic Pro

Os efeitos utilizados na produção de música eletrônica fazem toda a diferença, e variam desde delay, reverb e chorus até plugins muito sofisticados, capazes de criar e sequenciar efeitos complexos.

Plugins, aliás, fazem toda a diferença na produção atual. Eles são produzidos por diversas marcas e podem ser abertos dentro de diferentes softwares, ampliando o leque de opções dos produtores e substituindo hardwares grandes e caros.

Ainda assim os hardwares ainda fazem uma boa diferença na hora de finalizar a música, em um processo chamado masterização. Ele consiste em uma série de acertos e melhorias na música como um todo, deixando a faixa em um padrão comercial.

Quais equipamentos eu preciso ter?

A princípio você precisa apenas de um computador, um software de produção musical e um fone de ouvido dão conta do recado.

Porém, outros equipamentos podem auxiliar na hora de produzir com qualidade. O kit básico que indicamos para um home studio é formado por placa de som (para gravação e reprodução de áudio com qualidade), monitores de referência (caixas de som que têm resposta plana de frequências), teclado MIDI (teclado que auxilia muito na criação de melodias e até batidas. Ele não tem som, apenas reproduz os sons do software) e claro, um bom computador.

estudio6-004

Estúdio 6 na DJ Ban – EMC

A acústica do seu estúdio/quarto/sala também faz uma boa diferença na hora de ouvir a música e saber se ela soará bem em outros ambientes. Se não for possível fazer um tratamento adequado, pode ser melhor fazer seu som com fones de ouvido próprios para produção musical, como os KNS da KRK.

Mas como em qualquer atividade, o resultado depende muito mais do conhecimento do produtor do que dos equipamentos que ele possui. Por isso recomendamos sempre que os alunos do curso de produção musical façam primeiro o curso e depois comprem os equipamentos.

Quer começar a produzir suas próprias músicas? Conheça nossos cursos de produção musical!

+ Conheça os principais instrumentos virtuais para música eletrônica

+ Curso de Produção Musical

+ Equipamentos para DJs e produtores na Loja da Ban

Deixe um comentário