postura-correta-pcHoje em dia é comum as pessoas passarem horas em frente ao computador. Se você for produtor musical, ficar horas produzindo músicas sem parar deve ser uma rotina constante.

A postura correta em frente ao computador é essencial para não sobrecarregar o corpo e a mente, evitando dores musculares e tornando suas horas muito menos cansativas.

Veja abaixo alguns exemplos e dicas para melhorar sua postura.

postura corretaA imagem contém alguns cuidados importantes. Duas ressalvas: O topo do monitor deve estar na altura dos olhos, na imagem está um pouco abaixo. Você também pode usar um apoio para os pés que permita esticar as pernas, favorecendo a circulação, como mostra a imagem abaixo:

postura_c1

O mouse também deve estar próximo ao corpo e é recomendado evitar usá-lo. Comandos e atalhos de teclado ajudam a evitá-lo e dinamizam suas tarefas.

postura4Dicas

  • Utilize uma cadeira confortável que apoie bem as costas. Caso não haja apoio, utilize uma toalha enrolada ou almofada dura.
  • Se não houver apoio para os braços, apoie os dois braços na mesa.
  • Use um mouse grande o suficiente para apoiar sua mão sobre ele.
  • Um modo prático de verificar se a tela do computador está à uma boa distância é esticar o braço e verificar se somente a ponta dos seus dedos alcança a tela.
  • Descanse de 5 a 10 minutos a cada 1 hora em frente ao computador. Ajuda a relaxar o corpo, descansa a visão e melhora a concentração.
  • Produtor: alie essas dicas de postura ao posicionamento correto dos monitores. A distância entre você e os dois monitores deve ser a mesma entre um monitor e outro, formando um triângulo de lados iguais entre você e os dois monitores. E descansar após horas de trabalho faz bem também aos ouvidos, já que nossa audição vai ficando menos apurada depois de muito som alto por tempo prolongado.

Vídeo 

Achamos esse ótimo vídeo na internet que contém dicas para quem usa laptop ou não costuma usar o computador apoiado em uma mesa. São dois minutos: