A Native Instruments deu uma provinha de sua nova controladora em ação no Winter Music Conference deste ano. DJs como Uner, MK e Dubfire se apresentaram usando, ao que parece, um equipamento que lembra um pedaço da Traktor Kontrol S8. Seria um substituto da X1 MK2? Continue lendo e você saberá mais sobre o mais novo hardware da empresa alemã.

O que sabemos sobre a nova Traktor Kontrol?

djban-emc-Traktor-D2-Layout

djban-emc-NI_Traktor_Kontrol_S8_Rear

A imagem acima mostra um mockup de como imaginamos ser a controladora, dentro do que pode ser observado na transmissãoo do WMC. É um controlador comutável tirado de um lado da Traktor Kontrol S8, como se estivesse isolado do mixer. Essa é uma fota retirada do Facebook do DJ Uner, onde podemos ver melhor cada unidade da controladora montada em um setup.

Here they are!!! D2 Controllers!!! TRAKTOR <3

Posted by UNER on Thursday, March 26, 2015

Basicamente estamos olhando para a sessão de deck da Traktor Kontrol S8 com 4 botões extras no canto superior direito, com controle de 4 canais e o Touch Strip, que substitui os jog wheels.

A Traktor D2 está mirando todo mundo que gostou das telas e layout da S8 mas não tem interesse em adquirir uma controladora girantesca. Estes são os fatos té agora:

• Não há placa de som, é apenas um controlador.
• Há duas portas USB extras para conectar placas de som, outros controladores, etc.
• É grande! Tem quase o dobro da largura da controladora X1 e é um pouco mais grossa também.
• O deck é comutável e é projetado para controlar duas músicas no Traktor.
• Com base nas telas, e tamanho este será provavelmente bastante caro e certamente mais do que a série X1.
• Parece haver algum tipo de pés expansíveis que alinham a controladora à altura do mixer.
• A unidade irá provavelmente exigir uma fonte de alimentação.

Essa controladora cimenta o futuro que a Native Instruments ambiciona para seus usuários e uma nova controladora com jog wheels ou um cdj alternativo parece improvável em ser fabricados.

O que ainda não descobrimos?

djban-emc-Kontrol_D2_Dubfire-tight

O manuseio dessa controladora parece muito similar ao do Traktor Kontrol S8 mas ainda existem detalhes que ainda não foram desvendados:

  • Ela poderá ser custumizada como a Kontrol X1 – especificamente com mapeamento MIDI?
  • A intenção da Native Instruments é substituir a série de controladoras X1? – esperamos que não!
  • Qual será o seu valor?
  • Quando será lançada?
  • Qual será seu verdadeiro nome? (Já que S2 já existe, poderia ser S1?) De acordo com o Facebook de Uner chama-se Kontrol D2.

A questão do mapeamento é uma grande incógnita. Se este controlador é bloqueado como o S8, e nós suspeitamos que será devido às telas, em seguida, muitos usuários Pro não pode adotá-lo. As telas e o remix deck integrado são muito convenientes, mas provavelmente não vale a pena perder manuseio customizado.

djban-emc-Kontrol_D2_Stems

Dependendo do seu valor este poderia ser um controlador que faria novos DJs abandonarem as Traktor Kontrol S2 e S4 e partirem para um controlador que não custe os olhos da cara, como a S8.

O que realmente preocupa é o seu tamanho e o peso, mas o nível do controle e significativamente maior do que as opções portáteis que existem. Acreditamos que muitos DJs vão preferir continuar usando uma X1 pelo seu tamanho compacto, enquanto os amantes dos CDj ainda preferirão utilizar um pen drive até a Native Instruments oferecer um excelente motivo para eles começarem a usar o computador.

Vamos aguardar pra ver o que a Native tem guardado na manga. Logo mais traremos novas informações.

Fonte: DJTechTools

Deixe um comentário