Notícias no image

Publicado em 17/06/2010 | por Ban

25

Volume 97 especial, homenagem ao DJ Ricardo Guedes…

O microfone usado para passar informação com seriedade e espontaneidade, músicas em primeira mão ou a hora certa de inserir clássicos que ele mesmo criou, além de festas ou jargões como “A Poderosa Energia 97″ ou “Emborrache o brinquedo duas vezes pois as aparências enganam” está sem seu usuário iluminado. Em homenagem, os DJs Vadão e Marky, em companhia de Caroline Guedes, filha do nosso grande Ricardo Guedes farão nesse sábado um programa especial na Energia 97, “casa” dos principais DJs do Brasil e que claro, também contava com a insubstituível participação desse que nos deixou em 14/06 passado. O Volume 97 especial vai ao ar dia 19/06 as 5 da tarde pela Energia 97 FM ou através do website da emissora. A certeza de audiência com qualidade a apreciadores da Dance Music existe sempre, ainda mais num sábado com dobradinha de dois ídolos gigantes como Ricardo Guedes (in memoriam) no Volume 97 e Marky no Terremoto, ação que nesse sábado tenho certeza, se multiplicará por vezes e vezes, afinal, é possível que os tempos dos programas se juntem, logo, uma homenagem digna para um dos precursores de tudo, exatamente tudo o que temos hoje no mercado de Dance Music, seja no rádio, festas, clubs, cursos, etc. Você pode ouvir os programas baixando os arquivos aqui. Obrigado André Bueno.

DJs Vadão e Marky, preciso dizer algo ? OK! Um esteve sempre lado a lado do Guedes e participou em conjunto da construção da cena que temos hoje, e outro, que mesmo sendo um seguidor de ambos e aparecer só depois de um tempo em que esses dois já reinavam, acabou por seu talento nato a se tornar também um Rei. Esse é o processo! Como quem é Rei, não perde a Majestade, poderia citar muitos nomes (Reis) a fazer essa homenagem, mas acredito que a escolha tenha sido ótima, que nos proporcionará maravilhosos momentos em lembrança das grandes músicas que o Guedes fez acontecer, tal qual os anfitriões Vadão e Marky participaram e ainda o fazem. Imperdível e parabéns Energia 97 por nos proporcionar isso. Saudações aos familiares do nosso eterno Guedes, que para eles, um filho, pai, irmão, marido. Para quem consome música, ele foi um ícone, um Rei que deixou seu legado.

O professor e um de seus alunos…

Em meados de setembro/09, recebi uma ligação do Guedes, que precisava de uma sala temporária para tirar seu estúdio de casa pois seu filho estava prestes a nascer. Calhou de termos feito uma mudança na djban e a sala que usaria para uma função, oferecemos a ele, que montou o estudio por aqui para gravar seus programas bem como novas tracks, etc. Então passamos bons momentos, demos risadas, trocamos músicas, nos deu a receita de seu regime a la suco de uva aurora, falamos sobre música muitas vezes e a cada uma boa que ele ouvia daqui ou eu de lá, vixe, parávamos tudo literalmente! Reportar isso por audiência ? Não! Por estar muito honrado! House ? Não! Um DJ sabe e tem muito mais do que um estilo musical, mas para isso, é necessário ter bagagem e “estilo”. Essa “escola” poucos alunos tiveram ou captaram, então, são poucos que sabem fazer um casamento, uma festa de 15 anos, tocam em grandes festas que nos remetem ao passado como as festas do Energia na Véia e muitas outras ou festivais atuais como Spirit Of London…

Só restam lembranças do mestre e ainda temos vosso estudio montado.

Um dos ícones para ele é um dos vilões de Star Wars, Darth Vader. Guerra nas estrelas ? Não! Temos quem lutou por ideais para termos o que temos em se tratando de Dance Music. E essa estrela nunca deixará de brilhar.

Falando como diretor da djban e citando na primeira pessoa, leia que “eu” significa a djban. Fui algumas vezes na Contra-Mão, casa noturna que abriu em 1980 e fechou em 1992. Na época que ia, juntamente com alguns amigos, o Guedes era o residente e claro, um dos motivos em ir era vê-lo fazer as “pegadas” que só ele podia fazer. INCRÍVEL como sempre! Montei minha equipe de som em 88, DJ profissional em 92, fui para o rádio a partir de 94 onde tive a oportunidade em apresentar alguns programas quando pudemos trabalhar na mesma rádio, e esse meio de comunicação foi uma das principais maneiras de seguir seu trabalho, por isso que espaços na Energia 97 FM há mais de 10 anos nos enobrece. O ápice da minha época a ouví-lo foi na Nova FM Record, mas sei que ele já havia trilhado um belo caminho. Depois, a oportunidade em tocar na primeira festa dividindo a mesma cabine (orgulho master), a contrata-lo para tocar numa festa que estive na produção, a tocar juntos em outras, a intermediar algumas e continuar sempre a respeitá-lo com um Professor, até termos a oportunidade em tê-lo no nosso espaço, e que só existe porque caras como esse puderam me inspirar. De Fã a atuar no mesmo segmento e depois muito mais próximos… E olha que isso representa apenas 2% da carreira dele (30 anos) ou seja, muita história pra contar sobre muito do que ele pode juntamente com outros feras mexer, fazer, mudar, incentivar, comprar brigas, impor, trazer, mudar de novo, etc. Professores são professores! Obrigado pelas lições. Se tivermos caras que façam 1% do que vocês fazem/fizeram, daqui mais 30 anos talvez teremos Dance Music.

O Professor e alguns de seus alunos…

Quando você perdeu um ídolo ?

Um exemplo (ao qual também muito senti) foi Ayrton Senna. Perdemos um cara que conquistou o mundo inteiro e fazia nossas manhãs de domingo melhores com suas vitórias. Não importava se para conhecedores do automobilismo ou não, como eu. Poderia citar vários ídolos de vários segmentos, mas te pergunto: No que conhecemos ou pensamos conhecer da cultura de música eletrônica, quando tivemos um caso como esse ? Que muitos, muitos, muitos DJs da atualidade, sejam os ecléticos, do Hip Hop, Techno, Dance, House ou qualquer estilo que seja tenham se baseado nele ? Sinceramente, não sou a pessoa mais apropriada para dizer TUDO o que significou o Guedes, mas sei que foi e sempre será algo grandioso, ao qual cada um que o conheceu, conviveu, trabalhou ou “ouviu dizer” poderá se manifestar. Pode não ser a nível mundial como o Senna, mas para o segmento que atuamos, um cara como esse faz e fará falta! Em 20 anos, nunca vi e jamais previa a falta que sentiria ou melhor, que sentiríamos quando ocorresse, e ocorreu!

Perdemos um ícone, mas respeitosamente (sem desmerecer essa perda enorme), temos muitos outros que estão vivos e vários desses sendo esquecidos. To falando por falar ? Não! Antes do meu site pessoal entrar no ar, já tinha um POST que agradecia e agradeço aos meus professores, mas claro, isso só vai fazer sentido ou terá valor para alguns quando for minha vez de ir pro lado de lá também. De outro modo, cada um que está lendo agora tem seu(s) ídolo(s)… Você vai lembrar dele só quando perde-lo ? É engraçado como a cultura do ser humano é, a de valorizar mais após a perda. Conhecer e conviver são situações diferentes, mas RESPEITAR cabe em qualquer uma delas… Tá de mal ? Perdoe!

Reconhecimento em vida ? Sim, ele teve muitos… Insiro alguns e o DJ History!

Alex Hunt é com certeza mais um dos discípulos do mestre Ricardo Guedes, que com grande profissionalismo realizou um projeto chamado DJ History, onde tivemos a oportunidade de saber mais do nosso professor. Separei portanto as três partes para quem ainda não viu ou para quem (como eu) gostaria de ver novamente. Obrigado Alex.

E na Festa Energia na Véia, que teria o Guedes em seu line-up, restou-nos uma bonita homenagem:


Tags: , , , , ,


Sobre o autor

Eu!



25 Responses to Volume 97 especial, homenagem ao DJ Ricardo Guedes…

  1. Harlei Cursino Vieira - Harlei DJ says:

    Eu acho que comprei um cd dele em 2006! Vou escutá-lo!

  2. Pingback: DJBan - Retrospectiva: O melhor da DJBan em 2010!

  3. Magoo says:

    Respect

  4. Pingback: DJBAN - DJ Gregão (1957-2010), sempre o MANS!

  5. Dj Alex Prati says:

    O Boom era no Sabado!

    Muitas Saudades do House Definition! By Dj Ricardo Guedes!

  6. Luís Paulino says:

    Homenagem não só a ele como também a todos nos que apreciamos a boa muisica…………

    Um abraço a todos.

    LP

  7. rodrigo_fylter says:

    R E S P E K T
    e obrigado por tudo.
    R.I.P

  8. Paco (wagninho) says:

    …Obrigado por isso Bunnys…
    Vamos chorar por um bom tempo ainda…

  9. DJ FÁBBIO 551! says:

    Bunnys, sempre que eu estava na loja do Marcão Freitas ele aparecia, DE REPENTE, como se marcássemos ou como se aquele fosse nosso ‘ponto de encontro’, coisa que nunca foi, coisa que nunca ocorreu…

    E vai doer muito passar em frente ou até mesmo entrar naquela na loja novamente e saber que ele não vai mais aparecer pra encher o local de piadas e ” tiradinhas sensacionais ”…

    (forças e paz a Carolzinha Guedes…)

    VALEU PELO ESPAÇO, BUNNYS,
    OBRIGADÃO…

  10. Andre Bueno says:

    Pois é, uma semana se passou e, a cada track que ouvimos que era a cara dele, ainda bate aquela sensação de “não caiu a ficha”, de que não teremos mais a chance de vê-lo detonando ao vivo, seja na pista ou no rádio.

    Pelo menos ficam pra gente ótimas lembranças, histórias engraçadas, sets e programas sensacionais e essa baita homenagem feita pelos monstros Marky e Vadão que foi demais…

    Valeu Bannys

  11. Adilson says:

    Professor Bannys valeu pela homenagens ao Ricardo Guedes este que fez das noites de contra mão elegrias, dos sabados a tarde com seus programas sempre maravilhosos

    Sempre é bom lembrar essa época
    Guedes nunca será esquecido !!!!

    aproveitando Abraços Bannys que tbm faz parte da minha de minha vida

    seu Ex Aluno Adilson

  12. Rafael Ramos says:

    Guedes eterno…sem palavras !

    Ele era o cara…era incrível na adolescencia ficar grudado na cabine admirando toda aquela tecnica, naturalidade e alegria…

    Tempo bom que nao volta nunca mais….

  13. andre says:

    eu frequentei a cotramão, durante quatro anos e sempre ficava, em cima da cabine do dj ricardo guedes, quando ele foi tocar na toco e receber aquele premio, eu estava la, quando ele foi tocar na
    playboi, eu mesmo sem saber como fazia para chegar la, porque era muito novo, fui tambem, fiquei perdido no anhangabau mas consegui chegar. tenho toca discos faço minhas mixagens, seguindo a mesma seguencia que ele fazia na contramão ate hoje. ate meu filho de dez anos cresceu ouvindo flash house eouvindo falar do dj ricardo guedes, hoje em dia sou empresario, e tinha um sonho de contratar ele para fazer pelo menos uma meia hora de mixagens e gravar, guardando para o resto da minha vida, quando fiquei sabendo desta tragedia entrei em prantos até meu filho de dez anos esta
    muito triste, não estou conseguindo ouvir uma musica de flash house porque começo a chorar. Vou
    precisar superar, como todos nós porque não tem como escutar mixagens sem lembrar da imagem dele.

  14. DJ Letal says:

    Infelizmente perdemos um icone, um idolo. Felizmente ficam as lenbranças de uma lenda…

    Vai com Deus.

  15. francisco ernane says:

    homenagem justa a esse que foi monstro das tecnicks o dj que com certeza arrastou multidões na época de contra mão toco e vai deixar muita saudades a todos que curtiram e curtem até hj o mundo house music e as musicas eletronicas e festas revavel meus sentimentos aos seus familiares que deus o tenha guedes em bom lugar…….

  16. Luiz Aramuni says:

    Saudades de um grande cara que fez milhares dançarem pelas tuas mãos . Obrigado por tudo !

  17. Rogerio Martos Carrilla says:

    Perfeito Perfeito !!!

  18. Pl4nt4 says:

    BIG RESPECT !!!

    ESTEJA EM PAZ OLHANDO POR NOS….

  19. Fernando Stank says:

    Guedes desligou o fio, mas o som continua sacudindo minha alma.. esse sempre foi o cara.

  20. Andrew says:

    Bunnys, parabéns pelo texto.
    Reconhecimento é a palavra-chave. Guedes fez escola, assim como hoje você também faz, e é referência para os mais novos.

    E sábado estaremos juntos – felizes, emocionados, e com os ouvidos atentos… #guedeseterno.

    Respect,
    A.

  21. Dj Bexiga says:

    Eu tive o previlégio de trabalhar com Ricardo Guedes na paradoxx music durante anos, um amigo um mestre um professor. Tive a oportunidade de conviver com esse amigo que mesmo distante sempre nos comunicamos e só levo comigo o cara feliz e profissional que ele sempre foi. Uma vez tirando foto para o meu CD fomos juntos até o fotógrafo, chegando lá Guedes disse Bexiga que bonita sua camisa verde abacate rsrsrsrs ele me pediu a camisa e acabou tirando a foto que foi para o seu CD Garage 70. Mas durante todo o tempo nós cjorava-mos mde tanto rir, qualquer coisa era motivo para uma gargalhada a-lá Guedes.

    Muitas saudades do amigo, conselheiro e professor quem não conheceu perdeu uma enorme fonte de sabedoria e conhecimento musical.
    Coloquei aqui tambem como meus amigos da djban colocaram e tambem agradeço ao Alex Hunt por este trabalho muito bacana que vou guardar com muito carinho e mostrar para meus filhos.

    Valeu guedes amigo.

    Dj Bexiga

  22. Dj Spider says:

    ótima iniciativa, parabéns a todos os envolvidos, e não poderia haver representantes melhores que Dj Marky e Dj Vadão pra fazer essa bonita homenagem ao nosso querido #GuedesEterno

Voltar ao topo ↑

Google+