A Akai Professional, marca tradicional e conceituada no segmento de equipamentos para produção e performance musical, anunciou ontem os lançamentos AFX e AMX  para o Serato DJ, controladores portáteis e completos para o DJ moderno.

À primeira vista podemos estranhar produtos com esta finalidade aliados a marca,  mas se analisarmos melhor é uma surpresa extremamente bem-vinda para um momento onde a maioria dos DJs também são produtores e vice e versa.

Os controladores seguem a linha de design dos recém lançados APC 40 MK2 e APC Mini, o que nos sugere uma nova família de produtos e a proposta de  integrar e completar a  linha de ferramentas para Live performance.

 

O AFX reúne o controle total para tocar músicas, disparar efeitos e samples. Ele controla até 4 decks, possui comandos básicos como Cue, Play , Sync e opções mais avançadas, como controle total dos efeitos, sendo 3 por deck, além de Hot Cues e Loops.

Possui 4 Pads sensíveis ao toque  e retro iluminados que podem ser utilizados para disparo de loops, hot cues e samples e variam a sua cor de acordo com a função escolhida. Possui também uma fita sensível ao toque para ajustes de Pitch Bend, variações de efeito e outras funções como buscar ou avançar um ponto na música.

AFX Akai

Um Mixer digital portátil e poderoso é o AMX , que reúne as funções básicas de um mixer de 2 canais como equalização, ganho e filtro, além de uma interface de áudio para saída do som e pré escuta com alta definição.

Ele também traz mais possibilidades já que inclue os botões Play, Cue , Sync e um Knob giratório para acesso à biblioteca musical, ou seja, é possível disparar suas tracks e tocar somente com ele. Outros grandes diferenciais são o Crossfader Mini Innofader com pequeno ajuste de curva e também duas entradas de som que são exclusivas para entrada do Sinal DVS do Serato ( Digital Vinyl System/ Timecode ).

O AMX acompanha o Serato DJ em sua versão completa, mas é necessário adquirir separadamente a Expansão DVS para utilização com Timecodes. Funciona com a alimentação direta do USB sem a necessidade de uma fonte de energia adicional.

Akai AMX

Apesar de funcionarem perfeitamente sozinhos para determinados tipos de performances , os controladores se complementam e oferecem uma solução completa quando utilizados em conjunto. A Akai Professional  faz parte do grupo que reúne entre outras marcas Denon, Numark, M-Audio e Alesis, observar isso é interessante pois já notamos no AMX e AFX o intercâmbio de tecnologias entre as marcas. Isso fica claro no design dos Knobs e Pads que são idênticos tanto em formato quanto em tecnologia aos utilizados no controlador NV recentemente lançado pela Numark .

A Loja Vip DJ Ban  é revenda oficial da marca no Brasil e já os tem disponíveis para venda, clique aqui e acesse as páginas dos produtos.