Notícias

É do Brasil! Assista 10 Documentários Nacionais sobre o Assunto

Já deu pra perceber que lá fora o pessoal leva muito a sério a cena eletrônica. Apresentamos aqui durante esse Mês da Música Eletrônica diversos documentários gringos, sobre os mais diversos estilos de eletrônico e também sobre comportamento, estilo de vida das pessoas que cercam o gênero.
Mas concordam que ficou faltando um quêzinho de brasilidade por aqui?
Com isso, consegui juntar alguns dos documentários mais bacanas sobre música eletrônica MADE IN BRASIL, divulgando o que temos de melhor na terra da cachaça… Mostrando que aqui não é só terra de samba.
Também temos na lista alguns documentários feitos por brasileiros e que não necessariamente falam sobre a nossa cena, mas na produção tem uma pontinha de brasilidade!

Dub Echoes

“Dub Echoes” é um documentário sobre o Dub, com uma incrível variedade de artistas. Fala das características que levaram a proliferação dos Sound Systems na Jamaica e como essa cultura influenciou alguns dos estilos musicais como hip hop e a música eletrônica.
Dirigido por Bruno Natal durante um período de três anos, este documentário é repleto de referencias e artistas que criaram e também ajudaram a levar o Dub em novas direções, abrangendo a música em suas diferentes formas

Eletricidade

Este documentário retrata a pré – história do Agentss, uma das bandas mais importantes da música eletrônica brasileira, já incomodados com a fama no começo dos anos 80.

Operação Cavalo de Tróia

“Operação Cavalo de Tróia” (2004) é um filme realizado pelo trio de cineastas Laura Taffarel, Thiago Villas Boas e Axel Weisz. O vídeo, que levou o Troféu Coelho de Prata do júri oficial para documentários, mostra grupos de jovens da periferia de São Paulo tentando entrar sem pagar em uma rave open air. Por isso, tramam a rota perfeita e seguem, instintivamente, o caminho mais fácil (e perigoso) para conseguirem burlar a segurança do evento. Sem dinheiro, eles driblam matas, seguranças e cachorros para alcançar um lugar à pista de dança. Ou ninguém nunca viu essa cena por aqui?

Eu, o Vinil e o Resto do Mundo

Um retrato de jovens da periferia de São Paulo que participam do maior campeonato de DJs da America Latina, o Hip Hop DJ. O sonho da música irmana moradores de todos os cantos da megalópole.

Doc Mix – A História dos DJs do Brasil

Comandando pela Cláudia Assef, jornalista da área musical e autora do livro “Todo DJ Já Sambou“, a produção conta as histórias da origem da discotecagem no país e a importância da figura do DJ na música nacional.
Além dos DJs da atualidade, como DJ Mau Mau, DJ Renato Cohen, DJ KL Jay, DJ King, DJ Hum e DJ Malboro, o documentário também traz depoimentos de Seu Osvaldo, conhecido por ser um dos pioneiros a movimentar as pistas de dança paulistanas, em 1958.

10 Anos de Música Eletrônica no Brasil

Produzido nos anos de 2001 e 2002 por Ruth Slinger, o documentário é na verdade uma montagem com diversas imagens feitas entre os anos de 1991 e 2001 aqui no Brasil, mostrando uma parte da história da cena eletrônica do país nesta época

Viagem ao Mundo Trance

Documentário que revela uma parte da história da música e das raves de trance no Brasil.

Goa

Este documentário é, na verdade, um trabalho feito por estudandes de uma faculdade de Juiz de Fora (MG). Mostra o que acontece na realidade, os projetos futuros em relação ao evento e as opiniões de pessoas envolvidas. O documentário visa discutir e mostrar o que acontece com as festas raves na contemporaneidade.
A pesquisa tem como objetivo analisar o conceito de Tribalização, voltado para o meio de comunicação e comportamental nas festas de música eletrônica.
O estudo analisa diversos conceitos das raves, mostra a história desse tipo de festa no mundo e no Brasil, além de discutir o uso de drogas nas raves.

Dubstep

Mais um documentário produzido por estudantes, desta vez daqui de São Paulo, o documentário retrata parte da cena Dubstep dos clubs paulistas. Conta com depoimentos de DJs e produtores do estilo.

Introduzindo o Drum ‘n Bass no Brasil

Uma geral na história do Drum´n´Bass Brasileiro, contando como o gênero venceu preconceitos nas periferias de São Paulo para conquistar as paradas de sucesso na Inglaterra. Essa é a proposta do DVD Introduzindo Drum´n´ Bass no Brasil, dirigido por Fernanda Telles. O documentário aborda parte da história da música eletrônica do Brasil e traz entrevistas e trechos de apresentações de Marky, Patife, Ramilson Maia, Andy e outros DJs do estilo. O filme pode ser visto usando imagens em hiperlinks que, quando ativados, contam pequenos trechos da história, como notas de rodapé visuais. Também há videoclipes e extras com dicas para DJs iniciantes pela dupla Drumagick e uma aula de produção com Xerxes de Oliveira.
Na segunda parte tem até o depoimento do nosso professor do Curso de DJ, o DJ Marnel!

Deixe um comentário