Video: M-Audio Torq Xponent em análise completa pela DJmag
Reviews - Por dudup em 06/07/2007 - 76 comentários

E chegou a vez do M-Audio Torq Xponent chegar às lojas. A revista DJmag gravou um excelente review do controlador em vídeo, fazendo a análise mais completa disponível até o momento. E apesar da aparência “infantil”, o aparelho surpreende pela solidez.
Em um ano que só se falam de controladores midi e sem novidades algumas nos equipamentos tradicionais, os controladores roubam a cena. Até sites como o clássico Skratchworx estão dando atenção total para a revolução digital — site que é totalmente voltado aos djs de performance (turntablism) e que só falava de scratches e assuntos relacionados.
O M-Audio Torq Xponent chegou às lojas, e a DJmag fez uma excelente demonstração em vídeo do mesmo, que você pode conferir clicando no botão de play logo abaixo:
Custando 750 dólares, é uma das ofertas mais caras até o momento. Mas se você somar o preço de uma boa placa de som (200 dólares) e um controlador profissional, como o Vestax VCI-100 (500 dólares), e se você ainda considerar que todos os controladores vêm apenas com versões “diet” dos programas profissionais (Traktor 3 LE, por exemplo), e que o Xponent vem com o completíssimo (e exclusivo) Torq, o conjunto da M-Audio está com preço muito atraente.
E claro, nem se compara com o preço de um conjunto de um mixer simples e dois CDJ-100 — ou pior, dois toca-discos de vinil velhos, usados, problemáticos e ultrapassados.
Conheça maiores detalhes do produto na Loja Vip Djban, preços, promoções, etc.
76 comentários
Caio
isso é bom para quem não consegue mixar direito dois discos…ainda mais com um botão de sync.
até hj, qualquer set de musica eletronica que ouvi mixado com controladores, foi extremamente robotico e tedioso. Mesmo Takkaki Itoh, tocando varias partes de faixas juntas ao mesmo tempo, não me impressionou muito.
[quote comment="4230"]isso é bom para quem não consegue mixar direito dois discos…ainda mais com um botão de sync.
até hj, qualquer set de musica eletronica que ouvi mixado com controladores, foi extremamente robotico e tedioso. Mesmo Takkaki Itoh, tocando varias partes de faixas juntas ao mesmo tempo, não me impressionou muito.[/quote]
Eu consigo mixar dois discos e acho muito bom. Aliás, conheço um monte de gente assim. Tenta escutar os podcasts dos DJs MA ou do Lucio K, aqui do Submusica, são muito bons, não sei se você os conhece, eles usam o BCD 2000.
é, mas tava me referindo mais a linha de techno e db (principalmente) quando falei de musica eletronica.
ja ouvi sets tanto do MA quanto do Lucio, que foram do caralho. Mas aquilo não tinha nada ver com tecnica ou equipamento, e sim bom gosto, talento, construção de set…
agora sets de techno que ouvi por exemplo, sei la, very very boring, sem vida, sem alma…
Na verdade acho que cada um toca com que se sentir melhor, não importa o formato. Mas como ouvinte, quero ouvir algo bom.
Caio
o fato do set do cara ser chato num tem nada a ver c ta tocando com controlador ou naum
o cara ia fazer a msm coisa com os discos
e naum eh soh pq tem o botão sync q vc tem q usar
[quote comment="4242"]e naum eh soh pq tem o botão sync q vc tem q usar[/quote]
Se ilude quem pensa que botão de sync funciona, é a mesma coisa que acreditar que mixer com BPM serve pra mixar também.
E mais importante, mixar não é acertar batida. Tá cheio de DJ que faz mixagens tecnicamente perfeitas e que são chatos e sem brilho algum, justamente porque são bitolados em suas crenças.
Lucio K
muito em breve essa coisa de perder segundos colando as batidas vai ser coisa do passado, aí a arte de mixar provavelmente vai passar pra outro nível: o dj vai ter tempo e recursos pra trabalhar muito mais a mixagem, com efeitos, loops, etc… Como uma verdadeira composição. É a tecnologia trabalhando pela arte, não pela “preguiça” ou “falta de habilidade”. Mas entendo que é difícil ter essa compreensão em um tempo como o nosso, onde ainda se ve gente pagando curso que só ensina a igualar batidas.. Como se DJ se resumisse a isso. :/
É aquela coisa, num breve futuro sempre vai ter um “velho” do lado dizendo “ah, apertando beat sync não tem graça, no meu tempo que tinha DJ de verdade, colava batidas no ouvido…” hehehehe
pois é. mas ae que ta minha maior critica em relação a controladores:
hj tem muita gente “preparando” de ante mão seus sets em casa, para tocar no Ableton Live, e só chega e “gira” botôes, para falar de uma forma bem grosseira. Acho isso muito caido, caido demais, e muito ‘clinico’ também. Por mais bem que seja feito, falta dinamica. E se for assim, acho muito melhor a pessoa fazer um live propriamente dito, uma criação propria mesma.
e em relação a tecnologia ajudando demais, vejo isso como uma faca de dois gumes, e como algo que tenho seriamente medo que vai prejudicar a arte; e considero que ja esta prejudicando. Olha o que tem acontecido nos ultimos anos. TODO mundo virou DJ. E como na vida rola muita panela e brodagens, ta cheio de gente sem talento e sem qualidade que ta dominando os cenarios, tirando espaço de autenticos artistas, que não são “marqueteiros” natos. E como tem MUITA gente que nao ta nem ai pela musica, então o monopolio acontece com mais facilidade.
Acho que esse fenomeno só vai crescer cada vez mais, e ta crescendo já bastante. E quanto mais a tecnologia “faz o trabalho” para DJ, mais facil será para um monte de pela sacos virarem os nomes da moda, virarem ” djs”, e ai, para mim a arte é prejudicada demais.
Mas principalmente, a nivel de gosto pessoal mesmo, nada supera para mim a criatividade extremamente unica, original e genial como um Dave Clarke mixa, na hora, naquele momento. A criação é ultra dele, a criação artistica é suprema, levando a (minha) mente para o ceu. Ele sim, é literalmente o controlador
Lucio K
Kalif, em primeiro lugar, realmente dj se resume a uma palavra: IMPROVISO. Pra mim quem prepara uma selecao antes nao é dj.. tá mais pra programador de ipod. Concordo nisso.
Mas essa coisa de todo mundo ser DJ.. acho ótimo! Quem sabe finalmente o publico agora, com essa enxurrada de dj, wanna-be dj, pseudo-dj, modelo-dj… comece a finalmente DIFERENCIAR um do outro?
Além do mais, essa inflação de gente que se intitula DJ no mercado nunca me incomodou. Porque tou cansado de ver que quem é ruim nao se sustenta. E quem tem um diferencial e qualidade, conquista naturalmente sua fatia de público e não é tambem ameaçado por essa ‘inflação’.
Tudo bem, hoje em dia é até mico vc dizer que é um “DJ”, hehehe.. A proporção é 99 sem nenhum preparo e cultura pra 1 decente… Mas cara, sempre foi um trabalho de ideologia e sempre vai ser… a prioridade nao é dinheiro, e sim a música.. então o normal é remar contra a maré mesmo, o normal é quebrar padroes e preconceitos e mostrar que música não é hype ou comércio, mostrar que há vida inteligente no DJ.. hehe
Então não seja pessimista e siga fazendo seu ótimo trabalho, que é de dar o melhor de si, sendo um exemplo que eleva o nível da classe. Sempre tem quem vá valorizar isso…
abs
Lucio, concordo plenamente com o que vc escreveu. boto muita fé.
unica coisa que posso dizer, é que como ouvinte, fico P da vida de ouvir musica ruim quando saio, rsrs
por isso sou um revoltado, hehe
abs
Jogo dos sete erros. Assinale as diferenças nas sentenças abaixo:
- Olha, está aumentando muito o número de assassinatos a facadas ultimamente. Vamos fechar a fábrica da tramontina, pois faca só serve pra matar.
- Ei, você mora no morro, provavelmente é traficante. Afinal todo mundo que mora no morro é traficante. Entra já pro camburão.
- Olá, fiquei sabendo que você é filho de bacana, provavelmente não passa de um playboy mimado. Não vou falar mais com você, pois eu sim sou “da rua”.
- DJ que usa Final Scratch é velho que não aguenta carregar peso e que gosta de tocar com música roubada.
- DJ que usa controlador midi é preguiçoso e toca mal. Independente de eu nunca sequer ter tocado com um, eu sei que ele é nerd e prego, porque ele não sustenta a indústria de prensadores de vinil como eu sustento cegamente, que fico à mercê de só poder comprar o que os donos de selo acham que é bom pra ser prensado, ou seja, música com chances de sucesso comercial
Se você respondeu que não há nenhuma diferença, acertou. Todas elas são 101% regidas pelo preconceito.
Lucio K
haha, genial, Dudu… Quem usa vinil as vezes nao percebe mesmo que tá totalmente sob controle, nao tem liberdade de tocar nada alem daquilo. Usar vinil no Brasil entao.. piorou. A ultima prensa de discos decente foi desativada ha 15 anos! Fora os impostos etc..
Além disso, Quando comecei a ser DJ, o DJ era o cara que pensava à frente, que trazia estilos novos, que estava ligado a tecnologia… Pena que esse conceito se perdeu tanto.
Kalif, eu compreendo, é realmente impressionante a quantidade de djs sem preparo, esmero ou qualidade tocando nessa cidade.. mas a única forma disso mudar é levando ao publico referencias melhores, assim ele poderá diferenciar melhor as coisas e sempre escolher consumir o que mais gosta.
[quote comment="4290"]Além disso, Quando comecei a ser DJ, o DJ era o cara que pensava à frente, que trazia estilos novos, que estava ligado a tecnologia… Pena que esse conceito se perdeu tanto.[/quote]
Eu vou até além, nem é uma questão de opinião ou de visão, o dito DJ é um cara que tem que estar à frente em tecnologia, em equipamentos. DJs foram os primeiros a meter a mão no prato de um toca-discos e fazer scratch, a girar o disco no sentido contrário e fazer backspin, a usar o sampler ao vivo e não em estúdio.
Foram também os responsáveis por pegar os processadores de efeitos e dar um novo horizonte — até então, efeitos ao vivo eram coisa de pedaleira de guitarra. Enfim, DJs foram responsáveis por grande parte do avanço da tecnologia em equipamentos de áudio.
Esse conceito se perdeu por culpa do ego, do cara achar que já sabe tudo e não precisa aprender mais nada. Pode observar que todo cara dito “top” segue o mesmo padrão boçal, são raros os Richie Hawtin e John Acquaviva qiue agem diferente. E aí invariavelmente o tal DJ “estabelecido” vai entrar em conflito com a garotada nos seus 20 e poucos anos, cheia de vontade de inovar, enquanto o DJ egoísta fica pagando de vovô simpson e reclamando da vida e dos tempos dele.
Sabe o que é mais legal? Isso tudo aí acontece em qualquer profissão. Essa sensação que “todo mundo é DJ” é uma visão triste, é um indicador claro que o cara só olha pro mundinho ao seu redor.
Bicho, se for assim todo mundo é advogado, todo mundo é médico, todo mundo é político, todo mundo é secretária, todo mundo é engenheiro. É só você ir trabalhar em qualquer profissão de verdade e você vai ver a mesma coisa.
Ah chega, isso aqui tá maior que um artigo. Maneiro que ninguém comenta a porra do vídeo. Só spam.
O equipamento é sensacional. Mas pisca muito. Todos os botões ficam piscando. Muita loucura. Imagina você ficar olhando pra ele a noite inteira?
Mas os caras pensam em tudo. Deve ter alguma maneira de desligar esse carnaval.
Lucio K
gostei de tudo, até do fato dele ser menor do que eu imaginava. mas nao gostei do “backspin” do bicho…
rsss
Eu vou esperar o meu Vestax chegar semana que vem, e aí começo a cogitar esse bicho. Eu nem tinha interesse nele, mas pelo vídeo eu gostei bem.
Só continuo achando o visual bem clownstep. Isso que ferra com tudo.
Aliás, outro pecado que eu acho que tem neste e no Cortex D-Mix: posição dos pitches igual nos dois decks. O pitch da direita está ótimo, mas o da esquerda tinha quer ser pra fora, não onde está. Fica horrível assim.
leo
As pessoas tem medo de “tecnologia” nova, e pelos comentários eu vi isso!
Tem medo do “talento” delas serem substituidos por um simples botão, e por pessoas com menos preparo!
Mais QUE VENHA A TECNOLOGIA, fazer um live PA, com um desses a mais no “set” de equipamentos, será otimo, e esse é a minha escolha para controlador midi!
Mais, vou pegar 2 pick up e um mixer!
Mais vamos que vamos!
Se eu tivesse grana e espaço em casa, teria toca-discos, fita cassete, cd-j, até uma sonatinha da turma da mônica e um deck de fitas de rolo.
Tocar é sempre legal, não importa o tipo de mídia que você utiliza. Eu gosto é de música, não de disco.
sabaO*
Desculpa eu li pouco mais li alguns saudosistas aki falando coisas q se diziam a 10 anos atras so q de forma diferente.
pq a 10 anos atras Vinil era tudo CD nunca ia tar com nada..
tudo evolui nao tem como a gente nao pensar q MIDI nao vai ser o futuro ja q ele usa o laptop q tem capicidade pra infinitos CDS, dai acabam se as cases a acabam as parafernalias mais tudo isso e pura e simples evouluçao ou vc acha q voar de Balao ainda eh a ultima moda?
A onda midi eh a nova tendencia e se vai ficar ou nao so o tempo vai dizer a batalha da tecnologia na linha de mixagem ja foi ganha uma vez pelo CD agora e questao de tempo pra essa tecnologia se tornar obsoleta e vir outra, e outra e outra.
e como disse o Caio se nao me engano com isso a arte da mixagem da discotecagem da um passo a frente os DJs vao ter q ser mto mais musicos do q antes. e isso por um lado eh bom ou vcs nao gostam de musica?
Bom e isso ![]()
abraço
Malloc (Portugal)
Atenção Malta = > Este M-Audio é muito melhor que o Vestax. Os faders do pitch do Vestax só têm 45mm, o que é uma #$”%&/!! O Xponent para além de todo o resto tem faders de 10mm (iguais a um CDJ) o que faz toda a diferença no que toca a incrementos de pitch. Por exemplo: É impossível ter pith a 8% e acertar duas músicas uma a 128 e oura a 128,x se tiverem pouca resolução. Não me venham com merdas de o Vestax ser de metal, porque isso não se ouve!!
Malloc, eu já recebi meu Conectiv, e o Vestax está parado na alfandega. Vou pegar um Xponent e testar lado a lado.
Eu estou 100% de acordo com você na questao do pitch, mas isso não é problema: no Traktor 3, você pode regular o alcance do pitch, eu costumo usar 3 ou 4% e ai fica numa boa.
Mas eu estou realmente inclinado ao Xponent. O Torq dá um couro no Traktor em qualquer dia da semana.
Malloc (Portugal)
Boas Dudu! Quando puderes fazer o comparativo entre os dois softwares e hardwares agradeço que exponhas aqui as tuas conclusões para que me ajudes a encaminhar o meu reduzido dinheiro.
Malloc (Portugal)
Já agora e se não for pedir muito comenta tambem o controlo que o Conectiv e os vinis a funcionar no Torq te permitem, é que como disse preciso de ter a certeza do que escolher antes de substituir os meus CDjs.
[quote comment="4406"]Já agora e se não for pedir muito comenta tambem o controlo que o Conectiv e os vinis a funcionar no Torq te permitem, é que como disse preciso de ter a certeza do que escolher antes de substituir os meus CDjs.[/quote]
Este aqui vai demorar, pois não tenho mais toca discos em casa. Já me livrei deste problema, hehe.
Mas você pdoe ter uma belissima visão do Torq, Xponent e Conectiv aqui:
Recomendo a todos, pois são vídeos muito bem produzidos e que mostram tudo no detalhe.
Malloc (Portugal)
Já vi os vídeos todos e de facto o o pack Torq + Xponent é MUITO BOm, mas o que me faz ir para os vinis (time code) é o acerto de batidas que caso o Torq só permita incrementos de 0,1, não me basta. Pelo que me pareceu nos vídeos o Torq quando controlado por midi só tem incrementos de 0,1, não é?
Não é o caso não, o 0,1 é apenas o visual na tela, uma representação . Até porque 0,1 é relativo: o 0,1 de um hip hop é igual a um 0,2 de um drum n’bass.
O que vai influenciar a performance do pitch é a resolução que ele tem, ou seja, quantos incrementos ele suporta. E nesse ponto, o do Xponent é o melhor do mercado, pois ele usa valores de bending (+1/-1, por exemplo), ao invés de valores absolutos (0,1,2,3). O pitch usa um controle de 14 bits, que permitem até 16.384 valores, ao invés dos tradicionais 7 bits, que permitem um máximo de apenas 128 valores possíveis.
Mas na prática, isso é uma questão somente de software. Vamos pegar o exemplo do BCD2000 com o Traktor 3.
O BCD2000 tem um pitch de 7 bits, então ao longo do seu comprimento de uma ponta a outra, são 128 valores.
Por padrão, o programa que vem com ele, o B-DJ, e muitos outros, usam de -15% +15%, ou seja, um total de variação de 30%.
Dividindo 30% por 128 posições, você consegue uma resolução de 0,23%. Ou seja, qualquer toquinho já faz o pitch andar umas 4 posições, o que dá quase 1%, por isso que é impossível mixar com o B-DJ, Virtual DJ e cia.
A manha é o cara pegar o Traktor 3, que por padrão usa -8 a +8%. Isso dá um total de 16% de variação de uma ponta a outra, que dá incrementos de 0,13%. Já melhora bastante a situação, mas ainda assim fica difícil mixar.
No Traktor 3, você pode ajustar o limite do fine pitch. Eu uso 3% de limite. Ou seja, o pitch passa a ir de -3% a +3%, um total de 6% de uma ponta à outra. Aí a precisão fica de 0,05%, melhor que muitos CDJs do mercado. Dá pra mixar facilmente assim.
Você vai então pensar “mas puxa, tem várias músicas que eu toco acima de +3%!”. Eu também. Aí vem outra manha que o software permite: você não precisa definir o 0% como sendo o meio do pitch. Sempre na hora de começar a tocar, eu coloco o pitch lá no que seria o -3%, e então dou um reset. Ele passa a ser o 0%, e o pitch passa a ir até o +6%, com o clique ficando no 3%.
Enfim, tudo se resolve com software. Por isso não tenho receio com o VCI-100. O Torq só vai de 8% a 50%, mas essa é uma funcionalidade que com certeza vai entrar em versões futuras, pode apostar.
Espero que tenha te ajudado.
MALLOC (Portugal)
Ajudaste muito! Obrigadão!! Uma verdadeira tese de doutoramento! Como voçes dizem… VALEU CARA!
Lucio K
dudu tá cdf em midi, hein?
muito bom.
[quote comment="4414"]dudu tá cdf em midi, hein?
muito bom.[/quote]
O mais interessante é que essa regra se aplica a qualquer pitch, não só de controladores. Todos de CDJ são assim, e todos os toca-discos atuais também.
A única exceção fica com os toca-discos Technics MK2 e MK5, que se baseiam em potência elétrica. Isto tem uma vantagem de dar uma resolução maior: você tem muito mais que 128 incrementos ao longo do corpo do pitch. Porém a imprecisão é maior, pois qualquer flutuação ou impureza no sinal elétrico faz ela variar, fazendo com que o DJ precise corrigir a mixagem o tempo todo.
Aí fica a pergunta de Tostines: mixar com pitch digital é mais fácil, ou mixar com pitch analógico é que é mais difícil?
Ramão Jackisch
Achei muito bons os comentários sobre controladores e tals.
Sou músico e to estudando e adquirindo equipamentos pra tentar uma carreira como DJ no futuro. To tentando comprar o Xponent, mas ta difícil de achar. Provavelmente nos primeiros dias a loja que conheço receberá esse controlador. Pensei em adquirir o BCD 2000 ou 3000, mas com os comentários e análises dos diferentes controladores prefiro investir logo em algo que possa suprir minhas futuras necessidades profissionais, caso eu trabalhe como DJ no futuro.
Os comentários e matérias aqui do Submusica foram essenciais para minha escolha pelo sistema digital, usando notebook + controlador.
Concordo plenamente com o fato da tecnologia trabalhar a favor do DJ. Claro que nunca esquecendo do bom gosto e talento que é, e deve ser sempre, mais importante do que qualquer tecnologia.
Parabéns por trabalharem a favor da boa música, de seu desenvolvimento e aprimoramento!
Abraços
ja chegou no brasil, mas ta salgado o preço…
http://shopping.banner-link.com.br/loja/loja.asp?loja_id=832&Pedido_Id=&produto_id=38292
nao sei se ja compraram, quem comprar de um feedback pra galera aí!
pelo preçco vou ficar com o bcd3000 msm, a menos que consiga um “importador” pra me trazer na mala! haehuaeuhea! abraços dj´s!
Bernardo
Eu também moçada, to querendo comprar, tentando comprar nas Gringas, mas não tá fácil. Se alguém souber de algum esquema, favor me avisar. Dudu, parabéns pelos comentários. Eu sou haole e estou só aprendendo, nem pseudo DJ me considero… mas chego lá. Moo, a melhor festa de musica eletronica do Brasil, no Rio. Mais uma imperdível… quem puder, acompanhe. abs, BE
Lucio K
um amigo comentou que nao tem master tempo.. achei impossivel nao ter, mas ainda nao achei uma evidencia de que tenha.. E se é bom como o do traktor (o meu preferido)
Tem sim, aliás, vem ligado por default, e consegue ser mais flexível por trabalhar com valores relativos — por exemplo, se você mapeia uma tecla para 3 semi-tons acima, ele é inteligente o suficiente para fazer o ajuste relativo dependendo do semi-tom em que se está.
Agora, se a qualidade é melhor ou não, não sei dizer, pro meu ouvido não há diferença. Inclusive porque tem quatro usos pra isso:
- Afinar as músicas no mesmo tom
- Disfarçar as sambadas
- Segurar o rojão de mixagens que ultrapassam os tradicionais limites de +/- 8%
- Fazer efeito de time stretching.
Pra mim, o principal motivo para usá-lo é o último
Videos:
E a questão dos SCRATCHES no Xponent?
Responde bem?
Dá pra começar a pensar em aposentar o vinil??
Gabriel, até dá pra fazer scratches, mas se você realmente se importa com isso, o melhor é ficar com o bom e velho vinil. Mesmo os simuladores de vinil não são o ideal ainda.
Os controladores são mais interessantes pra quem planeja mixar. Dá pra enganar e fazer uns scratches básicos no VCI-100, mas nada de triple-clicks ou uzis.
Review: E o Traktor 3 LE não passa de uma enganação | Submusica 2.0 (beta)
[...] mais o custo de um Traktor DJ Studio 3 (230 dólares), você chega perto do 590 dólares de um Xponent da M-Audio — que é um aparelho 100 vezes superior a um BCD3000 e que vem com um software muito melhor, o Torq — tudo legalizado e com o trabalho de quem [...]
Rafael
[quote comment="4303"]O equipamento é sensacional. Mas pisca muito. Todos os botões ficam piscando. Muita loucura. Imagina você ficar olhando pra ele a noite inteira?
Mas os caras pensam em tudo. Deve ter alguma maneira de desligar esse carnaval.[/quote]
Para sua felicidade existe uma opção para desligar o trio elétrico visual hahahaha
Silvio de Paula
Recebi meu xponent Estou muito satisfeito. Tirando o scratch que é meio “mentiroso” em relação aos toca discos e ate mesmo aos cdj1000, o resto é perfeito. Otima qualidade (isso ja é normal da m-audio). O drive asio funciona muito bem com baixa latencia, dando realmente a ideia de que vc esta tocando num bom cd player, alias, os botões play e pause lembram muito os das antigas dn2500 da denon. O programa que acompanha é o TORQ, otimo, mais não estou pudendo tocar com ele por dois motivos; Ainda não roda no vista (meu notebook ja veio com ele) e não tem suporte para video. Como 95% das musicas do meu set são video clips remixados por mim estou usando o Virtual dj, que roda sem problema no vista. Tive que mapear via midi todo o xponent para usar com o virtual dj. A unica coisa que não da para configurar direito são os jogs para comandar o scratch no programa. A Atomix (fabricante do virtual dj) ja prometeu suporte para o xponent em um desses proximos updates. Que atualmente esta na versão 5.0 rev2. Estou esperando agora chegar meu macbook pro da apple, ai sim, mais que nunca minha criatividade não tera limite. Em breve vou colocar um video no youtube para quem quiser conferir. Estou muito satisfeito e queria dividir isso com vcs, sei que me entendem quando temos “brinquedinhos” novos.
Boa, Silvio!
Eu em breve vou passar o Vestax VCI-100 pra frente e pegar um Xponent pra experimentar. Mas vou usar o Torq mesmo, ele é a plataforma que mais me atrai no momento.
Quando gravar seu vídeo, nao esqueça de postar lá no SubDJs: http://www.subdjs.com
Ramão Jackisch
Caro amigo Sílvio! Gostaria d saber, se possível, onde vc conseguiu adquirir o X-ponent!!! To bm ansioso p comprar ele e esperando chegar nos fornecedores dos quais compro equipos geralmente! Se puder, forneça o contato dos caras q venderam p ti! Obrigado pelas informações ai! Grande abraço…
Silvio de Paula
Oi Ramão!
Eu comprei em Miami. Mais acho que a quanta, representante da m-audio deve ta lançando isso agora, na feira da musica em sampa. O lançamento nos EUA foi no ultimo dia 28 de julho. Alguma lojas ja estão fazendo pedidos para esses dias. Não sei se posso falar aqui quais as lojas…hehe
Abraço
Alexandre Dalla
Ola amigos eu Moro nos Estados Unidos e faz 1 ano que estou parado des de que cheguei aqui Estou muito interesado em comprar um brinquedo deste também vi o Video do DUDU do vestax mais algumas coisas me desanimaram nele mais o que vcs acham qual seria melhor pra tocar ?????
Alexandre Dalla
O meu Xponent acabou de chegar e ainda não liguei prefi ele por ser mais completo realmente é muito andei trocando alguns e-mails com alguns djs que jé o estão usando e estão muito satisfeitos com esse equipamento agora vamos ver o que ele realmente é capaz
[quote comment="5264"]O meu Xponent acabou de chegar e ainda não liguei prefi ele por ser mais completo realmente é muito andei trocando alguns e-mails com alguns djs que jé o estão usando e estão muito satisfeitos com esse equipamento agora vamos ver o que ele realmente é capaz[/quote]
É, eu estou bem curioso com relação a ele. O Mikrob já recebeu o dele e estou pra dar uma conferida, colocar o meu Vestax VCI-100 ao lado dele e ver quem é o bom, hehe!
Alexandre Dalla
O que me atriu nele foi por ele ser completo o vestax achei bacana mais teria que morrer com uma placa de som e outras coisas então acho que fiz um bom envestimento agora estou aguardando o meu Laptop voltar do concerto porque eu fiz a merda de fazer um Upgrade pro vista e nada mais funcinou como ele ainda esta na garantia recolocaram o XP devolta mais em breve falo mais deteles dele !!!!!!
[quote comment="5018"]Recebi meu xponent Estou muito satisfeito. Tirando o scratch que é meio “mentiroso” em relação aos toca discos e ate mesmo aos cdj1000, o resto é perfeito. Otima qualidade (isso ja é normal da m-audio). O drive asio funciona muito bem com baixa latencia, dando realmente a ideia de que vc esta tocando num bom cd player, alias, os botões play e pause lembram muito os das antigas dn2500 da denon. O programa que acompanha é o TORQ, otimo, mais não estou pudendo tocar com ele por dois motivos; Ainda não roda no vista (meu notebook ja veio com ele) e não tem suporte para video. Como 95% das musicas do meu set são video clips remixados por mim estou usando o Virtual dj, que roda sem problema no vista. Tive que mapear via midi todo o xponent para usar com o virtual dj. A unica coisa que não da para configurar direito são os jogs para comandar o scratch no programa. A Atomix (fabricante do virtual dj) ja prometeu suporte para o xponent em um desses proximos updates. Que atualmente esta na versão 5.0 rev2. Estou esperando agora chegar meu macbook pro da apple, ai sim, mais que nunca minha criatividade não tera limite. Em breve vou colocar um video no youtube para quem quiser conferir. Estou muito satisfeito e queria dividir isso com vcs, sei que me entendem quando temos “brinquedinhos” novos.[/quote]
amigo tb uso o virtual dj e xponent, vc tem como passar o map de configuracao do virtual dj… entre em cntato pel msn
Alexandre Dalla
Poxa bacana fiquei feliz em saber que a galera esta usando e gostando deste Aparelho agora estou esperando chegar o meu Laptop.
tenho uma duvida sera que ele vai rodar legal com um Sony Vaio porque o Macbook só no ano que vem se deus quiser
Alexandre Dalla
Opa tenho uma duvida que esqueci de perguntar como tira o efeito micareta nele alguém sabe como !!!
[quote comment="5285"]Opa tenho uma duvida que esqueci de perguntar como tira o efeito micareta nele alguém sabe como !!![/quote]
Oi Alexandre!
Cara, vou te deixar o convite aqui pra conhecer o nosso fórum dedicado aos usuários do Submusica: o SubDJs. Ele fica em http://www.subdjs.com. Lá tem áreas dedicadas pra tirar dúvidas de equipamentos, e você pode abrir seus tópicos pra discutir com os outros leitores do site.
Aqui é um espaço muito limitado pra podermos abrir outras discussões paralelas. Então, fica aqui o convite pra você e todos os nossos leitores.
Um abraço!
[quote comment="4229"]Isso sim q eh controlador
quando abaixar o preço eu vendo meu bcd e pego uma dessas
curti pra caramba o video
abs![/quote]
Tenho empresa de locação de equipamentos, comprei 4 unidades do torq xponent, é showw…a única coisa que não tem(acho) é um auto dj(para mim faz falta em festas de casamento) porém é showww….já fui DJ na época do vinil. Se alguém souber se este equipamento tem auto dj, por favor me informe.
[quote comment="4303"]O equipamento é sensacional. Mas pisca muito. Todos os botões ficam piscando. Muita loucura. Imagina você ficar olhando pra ele a noite inteira?
Mas os caras pensam em tudo. Deve ter alguma maneira de desligar esse carnaval.[/quote]
Basta vc configurar…
Lucio
Tem jeito de configurar o Xponent pra rodar com o Traktor?
lsk
ai eu qero baixar esse programa porq ele é muito show!!!!
Ola! Ja possuo o XPONENT so preciso de uma ajuda como faco para fazer schatch com o aparelho???
Jones
Olá!!!
Se pudesse me ajudar num problema que tive ao mapear o Xponent com o virtual dj, n estou conseguindo escutar no fone de ouvido o que toca nos decks!
Se possível, gostaria que me passasse o mapeamento desse recurso, pois n estou conseguindo!Ah, sabes se ja saiu uma nova versão do virtual dj?
Saiu uma nova versão da torq, mas infelizmente parece ainda n ter sporte de vídeo
Obrigado pela dica
Olá Dudu…
Cara eu sou muito fã do Submúsica e gostaria de dar minha colaboração com o conteúdo deste post.
Eu comprei uma Xponent, vindo de uma BCD2000 e fiz um vídeo que eu acho que vai ajudar muitos dos nossos colegas aqui presentes a decidir sobre a compra de uma Xponent e sobre alguns detalhes interessantes dela.
Espero que o vídeo possa ajudar a todos.
http://eusoudj.blogspot.com/2008/01/apresentao-da-m-audio-xponent.html
Um abraço e parabéns, Dudu…
Excelente, Renato! Bora publicar isso aqui no Submusica, eu ando completamente sem tempo de fazer um review. Vamos nos falar, vou te mandar um e-mail.
Video aula completa sobre o M-Audio Xponent
[...] MIDI está mudando e revolucionando completamente o mercado da música, e como já vimos aqui, o M-Audio Xponent é um dos mais completos controladores MIDI do mercado hoje. Eu arriscaria a dizer inclusive que [...]
Dj Betinhuhh
eu tenhu uma torq xponent eh a melhor coisa q jah inventaram.
sem muitos cabos leve e facil de se manipular.
nao se precisa ter aquele monte de cd’s gravados ou se preucupar que naum arranhe
o investimento eh mais baixo que compra cdj e mixer mesmo..
paguei 2500,00 na minha e nao me arrependo aqui em floripa tem sido bem aceita toco em casas noturnas com ela e todo mundo fica olhando achando estranho no comeco depois de me pergunta sobre ela acha muito massa e aceita.
tem gente que faz set mais ai sao os falsos DJ.
pra ser DJ o cara tem q ter amor pelo q faz..jah vi um “Dj” fazenduh isso leva set mixado pra naum erra com cdj.
Carlos Eduardo Ribeiro
A controladora e muito boa msm ja usei e aprovo mais tambem tem defeitos
midi e o futuro mais naum se esqueçam djs,daki uns dias tbm seremos ultrapassados
pela tecnologia e seremos como toca discos nada como o modo antigo de tocar
fazer mixagens no vinil e usar o propio cdj bom tecnologia e bom mais dai vem
a instinçao do dj ….a controladora xponent em vista da bcd 3000 naum tem nem comparaçao a xponent e a faculdade enquanto a bcd e o primario bom uso aos que
possuem a xponent
Dj Totó
tem um video desse em portugues naum…. rs rs rs
mas dá pra ter uma ideia legal
Review: E o Traktor 3 LE não passa de uma enganação @ DJ BAN
[...] mais o custo de um Traktor DJ Studio 3 (230 dólares), você chega perto do 590 dólares de um Xponent da M-Audio — que é um aparelho 100 vezes superior a um BCD3000 e que vem com um software muito melhor, o Torq — tudo legalizado e com o trabalho de quem [...]
thiago
oi tudo bem com voce .
tenho uma duvida . eu virtual dj 5.0 e tambem 5.2 .
xponet e compativo a esse programa
obrigado .
Pessoal, quero dar minha opinião em realação a Torq Xponent, até agora os comentários foram feitos sobre um único estilo, ou seja, sempre usando mesmo BPM, ok
Vejam no meu caso, sou específico em Eventos tipo Formatura / Casamentos / Debutantes e outros… onde em uma festa tenho que tocar quase todos os estilos musicais para fazer a alegria de todos, e como voces disseram acima eu tbm não levo nada montado, creio que um DJ mais importante que uma bela virada é o Dj ter musicalidade, pois nada disso adianta, imaginem no meu caso ficar levando CDS ou Vinyl que contenham todos os tipos de música fica inviável..
No caso a Torq Xponent, para meu caso ela é simplesmente espetacular, os arquivos que faço uso são MP3, com tratamento no Sound Fourge, sendo assim tenho arquivos de música ´de alta qualidade para tocar na Torq e que ficam leves.
A única coisa que recomendo é que usem um No Break na Torq, pois quando a eneriga cai inesperadamente ela se desprograma e algumas funções passam a não responder, já me aconteceu isso 2x e tive que reinstalar o programa a sorte que usei o antigo “quebra Galho Virtal DJ”
Hoje após 1 ano de uso da Torq no meu caso que toco todos estilos nas festas, foi o melhor investimento que fiz, parabens a M-Audio. Obrigado a todos
Carlos
Bom mesmo é se alguém inventasse uma máquina para fazer disco de vinyl artesanal… adoraria passar o que tenho de mp3 para vinyl… incrível ninguém ter pensado numa parada assim…
Tipo… tem uma máquina que faz a forma e outra que prensa o vinyl e o corta… podia ter alguma parada de pequeno porte que podia fazer isso… falando sério… a gente só saiu do vinyl porque ficou inviável.
Carlos, parabéns!!! Você teve a idéia. Basta executar
Você disse que ficou inviável, entao responda: Inviável só para quem compra ou tambem para quem fabrica, vende ?
Eu preferia uma máquina que imprimisse dinheiro…
Dj ma
alguem pode a me ajudar …como faço pro xponent rodar no traktor dj 3
[...] clipped from http://www.djban.com.br [...]
Ae galera quinta feira estive na Djban e comprei uma Xponent.
Cheguei lá fui atnedido direto pelo Dj bannys o dono da Dj ban , q dá mais credibilidade.
Fechei o negocio e já utilizei. e achei muito bom, para quem não quer levar um monte de equipamento em festas é a melhor opção.
Utilizei com o proprio Torq e toquei por 6hs e não tive nenhum problema.
Um abraço a todos.
Marcelo Nogueira
Prezado Marcelo. Muito obrigado por seu depoimento. Estamos sempre a disposição. Abração.
Caio Simões
Alguém saberia me dizer se o aparelho roda legal com windows7 32 ou 64 bits??? Abraços dj’s!
Rodrigo
Pessoal, lendo os comentários acima, senti necessidade de deixar minha opinião, devido a algumas idéias que acho muito inapropriadas para o tempo em que vivemos.
Essa discussão de que “dj de verdade” é quem tocava com vinil, que igualava os bpms só no ouvido ou então quem sabe usar efeitos e tal no dj set, tem a mesma inutilidade do que discutir religião ou futebol. Cada um tem sua crença e ideoloigia. Na minha modesta opinião, “Dj de verdade” é aquele que usa oq tem nas mãos com perfeição, q usa a criatividade com aquilo que tem condições de comprar e mesmo assim consegue derreter a pista. “Dj de verdade” pode fazer sets somente igualando os bpms sim, mas escolhendo o ponto perfeito das músicas, e sentindo o que a pista está a fim de ouvir. Não é o DJ que faz a festa e sim a conexão entre as músicas tocadas e a pista que tornam uma festa sensacional ou uma festa medíocre. O que adiantaria uma festa com por exemplo, Armin van buuren, Ferry Corsten ou Tiesto, que têm tecnicas perfeitas se só tocassem hits da moda? Que merda seria!! Preferiria mil vezes um dj que sabe fazer viradas somente igualando bpms mas com músicas que pirassem a cabeça da galera. Precisamos abandonar essa idéia preconceituosa de quem toca com vinil é melhor que quem toca como mp3, ou quem usa um cdj Pioneer 2000 é melhor que quem toca com controlador. O que impede um DJ de ser o melhor, tocando apenas com controlador midi? Nada, absolutamente nada!! Depende apenas de si mesmo. O Dj que tem paixão pelo que faz e faz com o coração, certamente não terá que se preocupar tanto com a quantidade de djs que surgem a cada dia, ou que tipo de tecnologia surgira amanhã. Se fosse assim, os alunos dos cursos de direito, administração, as engenharias e etc., estariam se suicidando pois a quantidade de profissionais que formam a cada ano é absurda.
E o Torq Xponent, esse equipamento fantástico, está ai para quem tiver coragem e ousadia para mostrar pra todo mundo que ser “dj de verdade” não está no equipamento ou na mídia, mas na perseverança e amor pelo que faz. O “Dj de verdade” não está só na sigla “DJ” ou no equipamento ou midia que usa, muito menos usa uma espressão do tipo “DJ de verdade”. Para mim, ser DJ é tocar com a própria alma. É tentar criar um cenário surreal para quem está ouvindo. É direcionar o centro das atenções para quem ouve e nunca para si próprio. É fazer a música transcender. É ser humilde e perseverante. É ser o melhor que possa ser naquele instante mágico em que centenas ou milhares de pessoas estão ali na sua frente esperando alguma coisa que vá deixá-las apenas por alguns segundos em estado de extase extremo, e que já vá valer pela festa toda.
Para finalizar, o torq xponent é foda demais. A M-Audio é foda demais!
Vale a pena demais comprar um. É 100% de satisfação.
Se você não é um “dj de verdade” mas tem paixão em tocar e tem paixão por música, compre sem pensar duas vezes. Garanto que vai ser uma das melhores compras da sua vida.
Agora, se você é “dj de verdade”, compre também, mesmo que seja apenas para experimentar e dar sua opinião a respeito, seja ela boa ou rium. Se não gostar venda para quem não é “dj de verdade” que este fará um ótimo proveito, talvez até se torne um “DJ DE VERDADE”.

Isso sim q eh controlador
quando abaixar o preço eu vendo meu bcd e pego uma dessas
curti pra caramba o video
abs!