Cursos

Publicado em outubro 30th, 2014 | por DJ Ban Electronic Music Center

0

Curso de VJ


O curso de VJ da DJ Ban oferece o conhecimento prático e teórico necessário para a realização de performances audiovisuais ao vivo. VJs podem se apresentar em festas, shows, espetáculos, eventos sociais, apresentações corporativas, galerias de arte e festivais de cinema.

Mercado de Trabalho

  • Videotecagem: mixagem de vídeos em tempo real, acompanhando shows de bandas ou sets de DJs.
  • Live AV: apresentação audiovisual completa – como um Live PA, mas com recursos de vídeo.
  • Live Cinema: exibição de curta-metragem em tempo real, improvisando o disparo de cenas, diálogos, efeitos sonoros, etc.
  • Visual Music: criação de visuais que interagem com a música, definindo cores e formas, como um equalizador que reage às frequências sonoras.
  • Cinema Expandido: exibição de vídeo em diferentes mídias e superfícies, como fachadas arquitetônicas ou instalações interativas.

Saiba um pouco mais sobre VJ neste texto do professor Andre Pollux!

Conteúdo

  • Conceitos teóricos História do VJing
  • Panorama do mercado
  • Equipamentos mais utilizados
  • Propriedades do vídeo digital
  • Pesquisa e captação de conteúdo
  • Princípios de edição, animação e programação
  • Composição audiovisual
  • Disparo, mistura e manipulação de imagens
  • Técnicas performáticas
  • Conectividade e automação (análise de áudio, sincronia com BPM, etc)
  • Outputs avançados (televisor, painel de LED, projetor)
  • Projeto e mapeamento de conteúdo (video mapping)[/show_hide]

Professor
Andre-Pollux-pag-cursos              Andre Pollux

Andre Pollux atua no mercado de VJing desde 2012. Projetou em diversos espaços urbanos, como Casa das Caldeiras, Minhocão (X Bienal de Arquitetura), Theatro Municipal de São Paulo (Virada Cultural) e Centro Cultural de São Paulo (Sala deepbeep). Videotecou ao lado de grandes DJs, como Selvagem, Marky, Gui Boratto, Mau Mau, Renato Cohen, Renato Lopes, Jazzy Jeff, Boss In Drama e Tamempi.

Já operou visuais para artistas como Jaloo, Fafá de Belém, Gaby Amarantos, Banda Uó, Preta Gil, Lorena Simpson, Forfun, Digitaria, Atari Teenage Riot, The Residents e Icona Pop. Produziu também visuais de festivais culturais como o Terruá Pará 2013, premiado em 2013 pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). Também criou visuais para a apresentação dos pianistas Arthur Moreira Lima e João Carlos Martins na Sala São Paulo, em evento da VISA.

No mercado de publicidade, criou apresentações mapeadas para Absolut, Volkswagen, Nokia e Microsoft, além de vídeos de moda para o estilista Gustavo Carvalho.

Atende três grandes grupos de entretenimento de São Paulo: Vegas (Cine Joia, Yacht, Casa Bossa, Lions, Z Carniceria, Riviera, PanAm, Mirante 9 de Julho), TW (The Week, Grand Metrópole) e Clash (Clash Club, Lab Club). É residente de festas renomadas, como Recalque, Talco Bells, VHS, Funfarra, Ultralions e Glow In The Dark. Atua como instrutor do curso de VJ da DJ Ban – Electronic Music Center.

O Software

As aulas abordam por completo o software Resolume. A versão demonstrativa dele é suficiente para que o aluno treine em casa. Além disso, ao final do curso, oferecemos um desconto educacional de 50% na compra do software. Com o Resolume, é possível trabalhar em sincronia com equipamentos de luz, som e muito mais, graças ao suporte ao timecode SMPTE.

Qualquer interface MIDI, OSC ou DMX pode ser usada para controlar sua apresentação. Você também pode usar recursos de BPM e análise de áudio. A versão Arena do Resolume conta com ferramentas de output avançado, o que permite que você distribua suas imagens entre diversas telas, como painéis de LED televisores, e adapte projeções para diversas superfícies, como objetos, esculturas, fachadas, etc.

Vídeo de Apresentação do Curso

Cronograma

Curso particular ou em turma, com 15 horas de curso, em 5 aulas de 3 horas cada.

Opções

Curso de VJ PARTICULAR, com dias e horários flexíveis

Para reservar sua vaga ou tirar dúvidas, entre em contato através dos telefones (11) 3258-8666 e 3257-8717 ou envie um e-mail para cursos@djban.com.br

Dúvidas Frequentes

Preciso ter o software para fazer o curso?

No curso particular, o aluno pode utilizar o computador da sala de aula. Em turma, recomenda-se o uso de notebook (Windows ou Mac) com o Resolume Arena instalado (pode ser a versão demonstrativa). O Resolume possui alguns requisitos mínimos de sistema: Windows 7: 2GB RAM, 256MB VRAM (ATI Radeon HD 5000 ou superior, NVIDIA GeForce 210 ou superior) Mac OS X 10.5: 2GB RAM (processador Intel), 256MB VRAM (placa gráfica OpenCL*, Intel Iris Pro ou superior) *Lista de placas OpenCL: http://support.apple.com/en-us/HT202239

Quero aprender outros softwares, como Modul8 e MadMapper, é possível? 

Sim, você pode optar por fazer nosso coaching, onde o conteúdo e duração do curso são moldados de acordo com a necessidade do aluno.Clique aqui para saber mais sobre o coaching!

Vou aprender edição, animação e programação de vídeo?

O curso é voltado para performance com vídeos pré-produzidos. O uso de softwares como Premiere, After Effects e Flash permitem que o aluno produza seus próprios conteúdos visuais, mas isso não é abordado com profundidade no curso de VJ.

Quais equipamentos eu preciso ter para fazer o curso?

Para fazer o curso, basta um computador rodando o software Resolume. Recomenda-se que o aluno adquira uma controladora MIDI e um projetor, para treinar performance e mapeamento de vídeo.

Não posso fazer no horário programado para as turmas, há outros horários?

Você pode optar pelo curso particular, ou caso tenha um amigo que quer fazer o curso com você, abrimos uma turma para atendê-los.

Para tirar outras dúvidas, fale com a Ban: cursos@djban.com.br ou (11) 3258-8666 e (11) 3257-8717  (10h às 22h em dias de semana / 10h às 18h sábado)

Tags: , , , , , ,


Sobre o autor

A DJ Ban é uma empresa fundada em 2001 e sediada em São Paulo. Entre as áreas de atuação estão cursos, loja, TV, estúdios para treino e gravação de sets, palestras, locação de equipamentos, eventos, e outras atividades ligadas a música eletrônica.



Voltar ao topo ↑
  • Ligue: (11) 3142-9676 / 3257-8717

  • Conheça a Ban em um minuto!