Cursos

Publicado em outubro 30th, 2014 | por DJ Ban Electronic Music Center

0

Curso de VJ


O curso de VJ da DJ Ban oferece o conhecimento prático e teórico necessário para a realização de performances audiovisuais ao vivo. VJs podem se apresentar em festas, shows, espetáculos, eventos sociais, apresentações corporativas, galerias de arte e festivais de cinema.

Mercado de Trabalho

  • Videotecagem: mixagem de vídeos em tempo real, acompanhando shows de bandas ou sets de DJs.
  • Live AV: apresentação audiovisual completa – como um Live PA, mas com recursos de vídeo.
  • Live Cinema: exibição de curta-metragem em tempo real, improvisando o disparo de cenas, diálogos, efeitos sonoros, etc.
  • Visual Music: criação de visuais que interagem com a música, definindo cores e formas, como um equalizador que reage às frequências sonoras.
  • Cinema Expandido: exibição de vídeo em diferentes mídias e superfícies, como fachadas arquitetônicas ou instalações interativas.

Saiba um pouco mais sobre VJ neste texto do professor Andre Pollux!

Conteúdo

  • Conceitos teóricos História do VJing
  • Panorama do mercado
  • Equipamentos mais utilizados
  • Propriedades do vídeo digital
  • Pesquisa e captação de conteúdo
  • Princípios de edição, animação e programação
  • Composição audiovisual
  • Disparo, mistura e manipulação de imagens
  • Técnicas performáticas
  • Conectividade e automação (análise de áudio, sincronia com BPM, etc)
  • Outputs avançados (televisor, painel de LED, projetor)
  • Projeto e mapeamento de conteúdo (video mapping)

Professor
Andre Pollux

Andre Pollux é representante e especialista do Resolume no Brasil, atua no mercado de VJing desde 2012. Projetou em diversos espaços urbanos, como Casa das Caldeiras, Minhocão (X Bienal de Arquitetura), Theatro Municipal de São Paulo (Virada Cultural) e Centro Cultural de São Paulo (Sala deepbeep). Videotecou ao lado de grandes DJs, como Selvagem, Marky, Gui Boratto, Mau Mau, Renato Cohen, Renato Lopes, Jazzy Jeff, Boss In Drama e Tamempi.

Já operou visuais para artistas como Jaloo, Fafá de Belém, Gaby Amarantos, Banda Uó, Preta Gil, Lorena Simpson, Forfun, Digitaria, Atari Teenage Riot, The Residents e Icona Pop. Produziu também visuais de festivais culturais como o Terruá Pará 2013, premiado em 2013 pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). Também criou visuais para a apresentação dos pianistas Arthur Moreira Lima e João Carlos Martins na Sala São Paulo, em evento da VISA.

No mercado de publicidade, criou apresentações mapeadas para Absolut, Volkswagen, Nokia e Microsoft, além de vídeos de moda para o estilista Gustavo Carvalho.

Atende três grandes grupos de entretenimento de São Paulo: Vegas (Cine Joia, Yacht, Casa Bossa, Lions, Z Carniceria, Riviera, PanAm, Mirante 9 de Julho), TW (The Week, Grand Metrópole) e Clash (Clash Club, Lab Club). É residente de festas renomadas, como Recalque, Talco Bells, VHS, Funfarra, Ultralions e Glow In The Dark. Atua como instrutor do curso de VJ da DJ Ban – Electronic Music Center.

O Software

As aulas abordam por completo o software Resolume. A versão demonstrativa dele é suficiente para que o aluno treine em casa. Além disso, ao final do curso, oferecemos um desconto educacional de 50% na compra do software. Com o Resolume, é possível trabalhar em sincronia com equipamentos de luz, som e muito mais, graças ao suporte ao timecode SMPTE.

Qualquer interface MIDI, OSC ou DMX pode ser usada para controlar sua apresentação. Você também pode usar recursos de BPM e análise de áudio. A versão Arena do Resolume conta com ferramentas de output avançado, o que permite que você distribua suas imagens entre diversas telas, como painéis de LED televisores, e adapte projeções para diversas superfícies, como objetos, esculturas, fachadas, etc.

Vídeo de Apresentação do Curso

Cronograma

Curso particular ou em turma, com 18 horas de curso, em 6 aulas de 3 horas cada.

Opções

Curso de VJ PARTICULAR, com dias e horários flexíveis

Para reservar sua vaga ou tirar dúvidas, entre em contato através dos telefones (11) 3258-8666 e 3257-8717 ou envie um e-mail para cursos@djban.com.br

Dúvidas Frequentes

Preciso ter o software para fazer o curso?

No curso particular, o aluno pode utilizar o computador da sala de aula. Em turma, recomenda-se o uso de notebook (Windows ou Mac) com o Resolume Arena instalado (pode ser a versão demonstrativa). O Resolume possui alguns requisitos mínimos de sistema: Windows 7: 2GB RAM, 256MB VRAM (ATI Radeon HD 5000 ou superior, NVIDIA GeForce 210 ou superior) Mac OS X 10.5: 2GB RAM (processador Intel), 256MB VRAM (placa gráfica OpenCL*, Intel Iris Pro ou superior) *Lista de placas OpenCL: http://support.apple.com/en-us/HT202239

Quero aprender outros softwares, como Modul8 e MadMapper, é possível? 

Sim, você pode optar por fazer nosso coaching, onde o conteúdo e duração do curso são moldados de acordo com a necessidade do aluno.Clique aqui para saber mais sobre o coaching!

Vou aprender edição, animação e programação de vídeo?

O curso é voltado para performance com vídeos pré-produzidos. O uso de softwares como Premiere, After Effects e Flash permitem que o aluno produza seus próprios conteúdos visuais, mas isso não é abordado com profundidade no curso de VJ.

Quais equipamentos eu preciso ter para fazer o curso?

Para fazer o curso, basta um computador rodando o software Resolume. Recomenda-se que o aluno adquira uma controladora MIDI e um projetor, para treinar performance e mapeamento de vídeo.

Não posso fazer no horário programado para as turmas, há outros horários?

Você pode optar pelo curso particular, ou caso tenha um amigo que quer fazer o curso com você, abrimos uma turma para atendê-los.

Para tirar outras dúvidas, fale com a Ban: cursos@djban.com.br ou (11) 3258-8666 e (11) 3257-8717  (10h às 22h em dias de semana / 10h às 18h sábado)

10 MOTIVOS PARA ESCOLHER A BAN

  • Parceria oficial com a Ableton, Native Instruments, Output, Arturia, Lennar…
  • Cursos ministrados desde 2001, com mais de 7000 cursos realizados;
  • Aulas com professores experientes e atuantes;
  • Turmas reduzidas com no máximo 8 alunos e média de 3/4 alunos por turma;
  • Equipamentos de mercado, individuais para cada aluno;
  • Estrutura com 3 estúdios de produção e os melhores equipamentos da atualidade;
  • Certificado de conclusão por módulo;
  • Didática voltada para a aplicação prática do conteúdo do curso
  • Localização privilegiada, trav. da Av. Paulista com Rua 13 de Maio;
  • Prometemos somente o que podemos cumprir.

FORMAS DE PAGAMENTO E DESCONTOS PROGRESSIVOS

Online: Cartões de crédito até 10x sem juros. 10% de desconto no boleto, depósito ou transferência.
Na Ban: Cartões de crédito até 10x sem juros, cheques (ato + 5 vezes). 10% off em débito ou espécie.

Lembre-se que você pode escolher outras disciplinas e montar o seu conteúdo, conheça os abaixo ou clique aqui.

Um módulo – Valor Normal
Dois módulos – Obtenha 10% de desconto.
Três módulos – Obtenha 15% de desconto.
Quatro módulos – Obtenha 25% de desconto, isso mesmo, faça 4 cursos e pague 3.

Tem dúvida quais deve fazer? Envie pra gente a sua ideia/necessidade e teremos o maior prazer em seguir o assunto cursos@djban.com.br  ou (11) 3142-9676. Temos aulas em grupo ou individuais.

PLANO DE CARREIRA – O QUE FAZER APÓS SEU CURSO MÓDULO 1?

PRODUÇÃO MUSICAL MÓDULO II Sabemos que produzir envolve uma série de conhecimentos, que se complementam. O módulo 2 coloca em prática o conteúdo aprendido no primeiro módulo (que foca mais em lhe apresentar a ferramenta, de maneira transparente), e também apresenta diversos recursos e técnicas avançadas na produção em prática.

MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO MÓDULO I  Embora nossos cursos módulos 1 e 2 apresentem o formato onde a qualidade da sua mixagem vai te ajudar lá na frente, esse curso introdutório oferece novas possibilidades se quer ser o “faz tudo” na sua jornada, ou claro, você terá noção mais embasada, se por acaso contratar esse serviço de um profissional.

CURSO EXTENSIVO DE PRODUÇÃO 192 HORAS O melhor custo benefício do mercado e também da Ban, pois são 10 disciplinas divididas em 4 meses de curso, incluindo 20 horas de tira dúvidas, estúdio equipado com um equipamento por aluno e máximo de oito pessoas na turma. É uma excelente oportunidade se você realmente quer mergulhar de cabeça no mundo da produção. Melhor que isso, é ter 40% de desconto na aquisição do extensivo.

HARRINSON MIXBUS A tão sonhada e desejada sonoridade dos grandes consoles analógicos ‘at your fingertips’ em formato de DAW. Assim é o Mixbus da Harrison Consoles. A grande sacada das mixagens gringas está no equipamento utilizado e 9 entre 10 produtores preferem a sonoridade dos consoles profissionais. O Mixbus tem tudo isso num formato acessível e com preço muito atraente. Faça suas mixagens no Logic, Ableton, Pro Tools, FL Studio, Reason etc mas não finalize sem passar ao menos os stems por essa maravilhosa ferramenta. Saiba mais em  www.harrisonconsoles.com

MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO MÓDULO II Aquele ‘extra mile’ em que você, além de mixar os próprios trabalhos, poderá também oferecer esse tipo de prestação de serviços. A mixagem híbrida envolvendo o melhor dos dois mundos analógico e digital com todos os seus aspectos e ferramentas. A explanação do palco sonoro em diversos estilos para que a tão almejada segurança para trabalhar passe a ser uma realidade. Os segredos da masterização enquanto arte e ciência. O trabalho desenvolvido dentro do grandioso soundBlade da Sonic Studio. A famosa plataforma de masterização que foi utilizada em centenas de álbuns indicados ao Grammy Awards. Saiba mais em www.sonicstudio.com

SÍNTESE SONORA PARA MÚSICA ELETRÔNICA Após aprender o o uso do programa de criação e edição (Ableton/Logic), onde podemos desenvolver melhor as idéias musicais que temos, é importante estudar como funcionam as ferramentas criativas, como Sintetizadores ou Efeitos. No curso de Síntese Sonora para Música Eletrônica, você aprende os fundamentos do SOM, as características fundamentais e o comportamento desse fenômeno fisico tão importante. Esse conhecimento é a porta de entrada para a criação de timbres para música eletrônica, usando as ferramentas mais importantes do mercado. Você aprende a usar os plugins mais representativos, e a criar ou adaptar os timbres que você precisa para o estilo de música que você procura. O conteúdo ministrado nesse curso é também de máxima importância na hora de entender melhor os fundamentos da Mixagem e Masterização, já que esses são processos onde se trabalham as frequências e dinâmica do SOM.

MASCHINE (Native Instruments) A Maschine é hoje  a plataformas de criação de Ritmos e Grooves mais usada do Mundo. O software apresenta um Hardware dedicado para produção e apresentação ao vivo e, sem dúvida, o companheiro perfeito para o Ableton. Se você quer potencializar toda a sua criatividade, e aprender como usar essa ferramenta, nós temos um curso especial sobre Maschine para produção e performance. Desenvolvido para um desempenho rápido e fluido, a Maschine oferece um “Flow” de trabalho inigualável. Criar, editar e montar a música através do Hardware da Maschine é um “plus “. Ela também está otimizada para o uso com outros DAWS, vem com uma biblioteca de sons imensa e expansões de todos os estilos de músicas possíveis destacando sempre os mais atuais.

CURSO DE DJ Não existe regra em fazer primeiro esse, ou aquele, mas sabemos que tocar (que é o que o DJ deve saber fazer) e produzir (que é o que o produtor deve saber fazer) são complementos. Um excelente produtor de música eletrônica pode ser um péssimo DJ pois o feeling dele está na criação da música, não na pista, tal qual um DJ pode ser um fracasso na produção – além do talento, que sabemos ser necessário, a maioria dos casos é falta de paciência ou dedicação – mas pode ser ótimo para animar qualquer pista de dança. Há também os casos onde determinado artista faz as duas coisas bem, ou mal… Uma coisa é certa, sua música cruzando horizontes, saber o que um DJ faz (e conseguir fazer) será o mínimo necessário para agregar mais valor ao seu show.

MIXED IN KEY Por que limitar-se a tentar a sorte nos seus DJ sets ? Hoje dia muito se fala em mixagem harmônica, mas para a maioria ainda há muito mistério em como fazer corretamente a criação de nossas playlists para DJing, de forma harmônica. No curso de Mixed in Key, você aprende fundamentos básicos de Música e Composição, e o uso dessa incrível ferramenta para organizar suas músicas como nunca antes, de forma coerente. Aprenda como ter suas músicas organizadas, de maneira que você se ache nessa organização, independente da mídia que estiver utilizado, e eleve sua performance.

PROFESSORES DE PRODUÇÃO MUSICAL

Glauco Tavares Nosso professor de Logic Pro é o nome por trás do projeto Jack G (Tech House) e integrante do Audio Core (Psy Trance). Formado em Produção de Música Eletrônica, tem músicas tocadas nos principais clubs do país e se apresenta constantemente em festivais com seus dois projetos. Saiba mais. 

Rene Castanho Professor dos cursos de Ableton Live e mixagem & masterização, é DJ, produtor e engenheiro de mixagem e masterização. Tem na bagagem dezenas de faixas lançadas pelos principais selos mundiais, como 1605 Music Therapy, Naked Lunch e DID (como Pe & Ban), e tocadas por DJs como Carl Cox e Umek. Lançou algumas músicas como Blackskull e atualmente tem um projeto duo, BinaryhSaiba mais.

Francisco Velázquez Espanhol de Málaga, é professor de diversos cursos na Ban, como Maschine, sound design, MPC e Ableton Push. Foi residente em Londres nos clubes Há e Audio de Luxe, e no Opera 4, em Granada. Além de se apresentar em clubes da Europa e do Brasil, tem faixas lançadas por diversos selos internacionais. Saiba mais.

Will Geraldo Músico, produtor musical e engenheiro de mixagem & masterização, com vasta experiência em gravação e mixagem de bandas, é professor do curso de Áudio e Acústica. Estudou em alguns dos mais conceituados institutos, como SAE Institute de Londres, Alchemea College of Audio Engineering e London Academy of Media, Film & TV. Saiba mais. 

AGUARDAMOS SUA VISITA

Rua Carlos Sampaio, 53, Bela Vista, São Paulo. A DJ Ban fica bem próxima à estação Brigadeiro do Metrô (linha verde).
Estamos pertinho das Avenidas Paulista e 13 de Maio. Se tiver dúvidas, ligue: (11) 3142-9676.

ONDE ESTACIONAR

Na rua

Na Rua Dr. Fausto Ferraz não é preciso o cartão “zona azul”. Na Carlos Sampaio e outras ruas próximas, é necessário o cartão.

Estacionamento Conveniado

Rua Carlos Sampaio, 176 – Estacionamento Great Parking.
Das 10h às 18h, desconto de R$2,00. Após as 18h, valor promocional oferecido pelo próprio estacionamento.

Outros Estacionamentos

Rua Carlos Sampaio, 201.
Rua Treze de Maio – antes da Carlos Sampaio.
Rua Dr. Fausto Ferraz – ao lado da Cantina Generale.

VEM DE FORA DE SÃO PAULO?
Confira a lista de Hotéis e Hostels bem próximos a DJ Ban, clique aqui

SAIBA MAIS SOBRE A DJ Ban – EMC

*As datas de início dos cursos poderão sofrer alteração. Alunos(as) matriculados(as) serão com avisados(as) antecipadamente através do e-mail cadastrado.
Se desejar, solicite o contrato para análise através do e-mail geral@djban.com.br 

Tags: , , , , , ,


Sobre o autor

A DJ Ban é uma empresa fundada em 2001 e sediada em São Paulo. Entre as áreas de atuação estão cursos, loja, TV, estúdios para treino e gravação de sets, palestras, locação de equipamentos, eventos, e outras atividades ligadas a música eletrônica.



Voltar ao topo ↑
  • Ligue: (11) 3142-9676 / 3257-8717

  • Conheça a Ban em um minuto!