Cursos

Publicado em novembro 21st, 2014 | por Bianca Schiavon

0

Plano de carreira: DJ e produtor de música eletrônica.


PLANO DE CARREIRA: DJ e PRODUTOR DE MÚSICA ELETRÔNICA, POR ONDE COMEÇAR ?

Não existem regras em fazer primeiro esse, ou aquele, mas sabemos que tocar (que é o que o DJ deve saber fazer) e produzir (que é o que o produtor deve saber fazer) são complementos. Um excelente produtor de música eletrônica pode ser um péssimo DJ pois o feeling dele está na criação da música, não na pista, tal qual um DJ pode ser um fracasso na produção – além do talento, que sabemos ser necessário, a maioria dos casos é falta de paciência ou dedicação – mas pode ser ótimo para animar qualquer pista de dança. Há também os casos onde determinado artista faz as duas coisas bem, ou mal… Uma coisa é certa, sua música cruzando horizontes, saber o que um DJ faz (e conseguir fazer) será o mínimo necessário para agregar mais valor ao seu show.

CURSO DE DJ – MÓDULO I  Sugerimos que comece pelo curso de DJ Módulo I. Ele te dá a base necessária para aprender as principais ferramentas, repertório, sincronização manual das músicas. Como o DJ faz, por que, quando e com o que ele faz, você terá todo acesso aqui. Rola agitar festinhas de amigos, tocar em pequenos eventos, divertir os outros e se divertir muito!

CURSO DE DJ – MÓDULO II Complemento do que se aprende no módulo I, aqui você utiliza novas tecnologias, efeitos, equalização mixagem harmonica e pontos que acelerarão seu processo de aprendizagem, equiparando-se a DJs que já tocam há algum tempo. Esse módulo é também necessário se o seu objetivo está entre diversão e profissão.

CURSO DE DJ – MÓDULO III  Num mercado competitivo a criatividade faz a diferença. No módulo III são passadas técnicas avançadas de mixagem, inserts e criações em tempo real que surpreendem qualquer pista. Técnica não é nada sem repertório, e nesse sentido, será necessário aprender a criar o seu conteúdo exclusivo, criando e mantendo sua identidade.

PRODUÇÃO MUSICAL – MÓDULO I Partindo para a produção, seu objetivo será transformar ideia em música. No módulo I, independente de softwares como Ableton, Logic, FL Studio ou hardwares, você terá conhecimento sobre os principais recursos da ferramenta utilizada, o conceito, a manipulação correta de arquivos, plugins, efeitos controladores, intro á teoria e síntese, tudo aplicado na produção.

PRODUÇÃO MUSICAL – MÓDULO II O conceito a partir desse ponto é mais “música”, onde novas ferramentas como técnicas avançadas de warp, compressão, análise de estrutura por estilos do seu próprio projeto é abordado. Em resumo, o módulo II é mais mão na massa, ops! Na música!

Embora nossos cursos módulos 1 e 2 apresentem o formato onde a qualidade da sua mixagem vai te ajudar lá na frente, esse curso introdutório oferece novas possibilidades se quer ser o “faz tudo” na sua jornada, ou claro, você terá noção mais embasada, se por acaso contratar esse serviço de um profissional.

producao-musical-ableton-live-logicprox-maschine-djban-emc_

HARMONIA E COMPOSIÇÃO PARA MÚSICA ELETRÔNICA Ter conhecimentos de harmonia, composição, percepção musical, formulação de acordes e arpejos são muito importantes na produção musical, independente do estilo musical.

SÍNTESE SONORA PARA MÚSICA ELETRÔNICA Tal qual a síntese sonora, tipos de ondas, osciladores, filtros de envelope e uso de sintetizadores, de acordo com seu gosto musical.

MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO MÓDULO I Mixagem e masterização na linguagem da produção são processos de finalização da música, ações mais técnicas que criativas, objetivando os padrões do mercado, e por que não o seu padrão. Embora muitos produtores realizem esse serviço com terceiros, especialistas no assunto, é importante entender o processo, a fim de que você saiba averiguar coerentemente o que pediu.

ESPECIALIZAÇÃO EM MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO MÓDULO II (São dois módulos distintos) Aquele ‘extra mile’ em que você, além de mixar os próprios trabalhos, poderá também oferecer esse tipo de prestação de serviços. A mixagem híbrida envolvendo o melhor dos dois mundos analógico e digital com todos os seus aspectos e ferramentas. A explanação do palco sonoro em diversos estilos para que a tão almejada segurança para trabalhar passe a ser uma realidade. Os segredos da masterização enquanto arte e ciência. O trabalho desenvolvido dentro do grandioso soundBlade da Sonic Studio. A famosa plataforma de masterização que foi utilizada em centenas de álbuns indicados ao Grammy Awards. Saiba mais em www.sonicstudio.com

mix e master djban soundblade_project

HARRISON MIXBUS A tão sonhada e desejada sonoridade dos grandes consoles analógicos ‘at your fingertips’ em formato de DAW. Assim é o Mixbus da Harrison Consoles. A grande sacada das mixagens gringas está no equipamento utilizado e 9 entre 10 produtores preferem a sonoridade dos consoles profissionais. O Mixbus tem tudo isso num formato acessível e com preço muito atraente. Faça suas mixagens no Logic, Ableton, Pro Tools, FL Studio, Reason etc mas não finalize sem passar ao menos os stems por essa maravilhosa ferramenta. Saiba mais em  www.harrisonconsoles.com

mixbus djban emc

MASCHINE (Native Instruments) A Maschine é hoje  a plataforma de criação de Ritmos e Grooves mais usada do Mundo. O software apresenta um Hardware dedicado para produção e apresentação ao vivo e, sem dúvida, o companheiro perfeito para o Ableton. Se você quer potencializar toda a sua criatividade, e aprender como usar essa ferramenta, nós temos um curso especial sobre Maschine para produção e performance. Desenvolvido para um desempenho rápido e fluido, a Maschine oferece um “Flow” de trabalho inigualável. Criar, editar e montar a música através do Hardware da Maschine é um “plus “. Ela também está otimizada para o uso com outros DAWS, vem com uma biblioteca de sons imensa e expansões de todos os estilos de músicas possíveis destacando sempre os mais atuais.

Tags: , , , , , ,


Sobre o autor



Comentarios no esto disponveis

Voltar ao topo ↑
  • Ligue: (11) 3142-9676 / 3257-8717

  • Conheça a Ban em um minuto!