Tecnologia

É vinil, mas não é! Conheça o disco de madeira que reproduz gravações

Depois de testar as suas gravações musicais em em acrílico e papel com corte a laser, a Engenheira de Software Amanda Ghassaei apresenta gravações feitas em madeira e disponibiliza as instruções para você poder transformar seus próprios downloads em “discos de vinil”… Que não são de vinil, e sim de madeira.

djban-emc-vinil_laser_002

Ghassaei já tinha utilizado uma impressora 3D para imprimir suas gravações em MP3, mas a técnica não era viável para o público final. Então ela buscou uma outra solução e projetou as gravações realizadas em papel, acrílico e madeira.

djban-emc-vinil_laser_003

Ela criou um arquivo de forma de onda digital do MP3, converteu em PDF para gerar um arquivo vetorizado e utilizou uma máquina de corte a laser para produzir as gravações em madeira.

djban-emc-vinil_laser_004

Os sulcos das gravações na madeira têm duas vezes a espessura dos sulcos dos discos de vinil, porque a resolução do laser é maior do que as prensas. Isso significa que a qualidade não é tão boa como vinil e apenas três minutos de música ficam gravados em cada lado do disco de madeira.

djban-emc-vinil_laser_006

Mas como qualquer nova tecnologia os próximos passos serão para aperfeiçoamento e assim logo mais você poderá transformar suas música favoritas em gravações reais feitas em madeira.

djban-emc-vinil_laser_007

Só não vai pedir emprestado aquele móvel antigo da família, ou a mesa da sala de jantar. Talvez sua mãe não goste da ideia.

Laser Cut Record from Amanda Ghassaei on Vimeo.