A Native Instruments anunciou que em Novembro chegará às lojas esta nova e polêmica controladora, que desde seus rumores já causou frisson no mercado de equipamentos para DJs.

Para os fãs da marca e do software Traktor está sendo um divisor de águas, mas o fato é que este lançamento chega para “atender as preces” de muitos usuários, integrando os principais comandos de suas controladoras mais vendidas como a Traktor Kontrol F1 e Kontrol X1, além de um layout mais arrojado com telas em LCD, que lembram uma Maschine Studio.

Fui ao QG da Native Instruments em São Paulo conferir em primeira mão, vejamos alguns diferenciais da Traktor Kontrol S8!
Você já encontra a Traktor Kontrol S8 a venda na Loja Vip DJ Ban, clique aqui e confira!

Sem Jog Wheel?

Sim amigos, até nós fomos surpreendidos novamente e com certeza isso foi muito ousado! Seguindo uma avaliação sobre o uso desta ferramenta nos últimos anos, com os DJs que  utilizam controladores, chegou-se ao veredito de que poucos faziam uso da mesma. Muitos avaliaram utilizar apenas para fazer pitch bend (ajuste fino –rev /+fwd), ação esta que pode ser facilmente executada em uma ferramenta como o touch-strip, substituindo facilmente o jog nesta situacão, fato que já ocorre por exemplo no Kontrol X1 MK2 e que certamente o deve fazer na Kontrol S8.

Convenhamos, usuários adeptos a performances como o uso de scratches e juggling, em geral não utilizam controladores, pois preferem o uso de timecodes vinyl, então, pensando a fundo não é tão alarmante, não é mesmo?

Sem o pitch também?

Ok! Outra coisa que levantou tamanha discussão e chamou a atenção para críticas negativas e positivas dependendo do olhar para este produto, foi a falta da régua de beatmatch,  o tradicional PITCH.

Analógico x Digital

A Kontrol S8 terá conexões de entrada do tipo RCA, o que acreditamos possibilitar o uso de timecodes com toca-discos de vinyl ou cdjs, (como já acontece com a Kontrol S4) mas, não sabemos ainda qual a versão acompanhará o produto. Possivelmente será a versão Traktor Pro, o que significa que, para você poder utilizar os timecodes, deverá adquirir um upgrade através do Traktor Scratch Pro Kit, vendido diretamente no site da NI, ou já ser usuário e possuir uma licença da versão Traktor Scratch Pro.

Mixer Control

No quesito mixer, o knob (botão) de ganho, é igual ao do mixer Kontrol Z2, substituindo o botão de giro infinito presente nas controladoras S4 e S2.

Logo abaixo dos ganhos, temos os botões com o logo do Traktor, também como no Kontrol Z2. Este botão aciona a função de uso com o Traktor ou Direct Trhu (audio direto) sem uso do computador, o que reforça a tese dos timecodes e que também será possível utilizar a Kontrol S8 como um mixer standalone (mixer tradicional).

A nova controladora traz também o benefício de botões de acionamento (on/off) dos filtros e controle “low” e “hi pass” dedicados para cada canal, controle de volume do booth (retorno) separado, e desta vez, posicinado no painel frontal, não mais na traseira do aparelho.

Traktor Kontrol S8 mixer

O crossfader e os faders, agora estão em uma placa separada, facilitando o acesso e substituição destes itens, por exemplo,  se preferir você pode comprar separadamente e substituí-los por modelos do tipo Innofader. Talvez, até por conta disso, os leds de volume agora encontram-se ao lado dos botões dos equalizadores e não mais ao lado dos faders.

Controles de volume para o fone de ouvido, também estão localizados no painel frontal, e não mais na frente do aparelho.

Módulos de efeitos

Outra grande mudaça nesta sessão, é o botão FX Select, que deverá permitir a escolha do efeito desejado diretamente com os knobs de efeitos, dispensando a necessidade de acionar a tecla shift, comum nos aparelhos anteriores. Além disso, os botões de acionamento dos efeitos serão maiores e emborrachados.

traktor kontrol s8 fx select

Pads e touch strip

A Kontrol S8 irá dispor de 8 pads coloridos (RGB) que poderão ser endereçados para o uso de hot cues, loops, remix deck ou freeze (como no app Traktor Dj). Este campo da controladora  tem mesmo a característica de um Kontrol F1, com filtros, on/off e faders independents para cada coluna de pads. Nesta área ainda será possível fazer capturas de loops de outros decks em execução no Traktor, e pequenas edições como , copiar, colar, cortar, etc.

native instruments traktor kontrol s8 review

Abaixo dos pads, teremos um touch strip (como na Kontrol X1 MK2), cujo este, deverá substituir algumas funções do jog como já descrevi acima.

Telas LCD

A grande novidade fica realmente por conta das telas em LCD, idênticas a da Maschine Studio. Através destas telas, poderemos visualizar os samples no remix deck, a waveform da track carregada em cada deck, utilizar o browser para carregar uma nova track, etc.

traktor kontrol s8 led

Enfim, muito do que está acostumado a fazer de olho na tela do computador, você poderá fazer através destas telas, mas claro, vale lembrar que por tratar-se de uma controladora, você continua dependendo do uso de computadores é claro.

Conexões

Possui entradas entradas de áudio (line/pnoho), do tipo RCA, XLR na saída master, P10 na saída para booth (retorno) e XLR e P10 para microfone.

Traktor Kontrol S8 entradas e saidas

A conexão com o seu computador será através da tradicional e única porta USB disponível.

Bom, por enquanto é isso pessoal,  assim que possível, teremos um vídeo explanando mais sobre a Kontrol S8.

Você já encontra a Traktor Kontrol S8 a venda na Loja Vip DJ Ban, clique aqui e confira!

Deixe um comentário