Você provavelmente já ouviu falar sobre timecode, aquela tecnologia que permite aos DJs tocar músicas que estão no computador, através de CDJs e toca discos.

Ou seja, o arquivo da música, assim como efeitos e demais recursos do software, são controlados através de CDJs e toca discos, quando utilizado com CD ou disco de vinil especial para timecode.

Esses discos contém um sinal de áudio contínuo, composto de uma única frequência. O Traktor Scratch, software mais utilizado pelos nossos professores e exemplo que usaremos neste post, tem um sinal em 2KHz. O Serato Scratch e muitos outros, um sinal contínuo em 1KHZ.

O sinal é analógico e para ser transmitido ao computador é preciso te uma placa de áudio. As principais marcas têm suas próprias interfaces, que geralmente vêm acompanhadas do software, mas você pode optar por opções de outras marcas, desde que elas tenham as entradas e saídas necessárias. Veja as interfaces de áudio que temos na loja.

Traktor Scratch A6 – Placa de áudio da Native Instruments

Uma vez enviado ao computador, o sinal de áudio é decodificado pelo software, extraindo três tipos diferentes de informações: Velocidade de reprodução do disco, direção da reprodução (para frente ou para trás) e posição  de reprodução no disco.

Dito isso, aí vão duas dicas para quem quiser usar timecode:

  • Como o Traktor usa a frequência para calcular o BPM, não utilize a função Master Tempo do CDJ quando fizer timecode. Use os recursos do software. E se estiver usando com vinil, fique atento pois o BPM não é tão estável, devido à instabilidade dos toca discos. 
  • O Traktor precisa dos dois canais de entrada (direito e esquerdo) para identificar a direção da reprodução. Então caso você tenha um problema com um canal o software operará no modo Emergency Mode, e não reproduzirá para trás, impossibilitando scratchs.

Tutorial de Timecode com o Traktor

Nosso instrutor DJ Will é um dos maiores especialistas em Traktor no Brasil, tendo sido convidado pela própria Native Instruments para ministrar palestras sobre o Traktor. Neste tutorial ele mostra passo a passo a utilização do Traktor com timecode.

O DJ Will também tem um vídeo mostrando como se configura o Traktor para utilizar o sistema HID no CDJ-2000 da Pioneer. Assista aqui.

Opções de setup

São muitas as opções de setup usando timecode, ainda mais quando falamos de Traktor. A imagem abaixo mostra um setup completo, com CDJs, toca discos e controladoras. Vale lembrar que controladoras MIDI não trabalham com áudio, então não é preciso de uma placa de áudio para ligá-las ao software.

traktor-setup-timecode

A Traktor Kontrol S4 é um dos principais equipamentos para Traktor, pois integra controladora, mixer e placa de áudio. No vídeo abaixo o nosso aluno DJ Andrés Villa mostra como usar a S4 para fazer timecode com discos de vinil.

A Native Instruments lançou recentemente seu próprio mixer com placa de áudio embutida, o Traktor Kontrol Z2. No esquema abaixo, ele é usado para sincronização com CDJs através do sistema HID (assunto para um outro post) e duas controladoras Traktor Kontrol F1 estão sendo usadas como dispositivos adicionais.

z2-setup

Aprenda a usar o Traktor

Temos cursos rápidos de Traktor ministrados pelo DJ Will, representante da Native Instruments no Brasil, com enfoque no software e nas principais controladoras.

Equipamentos para Traktor 

produtos-traktor

A DJBan é parceira da Native Instruments no Brasil e conta com a linha completa de produtos tanto na Loja Vip DJBan (clique para abrir o site da loja) como em sala de aula, nos cursos de DJ e Produção Musical. Quer falar com a gente? Entre em contato!

Mais sobre Traktor na DJBan

Traktor Kontrol F1 e Traktor 2.5 (detalhes sobre a controladora Kontrol F1)

Atualização gratuita: Traktor 2.6

Menor e faz o mesmo barulho: Kontrol S2

Pioneer lança controladoras para Traktor e Serato

Traktor Kontrol S2, lançamento da Native Instruments

Traktor Kontrol S4: Review em vídeo

Traktor Kontrol Z2, mixer da Native Instruments

8 comentários sobre “O que é timecode e como ele funciona?

  1. Arthur disse:

    Me chegou uma informação que todos os DJs grandes só tocam usando timecod, o que acaba n dando flexibilidade para lidar da maneira que eles querem isso e verdade ?

  2. Marc Paillard disse:

    Quero saber se quando vc usa o traktor e que vc quer passar a usar vinil, vc précisa desconectar tudo ou se vc pode desconectar o aparelho diretamente

    1. geral disse:

      Não, basta mudar a chave seletora no mixer.

      1. Ernani disse:

        Gostaria de saber se para utilizar o tracktor, teria que utilizar agulhas como ortofon ou shure que tem pontas de diamante ou se qualquer agulhas o software aceita

        1. geral disse:

          Não precisa ser top, mas sim que funcionem bem. Se funcionar com disco normal, vai funcionar com timecode.

  3. Jamil disse:

    Gostaria de saber se tem como tocar deck ‘A” disco time code e no Deck “B” um disco de vinil normal.

    1. ban disse:

      Sim, e vice versa.

Deixe um comentário