Tecnologia Novation - Dicer - 0

Publicado em março 11th, 2011 | por Ban

Conhece o Dicer, da Novation? Inove seus Sets!

Rane, Serato, sorria, você está sendo controlado! Não se trata da união das marcas ou algo parecido, mas como sobra para um e falta para outro, foi criado o DICER. O controlador da Novation saiu no meio do ano passado, mas muitos usuários do Serato ainda não o conhecem.

Mas pera aí, quer dizer que não havia controladores para o Serato ? Claro que sim! Mas ocorre que quem prefere a facilidade desse fantástico equipamento nem sempre está ligado no que se pode acoplar para inovar, taí o motivo do título. Vamos nós ver um pouco mais do Dicer abaixo.

Ean Golden, que já tem passagens pelo Vestax VCI-100 (Vestax) – aquele com botões de fliperama – é especializado em fazer coisas a mão e também é dono do Blog DJTechTools. É dele a autoria do projeto do Dicer (depois foi mostrado para a Novation, que literalmente comprou a idéia), que, segundo Ean, teve dois motivos para ter sido pensado e criado.

1) Não há espaço disponível de forma consistente na cabine para colocar um controlador em uma posição ergonômica…

2) Usuários do Serato estão descobrindo que precisam de controladores de acesso para utilizarem de todo o potencial do seu software… (mais uma alfineta -dessa vez por ele- de que se pode inovar -quem quer-)

O Ean ? É meu “chegado”. A diferença é que eu o conheço e ele a mim, não.

Mas concordo plenamente com o espaço…  Tem cabines, se é assim que podemos chamar, que não cabem os lap tops. E seguindo a sua pesquisa, o melhor local para inserir tal controlador, a ponto de ter melhor usabilidade nos toca discos era inseri-lo no próprio toca discos… É uma pena para quem não sabe o que serve esse “buraco” na MK* mas ao menos já saberá qual local escolhido para o Dicer:

Calma! Não pense que Toca-Discos são alienígenas… Se você é da era CDJ, é possível inserir o Dicer também, mas não procure nenhum buraco desses num CDJ-1000 ou CDJ-2000 da mesma forma que alguns procuram os botões de efeitos…


Após o primeiro protótipo (que lembra um wafer de chocolate) e algumas enviadas para empresas, rolou um aval da Novation.


Rolou porque ele foi inteligente. Uma coisa era ele poder produzir umas peças através de sua equipe e outra (comercialmente falando), era a de ter a necessidade da produção em série e em grande quantidade para que o custo fosse o menor possível. Assim nasceu o Dicer, o qual pode ser comprado em nossa loja.


Devido ao sistema de pés das MKs, aliado ao seu peso, é possível fazer as ações de apertar sem dó os 5 (cinco) botões com três modos (pontos de sinalização, implantação e circuito) que são fáceis de visualizar por terem sido desenvolvidos com leds. A integração direta com o Serato é muito legal, mas é possível mapeá-lo com outros software tipo o Traktor

A Novation já faz barulho há algum tempo quando o assunto é controlador. O Nocturn, disponível em nossa loja, é um bom exemplo. Tem muitas funções através do Automap Universal e separei um vídeo para conferirmos também.

Voltando ao Dicer, vamos dar uma olhada? O vídeo abaixo saiu essa semana no blog Skratchworx e mostra bem como o dicer simplifica a vida do DJ.

Turntables and Dicers in Technicolor from skratchworx on Vimeo.

 

Duas olhadas, vai! Sei que você tem algo a “Dicer”

 

E para não perder a viagem, o Nocturn, também da Novation

 

Caso tenha gostado do Dicer (difícil não gostar) e não tenha visto os links ao decorrer do post, você pode comprá-lo aqui.

*buraco na MK serve para adaptadores de discos cujos “buracos” são desse tamanho:

Tags: , , , , ,


Sobre o autor

DJ profissional desde 1989, radialista e locutor, é fundador e diretor da DJ Ban - Electronic Music Center.



Voltar ao topo ↑