Um dos trabalhos de sampling mais famosos em música eletrônica e que aparece repetidamente em diversas músicas é o de samplear breaks de baterias e colocá-las em loop.
Três músicas foram fundamentais para a concretização desse tipo de trabalho:

The Winstons – The Amen Break: a música original chama-se “Amen, Brother” e para se ter noção da importância deste break foi feito um vídeo de quase 20 minutos sobre a origem e história do sample.

James Brown – Funky Drummer Break: este break é encontrado em dezenas de tracks de hip-hop e foi acontecendo até se tornar uma referência, desde a letra até o nome das músicas que utilizaram o sample. Você confere aqui a original completa:

Lyn Collins – Think About It: seria apenas uma coincidência que a gravadora de James Brown lançou um dos breaks mais populares de todos os tempos? Você vai reconhecê-lo a partir dos primeiros sucessos do rap como “It Takes Two” de Rob Base & DJ E-Z Rock e “Children’s Story” de Slick Rick.
Ouça a original completa:

 

E agora um bônus:

Você sabe de onde é que vem aqueles samples de scratches que praticamente todo DJ usa? Ouça a música “Change the Beat” do Beside e você vai perceber que tem um sinal bastante familiar, seguido de um outro som robótico de “Ahhh” e “Fresh”.

Deixe um comentário