Tecnologia

Novidades da Propellerhead: Rack Extensions, Figure App e mais!

Antes de começar a feira de audio MusikMesse (que começou ontem), a  Propellerhead convidou a imprensa especializada que já estava em Frankfurt para uma apresentação de suas principais novidades em 2012.

A primeira novidade é um aplicativo para dispositivos iOS, o Figure. Trata-se de um aplicativo simples, para criação de músicas de forma rápida, intuitiva e despretensiosa. E custa só 1 dólar. 

Ele é baseado em 3 telas, Beat, Bass e Lead, ou seja, batida, baixo e melodia, a tríade que compõe a maioria das músicas eletrônicas. Dá pra vê-lo em ação no vídeo abaixo:

Se o Figure é mais para brincar, a segunda novidade é bem séria e deve ser um upgrade e tanto para os usuários do Reason.

Rack Extensions, ou simplesmente RE, é uma arquitetura de plugins, ou seja, um formato próprio de plugins para Reason que será aberto a outros desenvolvedores, como Korg, Sugar Bytes, Peff, Softube, GForce, SonicCharge e outros que ainda deverão ser anunciados. Os plugins The Echo, Alligator e Pulveriser já são RE, lembra deles

Como não aceita formatos de plugins, como VSTi e AU, o Reason sofre críticas por ser um software “fechado” somente aos próprios recursos. Agora a história será outra! Os RE terão as seguintes características:

  • Plugins integrarão a workflow do Reason, o que inclui recursos como copiar/colar, refazer, etc
  • Plugins integrarão o Rack, assim será possível fazer ligações de entrada e saída com outros componentes do Reason
  • Músicas feitas com plugin RE em um computador podem ser abertas em outro, desde que o outro contenha os mesmos plugins
  • Plugins serão multi-plataforma, para PC e Mac
  • Plugins terão um processador próprio, o que evitará sobrecarregar o Reason

Por fim a Propellerhead anunciou que lançará em breve uma loja virtual onde os plugins poderão ser adquiridos. A julgar pela filosofia de acessibilidade da companhia, os preços deverão ser legais! As novidades devem entrar no mercado no meio do ano.

Quem entende inglês e quiser ver a apresentação da Propellerhead na íntegra, está logo abaixo:

Fontes: GearJunkies e Music Radar

Quer estar sempre informado? Então siga nossas atualizações diárias de posts, informações e vídeos no Twitter e Facebook.

Deixe um comentário