Tecnologia

NativeKontrol: Controle tudo no Ableton sem usar o mouse!

Plug and Play é uma facilidade enorme encontrada em muitas controladoras, principalmente se desenvolvidas especificamente para um software.

A maioria dos usuários de controladoras como Novation Lauchpad ou Akai APC40 faz uso apenas do preset padrão de mapeamento MIDI, ou seja, utiliza os pads para soltar clipes e outros comandos que já estejam associados a alguma ação no software.

Mas como seria ter outros vários presets que  controlam todas as ações do Ableton, como zoom, equalização, edição de samples e criação de notas? Essa é exatamente a proposta da NativeKontrol, empresa que desenvolve presets que atendem a diferentes necessidades, seja na produção musical ou performance ao vivo. O desenvolvimento dos presets são feitos a partir da tecnologia Bome MIDI Translator, que permite controlar qualquer parâmetro no computador a partir da linguagem MIDI.

Cada preset consiste de vários modos. Por exemplo, no preset CL3 há um modo para controlar bateria e dessa forma os pads funcionam como um Piano Roll, soltando cada nota do instrumento. O mesmo CL3 conta também com o modo de controle de Clip, onde você pode controlar os pontos de início e final do loop, ativação do loop, edição, além de todos os parâmetros do sample, com transposição de pitch e volume. Para transitar entre todos os modos basta um botão. Você também pode voltar qualquer hora ao preset padrão da sua controladora.

É claro que transitar por todas as possibilidades dadas pela NativeKontrol exige prática e paciência, mas acredito que após um tempo pode se transformar em algo automático. A lista de equipamentos compatíveis pode ser encontrada no site da NativeKontrol, assim como vídeos que exemplificam o funcionamento dos presets. O preço dos presets varia bastante, de 15 a 40 dólares, e há também pacotes que englobam vários presets para uma mesma controladora. Vale a pena dar uma olhada.

Como uma imagem vale mais que mil palavras, deixo abaixo dois vídeos. O primeiro é o preset LPC, desenvolvido para a Launchpad. O segundo é o preset CL3, desenvolvido para APC40. Você pode também conferir mais vídeos no site da fabricante.

Deixe um comentário