A Musik Messe, realizada anualmente em Frankfurt,  é umas das principais exposições de áudio em todo o mundo.

Muitas empresas esperam para lançar ou demonstrar ao público suas últimas novidades, por isso esse post traz os caras que devem dar o que falar durante o ano. São equipamentos para DJs e produtores musicais, que vão desde os melhores produtos do mercado até controladores simples e aplicativos inovadores, todos divididos por categorias. Bora!

Controladores MIDI

Reloop BeatMix

Clique para ver em alta definição

Primeiro controlador desenvolvido especialmente para o Virtual DJ.

Discussões sobre o software à parte, o BeatMix controla 2 decks, tem um bom espaço dedicado aos Jog Wheels (de 14 centímetros de circunferência), modo Vynil, Hot Cues, unidade de efeitos, loop in e out, pitch bend, carregamento de músicas, crossfader e mixer integrado. Na real? Tem tudo o que um Dj precisa.

Saiba mais sobre no nosso post dedicado à ele (com vídeo e informações completas).

Numark MPC DJ

O melhor de dois mundos. Foi assim que definimos a MPC DJ no nosso post sobre ela.

Fruto de uma parceria entre Akai e Numark, a MPC DJ reúne controles típicos de um controlador MIDI para DJs (como a Numark NS6), com mixer de 4 canais , além de 16 pads iluminados, típicos das MPCs. Umas aposta ousada. Será que vai pegar?

Stanton DJC.4

Outro controlador dedicado ao Virtual DJ, dessa vez com controle de 4 decks (2 simultâneos).

Nosso post sobre ele está aqui.

Electrix Tweaker

Assim como outros equipamentos, já havia sido apresentado na NAMM 2012, mas ainda não tínhamos falado dele por aqui.

Foi desenvolvido em parceria com a Livid Instruments e projetado para Ableton Live, ou disparo de samples em qualquer software. Conta com sessão para carregamento de músicas/samples, 32 pequenos botões iluminados e 8 pads maiores com sensibilidade de velocity (força).

Tem também crossfader, dois faders laterais e 6 botões giratórios com resposta do giro por iluminação de LEDs. A conexão e alimentação é via USB e o Tweaker ainda conta com entrada e saída MIDI.

O vídeo feito pelo DJ TechTools durante a NAMM mostra tudo isso e mais um pouco:

Korg microKey

Uma das séries que mais agradam a DJs e produtores que buscam portabilidade. O teclado microKey 37 agora ganha a companhia do super portátil microKey 25 e do grandão microKey 61, que vem acompanhado da coleção de softwares da Korg Legacy Collection Suite.

Pitch Bend, modulação, transposição de oitavas, sustentação de notas e arpegiador são funções desse controlador MIDI USB.

Behringer CMC Series

Também já haviam debutado na NAMM, mas se você não viu, vale a pena! Controladores modulares que devem ser os mais vendidos da marca, pela praticidade, design e funcionalidade de poder escolher apenas o que você realmente precisa em um controlador.

Nosso post sobre eles está aqui.

Nu Desire Alphasphere

Da série “não sei pra que serve, mas quero um desse”.

A Nu Desire se coloca como uma pioneira do mercado, a fim de quebrar as tendências que movem o mercado musical e criar coisas realmente novas. Parece que conseguiram. O Alphasphere é um controlador MIDI USB com 48 “pads” sensíveis ao toque e manipuláveis, tudo depende de como você o toca.

Ele tem um software próprio, onde é possível configurar a característica de cada uma das superfícies. Só de olhar pra ele já dá um medo…

O vídeo abaixo mostra um pouco mais do equipamento. Quem quiser mais informações, dá um pulo no site da empresa, que também está realizando pré venda.

AlphaSphere – Now Alpha Testing from nu desine on Vimeo.

Nektar Panorama – Para Reason 6

A idéia da Panaroma era criar um controlador tão completo e específico para Reason 6 a ponto de ele não parecer um controlador de software, mas um hardware. O Nektar está dividido em 4 partes principais de controle: Mixer, Chanel Strip, Master e Fader Motorizado. Vale a pena dar uma passada no site da empresa para saber mais!

O vídeo abaixo foi feito durante a NAMM 2012, quando ele foi apresentado pela primeira vez:


Interfaces de áudio

Vestax VMIDI

O VMIDI é a primeira interface desenvolvida para o controle de aplicativos compatíveis com CoreMIDI através de hardwares, sendo que ambas são alimentadas ao mesmo tempo. Conecte controladores, pads de bateria, synths e qualquer outro dispositivo MIDI USB ao seu iPad, IPhone e iPod Touch da maneira mais fácil possível.

Para saber mais sobre ele, veja nosso post!

Alesis iO Mix

Não tem jeito, essa é mesmo a vez do iPad! O iO Mix foi apresentado pela primeira vez durante a Musik Messe e agradou quem pode vê-lo de perto.

Ele foi projetado para quem deseja gravar até 4 canais de forma independente. Para isso basta encaixar o iPad no equipamento e utilizar um aplicativo que faça gravações multipista simultâneas, como o GarageBand ou o Multitrack Daw (que está sendo utilizado na foto)

Saiba mais no nosso post sobre ele.

Universal Audio Apollo 

Aqui estamos falando de um outro nível de equipamento… Interface de áudio profissional, que emula o som e a sensação das gravações analógicas. A conexão é via FireWire 800 / Thunderbolt e a placa processa em tempo real alguns dos melhores plugins do mundo, que emulam clássicos da Neve, Studer, Manley e muitos outros…

Software

Steinberg Nuendo Live

O novo software da Steinberg foi criado especialmente para gravações de shows e apresentações ao vivo de todo tipo. Combinando uma interface simples e funcional, alta qualidade de som (até 192KHz) e estabilidade, o software pode vir a ser um dos preferidos para gravações.

Outro ponto importante é a perfeita integração com as mesas digitais Yamaha CL, as mais utilizadas em Live PAs. A novidade deve chegar aos consumidores a partir do meio do ano, mais informações no site da Steinberg.

…………………………………………

Vários outros lançamentos interessantes ficaram de fora dessa lista, até porque o post ficaria ainda mais extenso e o foco aqui é música eletrônica. Mas para quem quiser ver mais, recomendamos o site Gearjunkies, que também foi fonte de boa parte do que foi publicado aqui, além dos sites das empresas. 

Quer estar sempre informado? Então siga nossas atualizações diárias de posts, informações e vídeos no Twitter e Facebook.

Deixe um comentário