Quem avisa amigo é. Ou não?

Nos próximos dias teremos o lançamento oficial do macOS Sierra 10.12, novo sistema operacional da gigante Apple, que conquistou diversos profissionais ou amadores envolvidos com áudio, sejam eles DJs, produtores de áudio, música eletrônica e por aí vai.
Muitas pessoas obviamente já baixaram a versão BETA para serem os primeiros a obterem sua cópia, assim como muitos o farão quando disponível na Apple Store, e isso, mesmo após vários comunicados que estão sendo enviados por newsletters das diversas empresas como Native Instruments, Pioneer, Serato, Ableton, entre outras, alertando sobre possíveis erros de compatibilidade ou falta de suporte para alguns hardwares.
Lembre-se que faz  um ano do El Capitan e até o momento alguns produtos ainda não possuem driver de funcionamento correto, por isso, é sempre bom ter ciência de que se acontecer alguma incompatibilidade, será possível retornar ao sistema anterior com segurança.

Algumas dicas para os apressadinhos:

  1. O mais importante: Faça Back up

    Apesar da alta do dólar, não está tão caro a compra de um HD Externo, que poderá ser usado como backup com a ferramenta Time Machine no seu Mac.
    *Abra o System Preferences (Preferências do Sistema)
    *Selecione Time Machine
    *Selecione  “Disco de Backup” (talvez seja necessário “Configurar Time Machine” primeiro)
    *Selecione o disco que deseja armazenar seu backup (HD Externo).
    *Clique no interruptor para deixar o Time Machine ativoBackup Time Machine
  2. Limpe seu HD

    Não amigão, não é para tirar e passar um pano limpo, mas sim, remover alguns arquivos.
    Para sistemas novos é recomendável que você remova arquivos grandes e antigos do disco, assim você irá instalar o macOS Sierra em um HD mais limpo, o que ajudará na performance. Isso é importante também porque o macOS Sierra, aborda de maneira diferente a forma de armazenamento, por isso fornece melhor desempenho se seu HD estiver limpo.
    Exclua por exemplo, arquivos de downloads incompletos, apps que não utiliza, limpe o cache do seu navegador,etc.

    Armazenamento MAC OS

  3. Requisitos para a instalação*Mínimo de 4GB (eu sugiro 8GB)
    *20GB de espaço no seu HD (disco rígido)
    *ter instalado OSX Mountain Lion 10.8 ou superior
  4. Se não sabe como fazer, procure que entendaSe tem dúvidas, procure quem entenda do assunto e que possa fazer um serviço adequado, afinal, estamos falando da sua máquina de trabalho, certo?
    Um profissional poderá fazer os procedimentos corretos e até mesmo formatar seu computador para uma instalação ainda mais limpa. Vale o investimento de baixo custo para este serviço, do que um de horas e alto custo para recuperar seu computador, não acha?
  5. Verfique a compatibilidade de seu hardwareA Native Instruments por exemplo, vem comunicando aos seus usuários de que alguns hardwares mais antigos não terão suporte para o macOS Sierra e versões futuras. Sendo assim, se você possui os hardwares abaixo, mantenha seu computador no sitema operacional que vem utilizando até o momento, NÃO ATUALIZE!!!

    *TRAKTOR AUDIO 8 DJ

    *TRAKTOR AUDIO 4 DJ

    *TRAKTOR AUDIO 2 DJ

    *TRAKTOR KONTROL S4 e KONTROL S2 (Primeira Geração) NOT MK2

    KOMPLETE:

    AUDIO KONTROL 1

    GUITAR RIG MOBILE I/O

    GUITAR RIG SESSION I/O

    RIG KONTROL 2

    RIG KONTROL 3

    KORE Controller

    KORE 2 Controller

  6. Não faça atualizações em vésperas ou próximo de suas gigs
    Erro comum e fatal de muitos!!!! Não vai fazer diferença para o público se você já está com um novo sistema operacional. O que importa para eles é som nas caixas, o que pode não vir a acontecer se o seu sistema novinho em folha resolver “dar pau”.
    Após a atualização, faça diversos e severos testes antes de se apresentar, com todos os seus setups possíveis.

Espero ter ajudado vocês meus colegas!!! E bom som com o seu macOS Sierra!!!