Contatos: (11) 3142-9676 / 3257-8717 / WhatsApp: (11) 97485-5700 - Seg. à Sex. das 09h00 às 22h00 e Sáb. das 09h00 às 18h00.

Logic Pro é o novo curso da DJBan!

Temos o prazer de anunciar que iniciaremos o curso de produção musical utilizando o software Logic Pro. Confira o conteúdo das aulas e a grade de horários em nossa página de cursos.

O Logic Pro é hoje a plataforma mais completa para produção musical, sendo utilizado em áreas bem distintas como música eletrônica, estúdios de gravação, composição de trilhas sonoras, edição e finalização de áudio. É muito comum ouvirmos de produtores que utilizam outros softwares a frase “faço a música no programa tal, mas para a mixagem e masterização utilizo o Logic”. Por que então não faz tudo no Logic? “Porque o programa é difícil”, costumam dizer.

Difícil?

Não, o Logic Pro não é um programa difícil, mas um software extremamente completo, que atenderá todas as suas necessidades e não irá impor limites à sua criatividade. Isso será provado em nosso curso com uma didática que respeita as particularidades de cada um.

O aluno terá direito a apostila, suporte online para tirar dúvidas e a opção por aprender a partir de estilos que gosta mais, seja Techno, House ou Rock, mas sem se limitar a nenhum deles. O aluno também poderá fazer pós-cursos específicos para aprimorar técnicas e conhecer conceitos mais avançados, que não costumam ser  ensinados em outras escolas.

O que eu encontro lá?

O Logic Pro tem uma série de instrumentos virtuais com ótimos pre-sets, incluindo pre-sets clássicos de versões mais antigas. Se você adquirir o Logic Studio, que é o pacote completo à venda, também receberá cerca de 50 Gb de samples de todos os tipos, conhecidos como Apple Loops. A vantagem dos Apple Loops é que não é preciso nunca ajustá-los ao grid, eles entram no tempo sozinhos. O Logic Studio conta também com aplicativos específicos para trilhas sonoras, apresentações ao vivo e gravação de CDs.

Com o Logic Pro você terá também uma quantidade impressionante de efeitos profissionais, muito superior ao Ableton, por exemplo. Há diversos tipos de delay, reverb, distorções, equalizadores, sendo que dentro de cada um há uma infinidade de parâmetros alteráveis para deixar o som do jeito que você gostaria. A interface do Logic tem uma timeline que prioriza a visualização da música inteira, ao invés de clips, tornando-o ideal para quem quer produzir músicas mais complexas ou produzir trilhas sonoras, ao invés de um amontoado de samples.

A interface do mixer e a qualidade dos efeitos é a resposta para “finalizo meu som no Logic”, pois é possível visualizar o mixer em conjunto com o arranjo, ou sozinho, ou em conjunto com o piano roll, enfim, como você preferir! Com o Logic você tem sempre o controle de tudo o que está acontecendo.

Há também um espaço conhecido  como Enviroment (na verdade, desconhecido), uma interface que se assemelha à programação livre e que permite utilizar sua criatividade de uma forma única, possível somente com o Logic.

Logic 9

A última versão do Logic Pro apresentou melhorias consideráveis para quem sentia falta de mais versatilidade e rapidez na hora de produzir. O usuário agora pode alterar o BPM do projeto inteiro sem se preocupar em ajustar faixas de áudio, com a função Varispeed. Além do ajuste de áudio no tempo desejado por Time Stretch, também é possível fazer o ajuste por transientes com o Flex Tool, como é feito no “warp” do Live, facilitando a criação de remixes inclusive.

Para quem toca baixo e guitarra o novo Logic Pro é um prato cheio, pois apresenta vários novos amplificadores (que emulam perfeitamente grandes marcas e modelos clássicos) e pedaleiras precisas, que permitem ao músico economizar alguns mihares de reais em equipamentos sem perder qualidade.

A versão 9 tem a opção 64-bit, para que você não fique limitado a usar 4 Gb de memória e possa usar qualquer quantidade de memória para o processamento do programa, de forma ilimitada.

Tutoriais

Iniciaremos uma série de tutoriais para desmistificar conceitos e compartilhar conhecimento, além de demonstrar aquilo que só no Logic Pro é capaz de ser feito. Percebemos que praticamente não há vídeos em português sobre o Logic e por isso, pelo menos nos primeiros vídeos, começaremos a explicar o software passo a passo e também funções simples e fundamentais, como protocolo rewire (que permite a interação do Logic com o Live e Reason, entre outros).

Quem usa?

Profissionais da música de diferentes segmentos usam o Logic. Alguns exemplos: O último filme do Zé do Caixão teve sua trilha inteiramente produzida com o Logic, assim como a trilha de “Quem quer ser um milionário?”. O projeto brasileiro de Psy Trance AudioX só utiliza o Logic, que é utilizado também pelo top produtor de Trance Paul Van Dyk. Muitas músicas da Madonna, Nine Inch Nails, Mia, Lilly Allen, Alicia Keys, entre outros, foram produzidas inteiramente no Logic.

Aqui há uma listinha de grandes produtores musicais que trabalham com ele. De um maneira geral, o Logic é o software usado no mainstream mundial, por ser mais completo que o Live e mais amigável e versátil que o Pro Tools.

Se você quer investir na carreira de produtor musical e não apenas de música eletrônica, Logic Pro é o seu software. Conheça o curso e  acesse o site da Apple para mais informações, lá você encontrará vídeos, fotos, detalhes e links para comprar o programa. Em caso de dúvidas deixe um comentário e teremos prazer em responder!

OBS: Nos referimos ao Logic como Logic Pro por haver uma versão simplificada do programa, o Logic Express, que não será usada em nossas aulas. Ambas as versões são exclusivas para computadores Mac, da Apple.

A DJ Ban é uma empresa fundada em 2001 e sediada em São Paulo. Entre as áreas de atuação estão cursos, loja, TV, estúdios para treino e gravação de sets, palestras, locação de equipamentos, eventos, e outras atividades ligadas a música eletrônica.

Compartilhe este post:



Pesquise no Blog:



Categorias do Blog



Conheça a Ban em um minuto