Sim, a NI, que sempre liberou seu software para outras marcas, tem agora o seu controlador. Preparem-se para mudanças amiguinhos… Vamos falar um pouco mais de controladores e por que vieram pra ficar. 

Para quem prefere ver a ler, abaixo o vídeo Review da Traktor Kontrol S4!

Visual bacana, total controle por um único equipamento de quatro canais, já com placa de áudio 24 bit/96 Khz, possibilidades reais em além dos dois decks normais, inserir samples em tempo real sem “warp” ou muitas lições de casa!

Duas unidades de efeitos, a exemplo do Traktor Pro ou Traktor Duo e demais versões, fácil de transportar, jog wheels (na minha opinião pequenos) mas pelo que se vê no vídeo abaixo, parece ser bem preciso e meio que anti-derrapantes tipo uns ontroladores que vemos no mercado onde você dá um toque e o jog parecer que vai saltar do equipamento voando…

Voe também na imaginação com o Loop Recorder, onde é possível gravar ao vivo a partir de qualquer canal, microfone ou seu outro sinal analógico, diferente do sample deck, cujo qual serão ações que poderão ser realizadas “dentro” do Kontrol S4.

Ao que se mostra pela cara do software Traktor Pro S4, bem intuitivo! É plugar e tum, tum, tum ou toutz, toutz, toutz! Mapeamento ? Nada, porém se quiser apimentar ainda mais, sinta-se a vontade através do preferências!

Você pode tocar a música como ela é ou acrescentar, mudar, inserir, tirar… Imagine aquela música que todos tem e tocam. Ela será tocada agora a sua maneira e de uma maneira bem mais fácil, principalmente para quem já é acostumado com o Traktor ou mais ainda para quem já usava no Traktor Scratch Pro desde 2007!

Isso em controladores também não é novidade para muitos, mas ter tudo de “mão beijada” assim, mesmo não sendo exclusividade do Kontrol S4 e nem ter sido o primeiro a ter tais funções, é ótimo ver como sempre as coisas mudam e claro, para melhor a quem usa. Imagine-se há uns 5 anos (chutando bem alto) para fazer o que você pode fazer hoje com apenas um console…

Obviamente, muitos irão comprar esse produto para contar até 8, entrar no break, cortar e acabou, a exemplo de muitos “lives” via Ableton com tantas possibilidades e você percebe que o esses “lives ou dj set” oferecem o mesmo que se tocado via dois CDJ 100s!

Inova quem quer, independente do que tem em mãos, mas com uma ferramenta dessa, melhor… Dispare samples quando quiser, é por conta da casa!

Sample Deck tem umas paradas sinistras (eu mesmo nunca consegui fazer o Traktor Scratch Pro funcionar com o Kontrol X1 do jeito que queria – dois decks em cima time code e dois embaixo via x1), e aqui, muito mais fácil… Tomara! Há!

1. Vinhetar ? Bora! Soltar o seu nome de DJ, a identificação da estação de rádio, twitcam, etc., ou um trecho vocal ao longo do seu set ? Simples.

2. Loops Live – Tá tocando e quer fazer loops ao vivo a partir das faixas tocadas no TRAKTOR e trazê-los para aguçar a mix? Demorou! Aplique filtros através dos botões dedicados e a duração de loops em tempo real para mudar toda a parada.

3. Loop sets – Moleza! Abuse dos loops incluídos no “pacote”, da renomada Loopmasters, e construia tudo em tempo real ou apimente sua “track”.

4. Desconstruir / reconstruir – Aqui você praticamente entra dentro da música e faz do seu jeito… Mais que um DJ set, quem ousar vai fazer uma grande performance ao vivo, que por não haver um botão “padrão”, cada caso será um caso.


Baixa latência, roda em MAC ou PC, tem duas entradas analógicas, MIDI in e out, além de ter a “pegada” no som para usar na beira da piscina ou num festival bem perto da tua agenda! A parada de CUE (pré escuta) é bacana também. Além de possibilitar a escuta dos canais, rola o “visual” antes de abrir o sinal pro master. É coisa fina, tipo os VUs do DJM800, Pioneer. Velocidade da luz para ter o melhor som!

Precisão dos controles é o mínimo que podemos ter em controladores, não? Exato! Além disso, o Traktor Kontrol S4 foi projetado a operar 30 vezes mais dados em comparação a um MIDI regular… Faders e Knobs prometem ser outros diferenciais e claro, o crossfader super Top! Saidas balanceadas pro P.A ou RCA para o mixer acaso você leve o seu Kontrol S4 para a festa e possa plugá-lo rapidamente no sistema.

Negócio tá chique demais. Imagine tem samples prontinhos para usar… Sim, vem inclusos no Kontrol S4 e aí é fazer a festa, literalmente.

Dá lhe Kontrol 4S Native Instruments… Bem vindo!

A Native, que na minha opinião vacila com tantos modelos de “traktors” confundindo e bastante aos usuários, além de que se você pega o manual do Traktor Scratch Pro por exemplo não encontra lá tudo o que deveria, já lança na página do seu Traktor Kontrol S4 uma seção se perguntas e respostas para não ter erro (talvez!)…

Kontrol s4 Funciona com Timecode (cd ou vinyl) do Traktor Scratch Duo ou Pro ?
Quem sabe um dia…

Traktor Kontrol S4 rola com o Kontrol X1 ?
Sim, na boa! Divirta-se.

Já tenho a Audio 8 DJ (que veio no Traktor Scratch Pro ou comprei separado), pode usar ?
Sim, desde que queira mais canais, no entanto a placa integrada do Kontrol S4 tem a mesma qualidade.

E usar o console Kontrol S4 em outro software ?
Sim, desde que o software possibilite (deixe) fazer tal ação MIDI

E que tal um desconto para usuários Traktor ?
Não, nem morto!

Só o software Traktor Pro S4, pode comprar separado ?
Não!

E talvez role o software como up-grade para usuários do Traktor Pro ?
Sim, talvez…

Se o talvez virar sim, os recursos do software Kontrol S4  como Sample Decks e Loop Recorder também ?
Sim, pidão!

Quando ?
Aguarde!

Quando chega no Brasil ?
Aguarde também! Previsão é quase presente de Natal, mas vamos torcer para Outubro!

E o preço ?
Em dólar e euro tem no site da NI, mas em real: R$ (aguarde,00)

Vi o preço no site da NI lá pra fora. Tem garantia se trouxer e der problema ?
“O problema só aparece quando aparece o problema, logo, é seu, o problema”

Deixe um comentário