O Hardstyle é um sub-gênero relativamente novo de música eletrônica. Suas origens podem ser rastreadas até 15 anos atrás, mas a música não caiu nas graças do público internacional até por volta de 2007. Ele pega pra si diferentes aspectos de hard trance, gabber, e hard house, e então os produtores desenvolveram um som que gerou uma energia crua no seu baixo, assim como um impulso emocional na melodia.
Hardstyle é geralmente definido com um ritmo entre 140 e 150 BPMs, com um kick bem comprimido, com samples de vocal pontuados e tem como sua principal assinatura um bass reverso. Originalmente produzido na Holanda, DJs como Pavo e The Prophet desenvolveram o estilo do underground e deram um up-tempo, um contundente bass drop e assim deram ao gênero uma vibe mais favorável aos clubs.

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/users/2902997″ params=”auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]

Artistas como Blutonium Boy e Zany conseguiram enxergar a comercialização do hardstyle. Como a cena do Trance cresceu na Europa, as gravadoras de hardstyle começaram a surgir e as compilações deram aos produtores uma maneira de atingir o público. Álbuns como “Hardstyle Instructor” de Blutonium Boy ajudaram a impulssionar aquele bass marcante do hardstyle para o mainstream, usando melodias progressivas em harmonia com kicks bem duros de bateria.
A transformação do hardstyle em dance music tradicional começou com a explosão do Q Dance. Ao trabalhar com uma das maiores empresas de promoção da indústria da música (Insomniac / ID & T), o Q Dance ajudou a colocar os estilos mais pesados de dance music em um lugar onde não podiam mais ser ignorados.

O Top 100 da DJ Mag viu um afluxo do hardstyle em 2012 Sete produtores de hardstyle, liderados pelo pupilo Headhunterz, se posicionaram no top 50 da pesquisa:. Headhunterz (11), Noisecontrollers (27), Zatox (36), Coone (37), Wildstylez (coração 41), Angerfist (42), e Brennan (49). Com a ajuda de nomes consagrados, o Q-Dance começou a conquistar seus próprios palcos de hardstyle em grandes festivais dos EUA, como Electric Daisy Carnival.
Em 2013, o hardstyle continuou a dar as caras na cena mainstream pegando carona nos outros estilos em ascensão. Artistas como DJ Isaac pegou algumas músicas de EDM e de Trance bm populares e fez remixes; adicionando o bass reverso familiar e levando o kick até 150 BPM. Alguns dos remixes mais bem sucedidos da cena incluem que Headhunterz fez para “Spaceman” do Hardwell e “Lessons in Love” de Kaskade, e os remixes de Isaac para “Till The Sky Falls Down” e “Animals”  de Dash Berlin.

Ultimamente Tiesto vem recebendo muitas críticas por não produzir mais Trance como antes. Um fato que se desconhece é que ele na verdade era um produtor de hard-dance antes de ser a revelação da cena Trance. Naquela época Tiesto utilizava o pseudônimo Da Joker e produziu músicas como “Getting Bored“, “Set It On Fire“, “Fuck Me Right“, “Speed Up San Francisco“. Mais recentemente o Showtek fez a transição da cena hardstyle para o EDM. No ano passado o Q-Dance considerou o seu clássico “Fuck the System” a maior música do hardstyle de todos os tempos.

Voltando aos dias atuais, o hardstyle continua pegando carona no sucesso do EDM. Podcasts como o “Hard With Style” de Headhunterz, continuam a expor o estilo e os DJs de hardstyle estão recebendo uma chance de tocar no palco principal de alguns dos maiores festivais da América, e até mesmo nas principais estações de rádio por satélite estão se arriscando e apresentando shows de hardstyle.

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/users/10155439″ params=”auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]

 

Deixe um comentário