Contatos: (11) 3142-9676 / 3257-8717 / WhatsApp: (11) 97485-5700 - Seg. à Sex. das 09h00 às 22h00 e Sáb. das 09h00 às 18h00.

DJ: Atividade será finalmente reconhecida no Brasil!

O texto que você vai ler foi escrito por Tibor Yuzo, DJ, produtor musical, empresário e vice-presidente do SINDECS ( Sindicato dos DJs e Profissionais de Cabine de Som do Estado de São Paulo). 

Ele é um dos profissionais mais atuantes na luta pelos direitos dos DJs e esse texto foi retirado do seu blog pessoal.

UFA!

Após um período de desânimo por conta de divergências dentro do Sindecs, finalmente uma boa notícia para os simpatizantes da minha causa dentro do Sindicato dos DJ’s: A ATIVIDADE DE DJ SERÁ RECONHECIDA NO BRASIL!!!

Em Julho de 2011 eu e o Fernando de Conto (Presidente do SINDJRS) protocolamos um pedido solicitando a criação do código identificador do DJ junto ao Ministério do Trabalho. O pedido foi acompanhado de um trabalho de pesquisa que eu fiz ao longo de 45 dias, com o intuito de tentar “acelerar” o processo junto ao DCBO, departamento do Ministério do Trabalho responsável pela publicação dos códigos das atividades e ocupações no Brasil.

Procurei reunir neste trabalho informações que ajudariam qualquer pessoa de fora da cena a ter uma visão do que é o exercício da atividade de DJ. Este “relatório”, que eu produzi de maneira independente, contém descrições das atividades exercidas por um DJ atual e quais devem ser suas habilidades, segundo a minha experiência e vivência neste mercado. Por falta de apoio, recursos e tempo (a DCBO me deu um prazo para entregar o relatório, para tentar viabilizar o código ainda este ano), não tive condições de trazer o tema para um diálogo aberto.

Para compensar a falta de oportunidade de diálogo com a categoria, eu inseri neste meu trabalho referências de Associações, Sindicatos e  instituições de ensino que eu nem conheço, mas que apareceram nos resultados do Google e possuem sites com boa apresentação.

A PESQUISA OFICIAL DA FIPE JÁ ESTÁ EM ANDAMENTO!

O Ministério do Trabalho, através da DCBO, firmou convênio com a FIPE para a realização de uma pesquisa e  apresentação de um estudo oficial sobre as atividades exercidas por um DJ Brasileiro.

A FIPE recebeu o meu trabalho através da DCBO em Março deste ano e desde então vem entrevistando vários profissionais do Brasil.

Este estudo oficial será publicado juntamente com a criação do Código Identificador do DJ, provavelmente no início de 2013.

PARA QUE SERVE O CÓDIGO IDENTIFICADOR DO DJ?

  • Reconhecimento da atividade de DJ pelos órgão públicos (Previdência Social, Ministério do Trabalho e todos os outros da administração pública).
  • Possibilidade de ser registrado em Carteira de Trabalho como DJ.
  • Possibilidade da existência de Sindicatos da categoria RECONHECIDOS pelo Ministério do Trabalho.

Os grandes beneficiados de verdade com a criação deste código serão os DJ’s do nosso “brasilzão” que trabalham como residentes mas sem registro na carteira ou mesmo registrados em outras categorias (técnico de som, operador, etc etc).

O TRABALHO QUE EU ENVIEI AO MINISTÉRIO DO TRABALHO

Este não é o trabalho oficial. É um estudo que eu fiz e apresentei ao Ministério do Trabalho com o intuito de ajudar a criar o código do DJ na previdência Social e no próprio Ministério do Trabalho.

As escolas que eu citei no trabalho são as que possuem site com boa apresentação. Minha intenção foi demonstrar que elas existem em número expressivo porque a atividade está presente em todo o Brasil.

Mas é lógico, a necessidade de oficializar um programa didático ainda se faz necessário!

No fundo eu mandei um monte de informações para que, mesmo que eles cortem os diferentes perfis de DJ que eu descrevi, o importante é a criação de pelo menos 1 código para a categoria!

Baixe aqui o estudo! 
A DJ Ban é uma empresa fundada em 2001 e sediada em São Paulo. Entre as áreas de atuação estão cursos, loja, TV, estúdios para treino e gravação de sets, palestras, locação de equipamentos, eventos, e outras atividades ligadas a música eletrônica.

Compartilhe este post:



Pesquise no Blog:



Categorias do Blog



Conheça a Ban em um minuto