Notícias

Diversidades no mercado da produção musical .

No Brasil temos uma cultura onde só produz música quem quer ser um artista, porém existem diversos outros caminhos onde a produção musical pode te levar a trabalhar.

Trilha sonora

Trilha sonora para jogos

Jogos

Produção musical de trilha sonoras para jogos é um dos exemplos onde se encaixa na diversidade desse mercado, existem vários métodos onde voce consegue trabalhar produzindo musica para jogos, como, fazendo freelancers, trabalhando no estúdio de alguma empresa ou participar de uma equipe independente de jogos para produzir seu próprio jogo .

 Os recursos para produzir uma musica eletrônica (Musica de pista) são os mesmo utilizados para produzir uma trilha sonora, você precisa ter conhecimento de uma DAW, como o Ableton live ou Logic Pro . 

 Porém para o som de um jogo ser legal, você precisa entender de um conceito que se chama Audio Dinâmico, para conseguir utilizar desse método voce precisa de mais recursos alem de uma DAW, utilizando ferramentas como Fmod ou Wwise .

Desenhos e filmes

Outra opção também é construir trilha sonoras para desenho animados, é um mercado que está em crescimento no Brasil, existem algumas empresas que fazem sucesso, e empresas onde estão tentando conquista-lo, as empresas grandes de animações geralmente tem seu próprio estúdio onde contratam funcionários para produzir suas trilhas, ja as outras contratam profissionais terceirizados para a produção, ou seja, freelancers. 

O processo para criar musica para algum tipo de entretenimento como animação e filmes necessita da produção ser feita a partir de um roteiro, animatic ja pronta em forma de video, assim cada segundo da musica vai ser pensado para atender que está acontecendo como os movimentos, jogos de camera, troca de cena etc …

Trilha sonora para desenhos

Sonoplastia

Sonoplastia é um jeito de trabalhar no mercado de áudio também, existe esse serviço para todos entretenimentos que citei acima, jogos animações e filmes, existindo a possibilidade também de você trabalhar em teatros ou circos como sonoplasta.

O método de trabalho de um sonoplasta é um pouco diferente de um produtor musical, porém ele também precisa tem conhecimento de uma DAW.

Um sonoplasta precisa mapear inteiramente todos os efeitos sonoros que ele vai precisar, depois criar métodos e técnicas para chegar ao resultado ideal do efeito utilizando técnicas como foley, dublagens, edição e mixagem. 

SonoplastiaExemplos de trabalho – https://www.torcedores.com/noticias/2019/03/the-chemical-brothers-remix-f1

 

Na DJ Ban temos o curso de produção musical extensivo, onde irá aborda profundamente o funcionamento de uma DAW e ensina-lo produzir musica, como mostrei acima, existem varias possibilidades para quem quer trabalhar com musica .