Tecnologia

Controladora NS6, da Numark, entra na briga dos 4 decks.

Mal noticiamos os lançamentos da Pioneer DDJ-S1 e DDJ-T1, eis que a Numark, outra gigante da indústria musical, apresentou sua nova controladora tudo em um na feira NAMM, mas com um detalhe: 4 Decks! Para Traktor? Não, para Serato ITCH.

E daí surge a pergunta: Por que a Pioneer lançou uma controladora de dois canais para Serato, contrariando a novidade da Numark e e a Xone DX, da Allen & Heath? Ninguém sabe.

Voltando à NS6, a controladora foi desenvolvida em parceria com a Serato, o que garante a ela credibilidade de ter total integração com o software. O design se assemelha bastante ao NS7, o que mostra que as marcas vêm se preocupando em manter uma interface conhecida por seus usuários.

Jog Wheels

Os primeiros elogios à controladora em sites especializados vêm dos Jog Wheels. Grandes e precisos, ele podem ter a sensibilidade ajustada, além de ter um ajuste automático que deve agradar bastante. Os Jogs contam também com Leds de duas cores, que indicam o Deck que está sendo controlado e o se efeitos estão associados a ele.

O mixer pode ser utilizado com o Serato e outros softwares, mas também sem computador algum, apenas como um mixer comum, o que dá versatilidade ao aparelho.

Não se perca

Se os indicadores do NS7 já quebravam um galho com a tecnologia Strip Search, a NS6 te dá ainda um motivo a menos para olhar para a tela do computador. Indicadores de posição dão a localização exata da faixa, ali mesmo na controladora.

As cores de cada botão e iluminação individual de Led em cada função também ajudam o Dj a esquecer a tela do Pc e um grande seletor promete deixar o mouse de lado na hora de escolher e adicionar faixas.

O que há de melhor

Um ponto que merece destaque é o generoso espaçamento entre botões e faders na controladora, coisa rara no tipo tudo em um, o que significa menos chance de se fazer algo indesejado. Funções como Key Lock, criação manual de loops (tipo in e out), Hot Cues e Beat Grid, todos na interface da NS6, também merecem destaque.

Algumas outras funções são novas, como acesso direto ao Beat Grid e o Bet Skip, que impede que faixas soltadas na hora percam a sincronia com outras. A latência promete ser imperceptível, como já era com o NS7.

A placa de áudio integrada é de 24bits, com saídas XLR balanceadas. E a controladora, como não podia deixar de ser, vem acompanhada do software Serato ITCH.

Entradas e saídas também não faltam à controladora: Saída XLR, saída para fone, diversas saídas e entradas RCA, duas entradas para microfones, duas entradas analógicas e porta USB.

 

O possível lado ruim da controladora é o peso aparente, acima do de seus concorrentes. Mas também, pudera, ele é reflexo dos materias utilizados: muito alumínio, nada de plástico.

O preço de tudo isso? Vamos esperar chegar no Brasil, pois o lançamento no resto do mundo deve ocorrer apenas daqui a um mês…

Review DJBan

Deixe um comentário