Notícias

Tecnologia Verde – Chukka Kinetic Music Player

chukkatwirl

O Chukka Kinetic Music Player é um tocador de mp3  “amigo do meio ambiente” que está em fase de testes. Seu design, desenvolvido pelo inglês Thomas Mascall, foi inspirado nas “contas” gregas “Kompoloi”,  que lembram as “contas” de um terço budista só que sem o princípio religioso.

O material é de poliuretano termoplástico, eficiente para manufaturar e pode ser reciclado.

A escolha do design foi criada para aliviar o stress, contribuindo para o relaxamento dos músculos da mão, ideal pra quem passa muito tempo fazendo movimentos repetitivos – como digitar – aumentando a destreza e coordenação da mão, ideal também pra quem adora rodar o chaveiro no dedo. Aí é que vem a parte interessante.

Chukka

O CKMP é um dispositivo que gera uma fonte de energia eletromagnética induzida , ou seja,  produz energia elétrica toda vez que estiver em movimento, é auto carregável. Quanto mais vc rodar o dispositivo, maior será a carga de energia gerada.

chukka01

Composto por várias “contas” que se movimentam através de um fio que além de servir como suporte para o movimento do dispositivo, une as duas seções da extremidade, transferindo energia para os outros componentes, possui entrada para fones de ouvido, entrada USB, uma placa mãe e 2GB ou 4GB de memória e suporta os formatos MP3, OGG, FLAC, e WMA.

Para carregar é só balançar entre os dedos, como mostra o vídeo.

Para escolher a música ou controlar o volume é necessário conectar a extremidade de uma “conta” com sua respectiva seção. Criando um controle continuo, ao invés de botões, também evitando mudanças durante o movimento sem a necessidade de uma trava e os uploads podem ser feitos através de um cabo USB, que conectado a um PC ou Mac também funciona como fonte de energia adicional.

Infelizmente o player ainda não está disponível no mercado e ainda está em desenvolvimento mas alguns modelos já em funcionamento podem ser conferidos na página do designer.

Mascall.

É a tecnologia em função de um mundo melhor.

Deixe um comentário