Quando um DJ procura por boas músicas para compor seu case, é bem provável que ele procure no Beatport, o maior site de venda de música eletrônica do mundo.

É provável também que este DJ compre algumas músicas muito baixadas (boa chance de não errar e agradar a pista) e de artistas e selos que ele já conheça. Mas essas músicas representam apenas uma pequena parte do que sai diariamente no site, entre 1500 e 2000 novas faixas. Como selecionar as melhores, entre tantos lançamentos? A resposta é o site Bestport.

O Bestport seleciona os melhores lançamentos diários do Beatport, dando a oportunidade para DJs e público conhecerem diferentes artistas, que talvez caíssem no esquecimento por não frequentarem as tais listas dos mais baixados.

A seleção das faixas é feita por “scaners”, que trabalham apenas com determinados estilos e vertentes, prezando sempre pela qualidade técnica, originalidade e potencial que uma música tem para bombar nas pistas. E a divulgação de cada música colocada no site é feita através do twitter @bestport. Portanto, para manter-se sempre atualizado siga o @bestport!

O mais legal do site é que além das faixas estarem divididas pelos mesmos estilos encontrados no Beatport, ainda é possível ouvir uma prévia das músicas, compartilhar no facebook e ir para a página de compra diretamente.

A iniciativa de criação do site abriu portas para uma nova relação entre produtores, DJs e consumidores, não pautada por aquilo que todo mundo ouve ou aquilo “que já conheço”. Assim aumentam as chances de crescimento de produtores desconhecidos e dos DJs renovarem seus cases com músicas diferentes.

Para sabermos um pouco mais sobre o Bestport convidamos seu criador, André Pollux, para uma pequena entrevista. Confira abaixo:

Como surgiu a idéia do site e como ela foi executada inicialmente?

A ideia do site surgiu de forma simples. Eu já ouvia todos os lançamentos do Beatport diariamente, então pensei: “Quanta coisa boa perdida aqui no meio e ninguém está dando valor!”. Isso foi uma constatação natural, que ocorreria com qualquer um que passasse pela experiência de ouvir os releases que são ignorados pelos rankings de vendas. Inicialmente, criei um perfil no Twitter que divulgava os links diretamente, depois, veio a ideia do Tumblr, que permitia arquivar todas essas indicações para consultas por vertente, ordem cronológica, etc. Sem contar que quem já usa o Tumblr também pode seguir o site e receber as indicações diramente na sua timeline.

Qual o feedback recebido de DJs e produtores?

Inicialmente a galera achou duvisoso. Ninguém tinha certeza se seriamos capazes de manter o bom senso e a qualidade necessária. Isso porque ninguém tinha o “feeling” da quantidade (e qualidade) dessas milhares de tracks diárias. Para quem está acostumado com os rankings de vendas, parece estranho existirem muitas outras tracks bacanas para serem ouvidas/tocadas. Depois de impor respeito, o Bestport só cresceu. O projeto já foi elogiado por muitos nomes de peso do mercado, e isso é só o começo.

Quais os próximos passos e o que você espera para o futuro do site?

Eu espero muitos acessos. Isso porque quem descobre o site, tem a mania de guardar “o segredo”. Tem track pra todo mundo! Vamos divulgar massivamente, para fomentar algo novo no mercado, tornar as cases dos DJs mais provocantes, criativas! O Bestport quer ser referência de qualidade, seja do mainstream ou do underground, do baladeiro ou do selo fonográfico.

Obrigado pela entrevista e parabéns pela ótima iniciativa!

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