Notícias

Afinal, de onde surgiu o Dia Mundial do DJ?

Deve ser a pergunta de quase todo mundo. Porque nesse dia? Quem inventou tudo isso?

Sexta-feira no Glo… ÊÊÊÊPAAAAAA!

Aqui a gente tira a sua dúvida. Até mesmo porque era uma dúvida minha também. Nunca tinha parado pra pensar e nem pesquisar sobre isso. Mas hoje, com uma rápida Googlada, nossos amiguês do Dash Berlim conseguiram tirar a pulga detrás da minha orelha.

Pra começar, saibam que este ano se comemora o 13º ano do Dia Mundial do DJ. MEEEEU DEEEUUUSSS! 13º já? E como tão poucas pessoas sabem sobre isso? Bom… Vivemos em um país chamado Brasil… Isso não seria tão facilmente disseminado por aqui…. (Mas se você um Dia Nacional do Sertanejo… Aposto que seria feriado nacional. Hunf!)

World DJ Day (ou “Dia Mundial do DJ”) é comemorado mundialmente desde 2002, todo dia 9 de março de cada ano e se tornou uma data importante no calendário da indústria internacional. A ideia de criar um dia para celebrar a profissão partiu de duas instituições: a World DJ Fund e a Nordoff Robbins Music Therapy (http://www.nordoff-robbins.org.uk/), esta última uma organização inglesa que usa a música para tratamento de adultos e crianças doentes. O World DJ Day agrega vários eventos pelo mundo e muitos em caráter beneficente.

O World DJ Day não é apenas uma data oficial, mas também um importante evento de caridade feito em nome da indústria internacional de clubs. Uma série de organizações de caridade para ajudar crianças movimentam-se nesta data em diversas partes do mundo. Essas ações recolhem fundos de renda que recebem neste dia por DJs, clubs, estações de rádio e gravadoras, enviando parte que for arrecadado a diferentes estabelecimentos de caridade.

Em 2012 a DJ Sound, Intergroove e Mixmag se uniram para comemorar a data em Porto Alegre apoiando o evento do SINDJRS (Sindicato dos DJs do Rio Grande do Sul). Aqui em São Paulo, hoje vai rolar um evento muito bacana no MIS – Museu da Imagem e do Som pra celebrar o Dia Mundial do DJ e as infomações você encontra neste link.

Deixe um comentário