O Cycling ’74 MAX é sem dúvida uma das plataformas mais criativas desenvolvidas atualmente. A ideia é criar dispositivos a partir de objetos, para serem usados no mundo audiovisual. Podemos criar desde ferramentas para Control, Sintetizadores, Efeitos Midi ou Audio, Projetores visuais e muito mais.

O Cycling ’74 Max esta disponível no Ableton Live Suite, de forma gratuita, no que podemos char de Max for live, e podemos usa-lo para a criação de dispositivos dentro do nosso Ableton, ou claro, podemos nos beneficiar dos que já esta criados pelas marcas dedicadas a esse trabalho. Nesse universo, que esta crescendo cada vez e mais, vamos a destacar hoje uma marca que esta fazendo ferramentas muito versáteis e bem legais, que poderemos agregar a nossa biblioteca por um preço não muito elevado.

Estamos falando da marca americana Sonic Faction.

Usando dispositivos propriamente do Ableton, como Efeitos de Audio, Midi e Sintetizadores internos, junto com Max for Live, a marca desarrolha produtos que levam o uso de Ableton a um nível superior, sem dúvida.

Temos onde escolher, pois não são poucos os produtos que Sonic Faction tem disponível na sua Web oficial. ARCHETYPE e o pacote de sintetizadores que a marca oferece. Consiste em um pacote de 8 instrumentos, dos quais um e uma bateria baseada no Drum Rack, que traz um sequenciado muito criativo e voltado a atuação ao vivo, com 64 presets de usuário e Efx que se disparam a traves da Push de uma forma super criativa e direita. Alem disso o pacote oferece 6 Sintetizadores, subtrativos, e uma emulada da famosa Roland Tb-303. Todos esses Sintetizadores podem ser controlados a traves de um sequenciado, dessa vez o sequenciado de Sintetizadores. Parecido com o sequenciado de baterias, porem mais voltado ao uso de instrumentos, com a incorporação de escalas, acordes e duração de nota.

Tenho que reconhecer que fiquei impressionado com o som desses produtos, mais o que melhor deixa vc após ter testado tudo, são os sequenciadores. São muito divertidos, muito criativos, e super voltados a tocar ao vivo com eles. Você precisa ter uma controladora Apc 40, Launchpad ou Push, pois são as controladoras para as que estão desenhadas esses sequenciadores. E soó escolher uma delas, e a controladora entra em um modo “ externo “ onde operamos com ela. Podemos assim ter o modo “ standard “ quando queremos usar Ableton normalmente e o modo para sequenciar minhas bateras o instrumentos.

Alem de tudo isso, o pacote vem com um Whoosh Machine, muito versátil, para fazer esses timbres de Fx para transições, baseado em Noise e tons de Synth.

ARCHETYPE e um pacote sensacional a um preço incrível, vc tem todo isso por 199,00$

Sonic Faction tem mais produtos, para mi o meu favorito e POLYTEK. Um sequenciador que mistura ritmo com melodia e harmonia  em uma matriz de 4 linhas de sequencia ( Low, Low Mid, Mid Hi, Hi ). Swing, Acentos, Shift e diferente métrica em cada uma das 4 linhas, ou o divisões das partes, LF, LMF, HMF, HF, para controlar ja seja o Analog do Ableton ou qualquer sample que queremos colocar da nossa liberaria, com o que as possibilidades são infinitas. Alem disso, podemos passar essa fonte de som para um vocoder ou um filtro multibanda, escolhendo a ruta no menu que temos disponível.

POLYTEK oferece também FX como um Ressonador e Pshysical modeling, que são uma delícia e Lfo’s como fonte de modulação. Podemos guardar ate 64 presets, para usar em atuações ao vivo. Esse dispositivo e um dos meus favoritos hoje no universo Max for live, e custa US$ 49.

Por último, temos o DOPE MATRIX. Se vc e um aventureiro do Sound Design, provavelmente esse seja o seu favorito. Dope Matrix consiste em um pacote modular, baseado no sistema modular Eurorack, que leva um mundo modular ao seu Ableton Live. 3 oscilados, vários modelos de Efx, e um sequenciador, são a escusa perfeita para não passar por alto esse pacote, pelo preço de US$ 39.

Em resumo, Sonic Faction oferece a possibilidade de levar o desempenho do Ableton Live a um nível superior. Caixa de ritmos, Sintetizadores, Sequenciadores e um Sistema modular, com um som tremendo são as armas da marca para que não fiquemos curto na hora de ter o Ableton Live bem equipado.

Para mais informações sobre a marca, acompanhe o site oficial: http://sonicfaction.com