A Ableton foi fundada em 1999 e lançou a primeira versão do Live em 2001. O Live é um software híbrido, em que podemos destacar as funções de Discotecagem e Produção Musical.

O Abelton Live foi desenvolvido para apresentações ao vivo (Live Act), mostrando uma grande versatilidade e diversas funções de edição ganhou espaço entre os mais famosos DAW (Digital Audio Workstation). Podemos dizer que o Live possibilita ao usuário o melhor dos dois mundos sem precisar escolher entre um ou outro. Ele aceita os formatos de plug-ins: VST (Virtual Studio Technology) e AU (Audio Unit). Possui uma interface extremamente intuitiva, diversos instrumentos nativos e efeitos. Seu sistema de Warp tem interação total com sua library de samples particular, ou seja: todos os áudios seguem o Clock do Live tanto em seu projeto como na sua pré escuta. Destaco a User Library que possibilita exportar e importar pistas para diversos projetos diferentes.

djban-emc-ableton-live-9-boxes

Você pode encontrar 3 versões distintas do Ableton Live: Intro, Standart e Suite. Em sua versão Suite (a mais completa) contamos com o Max For Live: ferramenta de desenvolvimento de Plugins. Seu sistema de mapeamento MIDI é muito simples e possui diversos presets dos mais famosos controladores, incluindo controladores desenvolvidos para o Live tais como: APC 40, APC 40 MK2, Launch Pad e Push.

Quem quiser aprender a criar suas próprias músicas com o Ableton Live, pode realizar sua matrícula no Curso de Produção Musical da DJBan.

Na Ban TV o professor Rene Castanho apresenta um programa dando diversas dicas sobre o Ableton Live. Confira toda terça e quinta-feira às 19h o Live Tips!