Via: MixDynamix.com

Saber discotcar é uma coisa, agora abrir a pista para o headliner da noite é outra… TOTALMENTE DIFERENTE!

Em um mundo onde muitos se dizem ser DJ sem ao menos saber ações básicas, é cada dia mais importante se destacar nos decks já que a competição está cada vez mais feroz. Há sempre algo para atualizar, melhorar ou aperfeiçoar em termos de habilidade, construção de playlist, técnicas de mixagem (como melhor equalização sem choques de frequências ou scratch, por exemplo), etc. A gente sempre ouve dos DJs a seguinte frase: “Meu set foi muito bacana em muitos aspectos, mas eu poderia ter feito ‘isso’ ou ‘aquilo’ diferente”.

E isso tudo não vale nada se o cara que tocou antes de você deixou a pista naquele clima esquisito, por isso é importante saber como atuar como um DJ de warm up. E aqui vão 7 dicas valiosas para se manter no topo para suas próximas apresentações:

1. Conheça bem o seu papel

giphy-2

Às vezes é difícil ter que aceitar que você é apenas o DJ do warm up, e a maioria das pessoas não percebem a grande chance que receberam quando lhes é oferecida essa gig. O DJ de warm up tem o poder de criar no começo da noite aquele clima bacana que poderá (e deverá) se manter pelo resto dela! A balada só começa de verdade com aquele DJ que sabe acertar o tom de bom pra melhor e dali pra cima.

2. Não tente roubar o show

giphy

Ou, mais especificamente, não tente exagerar e chamar a atenção das pessoas mais do que você deveria (ou poderia). Ninguém quer ouvir às 23h as músicas que deveriam tocar apenas duas horas depois. Com certeza você aparecerá muito mais se você deixar a galera no ponto certo até entrar o próximo artista. E pode ter certeza que o público se lembrará disso. E também é um desrespeito com o headliner (atração principal da festa) aumentar mais as expectativas do público além do que se deveria e além do que o headliner em si preparou.

3. Sinta o público

giphy-3

Apenas siga o fluxo. Fazer um warm up não significa que você tem que começar seu set tocando Enya. Se a galera na sua frente está pronta pra começar a balada você pode aumentar um pouco o ritmo das coisas mas você precisa aprender a ficar em um meio termo que não invada o desempenho do próximo DJ.

4. Não toque nenhuma música do headliner (obviamente)

Pode parecer óbvio para alguns, mas para outros é uma forma de homenagear o headliner da noite. SE LIGA! É necessário apenas uma música pra deixar o cara desconfortável por toda apresentação dele.

5. Não desanime

giphy-10

Essa pode parecer a dica mais sem noção da lista, mas quando você tem a chance de abrir a noite para outro artista e a pista ficar vazia durante boa parte do seu set, geralmente você se desanima. Mas seja SEMPRE profissional, pois você nunca estará sozinho em um club. Nunca se sabe se aquele membro do staff que está de olho na sua performance é um dono de club, e ele pode curtir o seu set.

6. Esteja preparado

giphy-8

Assim como a maioria das coisas da vida em que você quer ter sucesso, até em um warm up você precisa de preparação. Reserve um bom tempo pra pesquisar sobre o headliner para quem você vai abrir e tente construir seu set como um alterego dele para fazer a transição entre vocês dois de forma suave.

7. Explore

giphy-61

Se você tem a oportunidade de abrir a noite para um headliner você também terá a chance de explorar áreas musicais que, geralmente, o artista principal não tem. É aí que você mostra se realmente é apaixonado pelo que faz porque se você se dedica a sua música, compartilhá-la com a galera como uma experiência será divertido e quem estiver na pista te ouvindo com certeza vai dizer isso pra você.

Deixe um comentário