Notícias

2º Mês da Música Eletrônica: 5 documentários gringos essenciais sobre a cena eletrônica

Nós já estamos vivendo em meio a cultura da música eletrônica por mais de 30 anos, mas por mais que a cena tenha evoluído (e muito) alguns aspectos sobre as festas e a música em si ainda permanecem intactas.

Infelizmente ainda não inventaram uma máquina do tempo que possa nos transportar praquela época e nos fazer vivenciar tudo o que aconteceu, mas a gente encontrou uma lista com alguns documentários essenciais para você, amante da música eletrônica, poder entender o que é e de onde veio tudo o que nós consumimos hoje. Esses documentários mostram alguns fatos sobre DJs e produtores musicais que moldaram e transformaram a música eletrônica no que ela é hoje. Dos Estados Unidos até a Europa, você vai fazer uma viagem emocionante mostrando como cada local (como Detroit, Chicago, Las Vegas, Londres e Berlim) tem um papel fundamental na história da música eletrônica.

Então pode desmarcar todos os seus compromissos da agenda, preparar a pipoca e se preparar pra ficar com a bunda quadrada de tanta coisa boa que tem pra assistir!

Pump Up the Volume: The History of House Music
Lançamento: 2001
Estrelando: Frankie Knuckles, Ron Hardy, Marshall Jefferson

Esse documentário retrata a ascenção da House Music nos Estados Unidos e no Reino Unido quando os DJs de House deram seu star depois da decadência da cena Disco. Conta com entrevistas feitas com os maiores DJs de Chicago, como Marshall Jefferson, Jamie Principles e Frankie Knuckles; até os bam-bam-bans do Reino Unido, tais como A Guy Called Gerald, Pete Tong, Paul Oakenfold e Carl Cox; que contam como eles criaram suas músicas e como elas saíram do vinil para os sound systems dos clubs locais.

 

High-Tech Soul
Lançamento: 2006
Estrelando: Derrick May, Kevin Saunderson, Juan Atkins, Richie Hawtin, Jeff Mills

Pump Up the Volume está para a House Music, assim como High-Tech Soul está para o Techno. Ilustra a luta de Detroit como cidade e como a magia de suas ruas deram vida ao Techno. Uma visão franca e honesta das condições que acabaram por definir Detoit, seu povo e a música que vive lá.

 

Paris is Burning
Lançamento: 1991
Estrelando: Dorian Corey, Pepper LaBeija

Jennie Livingston criou um documentário que retrata a vida dos marginalizados da sociedade de Nova York: os gays e travestis do Harlem. Ele lança um olhar sobre as diferentes “casas” (grupos), que vão competir em um concurso de beleza em diferentes categorias – mais fino, mais sedutor – o que seria um dos poucos destaques em suas vidas. São os ensaios e atribulações de um povo que estava a procura de uma plataforma para expressar-se em meio a suas situações de pobreza. Embora não seja necessariamente sobre música eletrônica, Paris is Burning fornece insights sobre uma porção da vida noturna de Nova York nos anos 80, preparando o palco para clubes famosos como Paradise Garage e outros que promoveram a liberdade de expressão e identidade.

 

Richie Hawtin: Slices Feature
Lançamento: 2011
Estrelando: Richie Hawtin

Um dos personagens pioneiros e mais inovadores da segunda onda do Techno de Detroit, Richie Hawtin é uma figura fascinante e que adota diversas facetas. Famoso pelas suas músicas, pelas festas em Detroit e pelo conceito Plastikman, Hawtin e alguém que você precisa conhecer na cena eletrônica. O documentário dá um olhar mais profundo em sua vida e trabalho para mostrar o gênio por detrás da loucura.

 

Under the Electric Sky
Lnçamento: 2014
Estrelando: diversos artistas

A produtora de eventos Insomniac levou a experiência do Electric Daisy Carnival para outro patamar com o documentário Under the Electric Sky, uma aventura imersiva e em 3D do que realmente se passa nos bastidores de um dos maiores festivais de música eletrônica dos Estados Unidos. Com intervenções de alguns dos DJs mais bem sucedidos do mundo e seus fãs, o documentário mostra o que move mais de 300 mil pessoas de todo o mundo a comparecer Las Vegas Motor Speedway e presenciar um dos melhores momentos de suas vidas. Há uma visão de dentro sobre o que é preciso para se realizar um evento deste porte, com entrevistas cedidas pelo proprietário da Insomniac, Pasquale Rotella. Uma câmera segue Rotella e sua equipe enquanto ele toma algumas decisões acerca do que será feito para melhorar o festival, garantindo aos frequentadores uma experiência musical única. Há uma série de razões pelas quais EDC Las Vegas é uma referência para todos os festivais de qualquer gênero musical, e Under the Sky elétrico explica o porquê.

Deixe um comentário